Capitão Nemo: EP com direção artística de Rick Bonadio
Por Rafael Bitencourt
Postado em 31 de janeiro de 2019
Com direção artística de Rick Bonadio e produzido pela Midas Music, "Não Nasci Para Ser o Mesmo", EP da banda piracicabana CAPITÃO NEMO, foi lançado nessa quinta-feira, 24/01, em todas as plataformas digitais. O material, que reúne quatro composições autorais, pode ser acessado, gratuitamente, por meio da página oficial do grupo no Spotify.
O EP foi produzido entre os meses de fevereiro e outubro de 2018, na sede da Midas Music, em São Paulo, com produção encabeçada por Giu Daga. As quatro canções presentes no material são: "Ser o Mesmo", "Aqui Se Faz, Aqui se Paga", "Carta" e "Princípio, Meio e Fim".
"Ser o Mesmo" transita por temas existenciais, embalados por uma levada groovie, caracterizada por um bom riff e um sagaz flerte com o rap, num recheado cartão de visitas com pouco mais de dois minutos. Com tom crítico à conduta humana, "Aqui Se Faz, Aqui se Paga" apresenta uma fusão de rock, blues e funk, adornada por elementos eletrônicos, um recurso que já se fazia presente na faixa anterior.
A balada "Carta" evidencia um dos pontos-fortes da CAPITÃO NEMO: a interpretação carismática e o longo alcance do vocalista Bruno Razera, somada a um ótimo trabalho de guitarras e uma cozinha bastante precisa. A intimista "Princípio, Meio e Fim", no sempre agradável formato voz e violão, é um aceno àqueles que apreciam ouvir boa música a dois (que tal numa praia?). Um material que mostra que a CAPITÃO NEMO pode alçar vôos cada vez mais altos em um cenário mainstream cada vez mais carente de boas bandas de rock e pop rock.
"As canções têm uma pegada setentista, com pitadas de blues, o que atualmente tem sido trazido à tona por bandas como GRETA VAN FLEET, WELSHLY ARMS e RIVAL SONS, com a mesma força que o LED ZEPPELIN tinha nos anos 70, porém, com a inclusão de elementos eletrônicos. Então, é uma sonoridade que mescla bastante o rock clássico com a contemporaneidade, sem deixar de lado, por exemplo, momentos mais intimistas", explica Bruno Razera, vocalista da banda, que conta ainda com Denis Floriano e Matheus Fagionato (guitarras), Caio Mendes (baixo) e Otávio Bacchin (bateria).
CAPITÃO NEMO E RICK BONADIO – A parceria dos músicos piracicabanos com a Midas Music e com Rick Bonadio começou após o lançamento do álbum Bon Voyage, em 2017. "O pessoal ouviu o material e todos gostaram bastante da forma como pensamos e do nosso senso criativo", afirma Bruno.
"O Giu Daga tem um trabalho bastante conceituado e sabíamos que ele entenderia a forma como gostaríamos de nos expressarmos. Trabalhamos, ao longo de todo o processo, com grandes profissionais como o Giu, o Digão e o Koala (vocalista e guitarrista do HATEEN), pessoas que auxiliaram muito no processo de composição e também na forma como organizamos nossas ideias", diz Razera.
O diretor artístico do EP e produtor musical Rick Bonadio, conhecido no cenário por ter trabalhado com grandes nomes como CHARLIE BROWN JR, FRESNO e NX ZERO, e por ter sido jurado das versões brasileiras de programas de TV como Ídolos e X Factor, elogiou a sonoridade da banda.
"Hoje, no mercado, a gente está esperando uma banda de rock nova, que seja legal. E não adianta só fazer rock, tem que fazer músicas boas também. E tenho certeza que o CAPITÃO NEMO é uma banda que vocês vão curtir. São caras muito talentosos, que trazem algo de diferente para o rock. É uma banda que eu tenho certeza que vai agradar muito pelo repertório, tem músicas muito legais e um vocalista que tem uma voz muito boa", opina Bonadio.
PRÓXIMOS PASSOS – Os músicos da CAPITÃO NEMO trabalham agora na definição da agenda de shows, com o objetivo de difundir cada vez mais seu trabalho. "Queremos tocar as pessoas, ao abordar uma diversidade temática muito grande, que vai de política a amor, passando por questões como caráter e divagações sobre a vida. É possível falar de tudo isso de forma simples e, assim, unir as pessoas", completa Bruno Razera.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O apelido irônico que Cazuza recebeu após constante ajuda de Djavan na vida noturna
Fama de chato de Udo Dirkschneider se justifica? Brasileiro que toca na banda esclarece
O músico que, para John Lennon, começou tudo o que conhecemos; "Antes dele não havia nada"


David Coverdale e a palavra "Love" - Parte I
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa
Tiozão com bandana do Sepultura é o que impede rock de furar bolha, diz produtora
Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)



