Rafael Bittencourt: A Espada do Artista - A Musicalidade para todos
Por Thiago Rahal Mauro
Fonte: TRM Press
Postado em 02 de julho de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O guitarrista e vocalista Rafael Bittencourt acaba de lançar um curso online ministrado por ele mesmo onde ele mostra o seu lado compositor ajudou na formação da banda Angra e sua carreira como músico reconhecido em todo o planeta. O curso pretende apontar caminhos para a apreciação musical e o desenvolvimento da musicalidade para músicos e amantes de música.
Rafael Bittencourt - Mais Novidades
"A musicalidade começa na audição; nem todas as pessoas musicais são músicos e nem todos os músicos são musicais", explica o artista. Rafael compara A Espada do Artista com um curso de apreciação de vinho, "você pode gostar de vinho, mas um especialista pode te ajudar a aumentar aquele prazer", complementou o guitarrista.
As vagas são limitadass e você pode consultar no site:
www.aespadadoartista.com.br.
Em entrevista ao jornalista da TRM Press, Thiago Rahal Mauro, o guitarrista Rafael Bittencourt conta detalhes sobre o objetivo do curso e como surgiu essa ideia de expandir a musicalidade em todos os brasileiros.
TRM Press: Qual o objetivo do curso?
Rafael Bittencourt: O objetivo é o aprimoramento da capacidade de se expressar através da música e despertar no público uma visão artística sobre a realidade, que é algo fundamental para o sucesso de um artista e muito útil para qualquer pessoa amante de arte.
TRM Press: A que público se destina o curso?
Rafael Bittencourt: Amantes de música em geral, sejam músicos ou apenas apreciadores. A musicalidade começa quando escutamos música. A relação com a música começa antes de aprendermos a tocar um instrumento. A atenção aos elementos pode ser mais racional ou intuitiva e não depende do instrumento. Muitos músicos quando começam a aprender os elementos, técnicas e teorias tendem a romper com a audição pura, cinestésica, e isso cria uma barreira para que ele expresse sua essência. E para os amantes de música que não tocam um instrumento "A Espada do Artista" funciona como um curso e apreciação de vinho. Você pode gostar de vinho, mas um especialista pode te ajudar a extrair ainda mais prazer daquele momento.
TRM Press: Explique o título A Espada do Artista – A Musicalidade para Todos
Rafael Bittencourt: A Espada é um instrumento de conquistas. Uma metáfora para os recursos que nos defendem, atacam e trazem vitórias. O curso propõe trazer estes recursos para o público que se afina com o pensamento artístico e tem interesse em aprimorar esta capacidade em todas as áreas da vida. Os termos composição musical e musicalidade estão intimamente ligados. A musicalidade é a capacidade de se expressar através da música e a composição é o exercício que documenta esta habilidade. Um não vive sem o outro. Vejo muitos músicos perdidos hoje em dia em padrões automáticos copiados que não revelam sua real identidade. Há pouca profundidade na arte atual. Isto é triste. O aprendizado musical é também uma viagem de auto-conhecimento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Felipe Andreoli sobre Angra: "Eu teria colocado o Alírio Netto 13 anos atrás"
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
Você achou caro o VIP do Rush? Então veja como é o do Metallica no Sphere
O genial significado dos primeiros versos de "Lanterna dos Afogados" dos Paralamas
Pantera: "odiei gravar Cowboys From Hell", diz Phil Anselmo
Quando Renato Russo percebeu que passou dos limites e que estava com inveja daquela banda



O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Rafael Bittencourt e Gastão Moreira discutem sobre o cenário atual do rock no Brasil
Edu Falaschi e Rafael Bittencourt surgem juntos em novo vídeo e marcam data do Amplifica
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Rafael Bittencourt se sentiu traído e cancelado após saída de Edu Falaschi



