Jeff Scott Soto: entrevista exclusiva para o Brasil
Por Mário Pescada
Fonte: 80 Minutos
Postado em 02 de abril de 2018
O site 80 Minutos conduziu uma entrevista exclusiva com Jeff Scott Soto, que, entre tantas outras bandas, já participou do AXEL RUDI PELL, JOURNEY, SOTO, TALISMAN, W.E.T. e YNGWIE MALMSTEEN e atualmente está a pleno vapor no SONS OF APOLLO, banda que desembarca no Brasil para uma série de shows em abril.
Jeff Scott Soto - Mais Novidades
Confira trechos da entrevista conduzida por André Luiz Paiz.
ALP: Olá Jeff, obrigado por conceder esta entrevista ao 80 Minutos. Então, você e os caras do SONS OF APOLLO estão vindo para a América do Sul para promover o marcante "Psychotic Symphony". Está empolgado?
JSS: Meu lugar favorito para turnês é a América do Sul. Estou muito além de empolgado!
ALP: Eu recentemente escrevi uma resenha sobre "Psychotic Symphony", que achei um álbum surpreendente. Sabemos que você participou de vários projetos até agora, alguns deles mais hard rock, outros mais leves e outros puramente heavy metal. Como foi para você enfrentar um novo desafio agora no metal progressivo?
JSS: Para mim, cada álbum, seja o meu gênero natural ou algo mais distante do meu elemento principal, é um desafio e deve ser bom ou diferente o suficiente dos outros cem álbuns que cantei até agora. É importante manter as coisas interessantes, especialmente para mim, porque quando fico entediado, começo a procurar por coisas novas para fazer ... mas agora, neste exato momento, não estou nem um pouco entediado!
ALP: Na resenha que escrevi, fiz algumas considerações e as trouxe para lhe mostrar e ver se você compartilha da mesma opinião. Lá vai: a. Eu não sabia o quanto Bumblefoot é bom; b. Jeff Scott Soto pode cantar qualquer coisa; c. Billy Sheeran é fenomenal em qualquer estilo; d. Mike Portnoy está em fase altamente criativa e tocando melhor do que nunca; e. Derek trouxe uma atmosfera inovadora para uma banda do gênero/estilo. Você concorda? Esqueci de algo?
JSS: Você detonou! Uma coisa que eu gostaria de acrescentar, é que nós transcendemos os ideais de ser apenas uma banda Prog. Nós somos uma banda de hard rock com elementos Prog, Metal e Classic Rock. Isso para mim completa em definitivo o que você destacou.
ALP: Eu também disse que acredito que vocês tem grandes chances de produzir um clássico. Eu sei que neste momento vocês estão promovendo o primeiro, mas já chegaram a conversar sobre a possibilidade de fazer um segundo álbum?
JSS: Absolutamente! O que temos aqui não é um projeto. Esta é uma banda de verdade em todos os sentidos. Já planejamos começar a escrever depois da turnê para retornar ao estúdio em 2019.
ALP: Jeff, sobre sua carreira solo, você recentemente lançou um ótimo álbum chamado "Retribution". Eu noto que você gosta de explorar um lado mais melódico do tipo AOR e Hard Rock em seu material solo. É este o estilo musical que você mais gosta?
JSS: Eu tenho um relacionamento com a Frontiers Records para produzir este estilo de música, já que é o núcleo do que sempre fiz com eles. Eles não estão interessados nos outros estilos, gêneros ou aspectos da minha carreira, e é por isso que o meu lado melódico é lançado exclusivamente ali. Os álbuns que eu faço com a Frontiers personificam o meu lado Hard Rock/Melódico.
ALP: Esta é uma pergunta que preciso fazer. Eu tenho um DVD seu chamado "Live At The Queen Convention 2003". Esse show foi tão incrível, tão cheio de energia. Quanto o fantástico FREDDIE MERCURY lhe inspirou a ser o vocalista que você é?
JSS: Freddie foi e ainda é o melhor. Fim da história! Nenhum outro cantor do planeta pôde cobrir o amplo espectro da música em sua totalidade ... ele abordou o jazz, o rock, a disco, o pop, a ópera, o blues, o novo, o nostálgico ... você define um estilo, ele fez, e você acreditou em CADA nota e em CADA palavra. Eu uso isso como a minha maior inspiração, sempre procurando me aprimorar, expandir meus horizontes, explorar as coisas que me fazem fugir do que se espera de mim.
O restante dessa entrevista exclusiva está no site do 80 Minutos no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Nazareth: um elogio à pertinácia
O momento que melhor representa o Scorpions na história, segundo Rudolf Schenker
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
O cantor que para Bruce Dickinson poderia superar qualquer vocalista de Metal
Ian Astbury, do The Cult, cita nominalmente times do Brasil e fala da paixão pelo futebol
Rodolfo deu entrevistas e falou sobre planos do Raimundos no mesmo dia que deixou o grupo

Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
Jeff Scott Soto diz que Ellefson e Mustaine são o Joe Perry e o Steven Tyler do Megadeth
A música de Yngwie Malmsteen que Jeff Scott Soto teve medo de mostrar à família
Os problemas que Jeff Scott Soto teve ao participar da banda de Yngwie Malmsteen
Yngwie Malmsteen: por que Mark Boals dubla Jeff Scott Soto em clipes dos anos 80 e 90



