Grand Funk Railroad: quando a banda superou o Led Zeppelin - e foi boicotada

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Eddie Trunk / Ultimate Guitar
Enviar Correções  

O vocalista e guitarrista da formação clássica do Grand Funk Railroad, Mark Farner, relembrou, em entrevista a Eddie Trunk transcrita pelo Ultimate Guitar, sobre a lendária turnê que sua antiga banda fez abrindo para o Led Zeppelin em 1969. A excursão é lembrada pelo fato do empresário do Led, Peter Grant, ter desligado a energia elétrica de uma apresentação do Grand Funk por considerar que o grupo estava se saindo melhor que os seus contratados.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Começamos em Cleveland e tivemos uma boa resposta do público. Então, tocamos em Detroit, perto de nossa cidade natal. Era um show grande, com umas 15 mil pessoas, e estávamos tendo um bom retorno. Então, nós estávamos preparados para tocar 'Inside Looking Out' e eles perceberam que o lugar estava prestes a desmoronar com a boa reação. Peter Grant disse ao nosso empresário: 'pare a banda ou eu desligo a eletricidade'", relembrou Mark Farner.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No fim das contas, o empresário não quis parar o show do Grand Funk Railroad. "Desligaram a energia, então, só dava para ouvir a bateria. Eu olhei e (o empresário do Grand Funk) Terry veio com um microfone em mãos para dizer: 'devido a uma obrigação contratual, o Grand Funk precisará deixar o palco'. Você não imagina o tanto de garrafas de vinho e uísque que foram atiradas no palco...", afirmou o cantor e guitarrista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao ser perguntado se, de fato, Peter Grant interrompeu o show por achar que o Grand Funk Railroad era "bom demais", Mark Farner respondeu que sim. "Estávamos roubando a cena. Eles tocaram uma hora e meia depois. Esperaram muito. Eu vi o show, vi Jimmy (Page, guitarrista do Led Zeppelin) mandando ver. Eles fizeram um bom show, mas foi uma pena que todas as pessoas não estivessem por lá para apreciar", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por fim, Farner disse que nunca falou com os caras do Led Zeppelin sobre o incidente. "Foi o fim de tudo. Eles foram mantidos longe de nós e vice-versa", concluiu.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os temposTime Magazine
Os 100 maiores álbuns de todos os tempos

Queen: as 10 melhores músicas da banda segundo a UCRQueen
As 10 melhores músicas da banda segundo a UCR


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 Goo336 Goo336