Roine Stolt: Entrevista exclusiva para o Brasil no 80 Minutos
Por André Luiz Paiz
Fonte: 80 Minutos
Postado em 22 de abril de 2018
Roine Stolt é um músico muito conhecido e respeitado na cena do Rock Progressivo. Integrante de grupos famosos como: Transatlantic, The Flower Kings e Kaipa. Recentemente está à frente de dois projetos extremamente interessantes. O primeiro deles é Anderson/Stolt, que já lançou um álbum de estreia e conta com a participação de Jon Anderson, do Yes. Segundo, mais recente, The Sea Within, que conta com músicos de altíssimo nível, como: Daniel Gildenlöw e Marco Minnemann.
Roine dedicou um pouco do seu tempo para conversar conosco e aliviar um pouco da ansiedade e curiosidade que estamos sentindo em relação aos seus projetos que virão. Confira mais uma entrevista exclusiva para o site do 80 Minutos.
1. Olá Roine! Meu nome é André e falo em nome do 80 Minutos, um site colaborativo brasileiro criado para as pessoas que gostam de avaliar os seus álbuns favoritos.
Olá!
2. Recentemente foi divulgado que você agora faz parte de um supergrupo chamado The Sea Within. Você pode nos falar um pouco sobre ele?
The Sea Within é o que nós preferimos chamar de "coletivo musical". Um conjunto de músicos para compôr e gravar algumas canções, além de executá-las ao vivo.
Eu estarei nas guitarras, com Marco Minnemann na bateria, Jonas Reingold no baixo, Tom Brislin no piano e sintetizadores, Daniel Gildenlow nos vocais e guitarras, e Casey McPherson também nos vocais. Além disso, teremos também algumas participações: Jon Anderson nos vocais, Jordan Rudess no Grand Piano e Rob Townsend da Steve Hackett Band no saxofone.
3. Hoje em dia é bem comum a criação de projetos em que grandes artistas se reúnem para a formação de novas bandas, conceito também conhecido como supergrupo. Como você também já participou de alguns como o Transatlantic, é mais fácil ou mais difícil trabalhar com músicos que já possuem carreiras de sucesso? É complicado aplicar a democracia que uma banda exige em situações deste tipo?
Nós não estamos considerando muito este conceito de "supergrupo" com o The Sea Within. Sim, em alguns momentos pode ser difícil gerenciar diversas pessoas criativas e já conhecidas neste meio. Várias ideias precisam passar pela aprovação de diversas pessoas. E sim, obviamente nós somos um pouco "divas"... todos nós! (risos)
4. Eu gostaria de elogiar o seu álbum do projeto Anderson/Stolt, que é um trabalho fantástico. É algo notável que você se mantém criativo e ainda inspirado a compôr sólidos álbuns. O que lhe mantém motivado a seguir criando música?
Bem, compôr, tocar e gravar é o que eu faço, como meio de vida e por diversão. Eu gosto do que faço. Trabalhar neste álbum com Jon foi extremamente prazeroso e interessante. O processo durou cerca de um ano, desde o momento em que Jon me enviou suas primeiras ideias de melodias vocais até o ponto em que eu as combinei com as composições e arranjos. Enquanto as coisas iam tomando forma, nós seguimos compartilhando ideias em ambas as direções.
5. Ainda sobre Anderson/Stolt, vocês já estão preparando um segundo trabalho? Como está indo?
Sim. Nós já começamos a trabalhar no segundo álbum. Nos estamos trabalhando em várias músicas e isso levará um certo tempo, pois Jon também está trabalhando em novas músicas com ARW (Anderson, Rabin, Wakeman) para dois novos álbuns, ao vivo e em estúdio. Mas, nós trabalharemos nos intervalos, sem pressa, talvez para lançar em 2019.
O restante do material está disponível na página do 80 Minutos.
Confira através do link:
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=8
O site do 80 Minutos é um banco de dados gratuito dedicado à avaliação de álbuns, através de notas ou resenhas. Participe e deixe a sua opinião.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
A pior música do melhor disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence; "Péssima"
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
A história do último encontro entre Raul Seixas e Paulo Coelho, eternizado em foto emblemática
O apelido que David Gilmour odeia ser chamado - e Roger Waters chama
O guitarrista de famosa banda de rock que é casado há dez anos com atriz Cameron Diaz


Motorhead: 10 das frases mais marcantes de Lemmy Kilmister
Metal contra o câncer: festival aceita "cabelo" como ingresso
Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal
Lista: 18 bandas de rock e metal que nunca mudaram sua formação
Público pequeno, guitarra desafinada e "cano" do baixista marcaram primeiro show do Sepultura
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



