Dream Theater: Petrucci comenta gravações do novo (e pesado) álbum
Por Kako Sales
Fonte: Rolling Stone
Postado em 24 de dezembro de 2018
John Petrucci detalhou o processo de composição e gravação do décimo quarto álbum dos veteranos do Prog Metal, Distance Over Time, em entrevista para a Rolling Stone. Leia um pequeno trecho abaixo.
Dream Theater - Mais Novidades
Rolling Stone: O que levou à sonoridade mais pesada e a uma abordagem mais sucinta na composição desse álbum?
John Petrucci: Muito disso deve-se ao fato de que queríamos uma abordagem mais orgânica no processo, e queríamos criar uma situação onde você tem todos os instrumentos ressoando juntos como num tipo de sala de ensaio. E acho que quando você faz isso, a coisa acaba tendendo à criação de uma música mais pesada. Porque você tem o amp da guitarra topado, e aí o Mike (Mangini) ouve o amp do outro lado da sala e responde àquilo em sua maneira de tocar, e aí outro cara da banda ouve o que Mike tá tocando e também responde em sua forma de tocar. Todo mundo interage com o outro musicalmente. E isso torna o álbum musicalmente ainda mais poderoso. Ao mesmo tempo, também sabemos que queríamos fazer um álbum mais curto, com músicas mais concisas. Não queríamos fazer um álbum com apenas três músicas. Queríamos várias. Então mantivemos tudo de forma bastante precisa e focada.
RS: A sonoridade desse álbum é, de alguma forma, uma reação à extensão de The Astonishing?
JP: Não sei se é bem uma reação. Quer dizer, The Astonishing com certeza foi diferente desse. Foi uma imensa peça conceitual que englobou duas horas e meia de música e demorou três anos entre escrever a história e compor as músicas. A gravação teve uma orquestra inteira e um coral e, tipo, 570 trilhas. E foi composto por Jordan (Rudess) e eu em um local privado, sentados com apenas um piano e uma guitarra, totalmente oposto ao que eu acabei de descrever, que é ter a banda junta em uma sala topando nossos instrumentos. Mas dizer que foi uma reação, eu não diria que isso é totalmente preciso. Foi mais tipo, "Ok, fizemos o que queríamos. Agora vamos fazer algo diferente".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A conversa franca de Bruce Dickinson com Rod Smallwood antes do teste para o Iron Maiden
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
James LaBrie conta como Mike Mangini reagiu à demissão no Dream Theater
A estratégia de Nando Reis copiada do Pearl Jam para parecer mais ativo
"Don't Break the Oath", 40 anos de um clássico do black metal

"A gente se virou bem sem ele": Jordan Rudess comenta Mike Portnoy no Dream Theater
Mike Portnoy toca a clássica "As I Am" em vídeo divulgado pela Drumeo
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
Dream Theater não se importa só com técnica, garante Jordan Rudess
Dream Theater vai desacelerar antes de trabalhar em novo álbum, afirma Mike Portnoy
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O álbum "agradável" considerado o pior do Dream Theater, segundo o Loudwire
Cinco álbuns dos anos 2000 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez
A música pesada e direta do Dream Theater que é "curta" e acabou virando "hit"



