Ratazana Fest (Bar do Pop, Amapá, 29/09/2018)
Por Bruno Blackened
Postado em 08 de outubro de 2018
Noite de sábado com muita cerveja gelada e Thrash Metal. Assim foi o Ratazana Fest, realizado pela Rataria Produções em parceria com o Cerimonial Fest e Bar do Pop. O evento iniciou aproximademete às 20:15, no Bar do Pop, conhecido por sediar eventos de Rock e Heavy Metal e ser um ponto de encontro entre amigos e fãs de música pesada, promovendo e perpetuando a cena banguer local.
A DEPOIS DE TUDO foi a banda de abertura do evento. Composta por Railson Rodrigues (vocal), Felipe Rogrigues (guitarra), Betow Reis (baixo) e Lukas Matheus (bateria), apresentou meia hora de Thrashcore pancadaria e veloz, com músicas que duravam aproximadamente 1:30min. A performance foi agitada e energética, com destaque para o guitarrista Felipe, que pulava, deitava no chão e ia para o meio do ainda pequeno público, deixando sua guitarra estirada.
Depois de uma pausa, veio a ALIENOFILIA (substituindo a RESTOS DE FETOS). Esqueça o vocal (Wander Pimentel e Jeff Gama): o que importa aqui é o som, que é bem rápido (com músicas que duram aproximadamente 1min), mas tem momentos cadenciados. Apesar disso, a interação do grupo com a plateia é forte. Completado por Felipe dos Santos (bateria), Vitor Cid (guitarra) e Leônidas Monteiro (baixo).
Sobre a apresentação da CARNNYVALLE, posso destacar, logo de cara, a atitude preocupada do vocalista Breno Sardhom com a atual cenário político do Brasil. Conhecido dos metalheads, além de brincar com o público, alerta para que, na eleição que se aproxima, os banguers votem conscientes de que o candidato seja alguém que tenha boas propostas para o país. Tocando seu Thrash Metal rápido e empolgante, os banguers não deixaram de "moshar" nas composições autorais e nos covers Alisson Hell (ANNIHILATOR) e Into the Pit (TESTAMENT), mesmo com o espaço apertado.
Lá pelas 23:07h, o headliner MENTE SUICIDA, do Pará, entrou em ação, despejando sua torrente Thrash bangueante. O grupo já é veterano e realizou diversas apresentações em Macapá. O nível etílico de parte da galera, já alto, atrapalhou a performace do grupo, com moshes em cima do espaço destinado aos músicos e vocalistas de outras bandas pegando o microfone para cantar. Mesmo assim, o trio conseguiu terminar seu show. Formada por Jaydson Santos (guitarra e vocal), Rodolfo Barbosa (bate-
ria) e Marcos Silva (baixo).
No geral, as bandas fizeram ótimas apresentações: músicos performáticos e habilidosos, com sets numerosos (alguns totalmente autorais, outros alternando entre autorais e covers). Mesmo com o cansaço que vinha após muitas músicas, as bandas deram cada gota de energia em favor dos shows, tudo para manter os metalheads entretidos. Ao final, Tico Souza, dono da Rataria Produções, agradeceu aos bangers e parceiros pelo sucesso do Ratazana Fest.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
Adeus Megadeth! Último disco será lançado no Brasil em janeiro de 2026
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
O hit da Legião Urbana que técnicos de som da Abbey Road acharam igual aos Beatles
Eloy Casagrande é um "Mestre Jedi da bateria", afirma guitarrista do Slipknot
O Rockstar extremamente famoso que nunca gostou do Led Zeppelin


Mustaine, do Megadeth, "perdeu a credibilidade" e voltou a se drogar por conta de "Risk"
Confira resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Ramones - Perguntas e respostas e curiosidades
Metal Moderno: 5 bandas aptas a se tornarem clássicas
Steve Vai: não quis ficar com Ozzy pra não ter que tocar Paranoid toda noite



