Rammstein: fã publica explicação para o polêmico novo clipe da banda
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter
Postado em 31 de março de 2019
Uma fã identificada no Twitter como Vívian - @stupidkid - publicou uma explicação sobre "Deutschland", novo clipe e música do Rammstein. Graças a um teaser divulgado antes do vídeo completo ir para o ar, a banda foi acusada de banalizar o Holocausto ao mostrar os músicos vestidos como prisioneiros em um campo de concentração e enforcados.
Felix Klein, da comissão de antissemitismo do governo da Alemanha, afirmou ao jornal "Bild" que a banda "cruzou uma linha vermelha" ao fazer "uma exploração insípida da liberdade artística". A líder de um grupo judeu Charlotte Knobloch disse, por sua vez, que "é irresponsável instrumentalizar e tratar o Holocausto como algo trivial".
Em um texto de duas laudas, a internauta @stupidkid explica o sentido por trás da letra e alguns fatos relacionados ao clipe. É esclarecido, por exemplo, que a composição ironiza o discurso supremacista que a Alemanha já pregou em outros momentos da história e que o vídeo não cita apenas o regime nazista, como, também, outros fatos anteriores e posteriores ao governo de Adolf Hitler.
"Por começar, a letra: pelo que se pode observar, é um discurso de total glorificação, exaltação da Alemanha. Dando um ar de superioridade, um tanto arrogante, a letra tenta passar a 'supremacia' da Alemanha perante as outras culturas, países [...] Em contrapartida, no clipe se vê muita desgraça. Guerra, acidente, morte. O que totalmente contrasta com a letra, formando assim a concepção que a banda quis passar: IRONIA", diz um trecho da explicação da fã.
Veja, na íntegra:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps