Chris Cornell: "O que vai acontecer se não soar como o Soundgarden?"
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 30 de abril de 2019
O jornalista Warren Huart, do programa Produce Like A Pro, entrevistou o produtor Michael Beinhorn, responsável por trabalhos com o RED HOT CHILI PEPPERS, HOLE, SOUNDGARDEN e várias outras bandas.
Beinhorn produziu o 4º disco do SOUNDGARDEN, "Superunknown" (1994), e falou como os BEATLES tiveram uma grande influência não apenas no SOUNDGARDEN, mas em um dos maiores sucessos da banda, a canção "Black Hole Sun" (lançada neste disco). Infelizmente, Cornell temia que compor músicas com influência dos BEATLES pudesse prejudicar a carreira do SOUNDGARDEN.
Seguem alguns trechos:
Beinhorn: Eu estava percebendo que estávamos começando a sair um pouco dos trilhos. Isso culminou em receber uma fita demo que tinha 11 ou 12 músicas, todas feitas por Chris Cornell porque ele estava me enviando demos periodicamente. Percebi que, de todas as músicas, não havia material suficiente para gravar um disco e comecei a ficar muito nervoso.
Beinhorn: Tipo, estávamos muito longe de conseguir o que precisávamos, então, percebi que precisava falar com Chris sobre isso e nós tínhamos que chegar a um entendimento sobre o que faríamos neste momento com o disco. Peguei o telefone e liguei para ele, onde comecei a perceber que Chris estava realmente tentando compor para que soasse como o SOUNDGARDEN. Eu falei para ele: "Por que você está fazendo isso? Você não sabe quem são essas pessoas que irão escutar o disco e não tem ideia do que elas estão procurando, então, por que você tentaria agradar pessoas cujas vidas você não tem nenhuma conexão?"
Beinhorn: Eu continuei falando para ele: "Você sabe por que eles estão te ouvindo? Eles estão ouvindo você por causa do que você está dando a eles, tipo, o que eles estão conseguindo tirar da sua música e não porque você está dando a eles o que eles esperam". A coisa era completamente oposta, pois os fãs estavam ao longo de toda a jornada com Chris, não porque ele tinha que dar o passeio que os fãs queriam, mas porque eles estavam o seguindo do jeito que ele era, sabe? Pedi para Chris fazer do jeito dele músicas que realmente significavam algo para ele, pois os fãs iriam continuar seguindo a banda. Me lembro que foi uma situação completamente fora do seu radar, o que achei muito interessante para mim.
Jornalista: Isso não é um pensamento artístico, a dúvida em si?
Beinhorn: Isso acontece muito. De qualquer forma, eu acho que Chris era autoconsciente e muito pensativo em seu trabalho. Eu acho que isso realmente mexeu com ele e Chris não estava realmente preparado para aquilo. Estava realmente sugerindo a ele: "Por favor, faça um favor a si mesmo. Escreva músicas que faça você se sentir bem e as pessoas vão querer te ouvir. Isso é tudo que importa".
Beinhorn: Perguntei para ele: "Qual tipo de música você gosta?" E ele me respondeu: "BEATLES, CREAM e etc". Então, pedi para ele compor algo que soasse como os BEATLES ou o CREAM. Chris havia dito, o que me pareceu engraçado na hora: "O que vai acontecer se não soar como o SOUNDGARDEN?" Eu respondi: "Chris, você é o SOUNDGARDEN... Você e a sua banda são o SOUNDGARDEN. Quando você e a sua banda forem tocar uma música nova, vai soar como o SOUNDGARDEN, porque você estará tocando".
Beinhorn: Então, 03 semanas depois, eu recebo esta fita cassete pelo correio, onde a 1ª música da fita era "Fell on Black Days". Me lembro que tinha mais duas canções no meio que eram fantásticas e que também entraram no álbum, sendo que a última música da fita era "Black Hole Sun".
Realmente, a partir do disco "Superunknown" o som da banda recebeu novas fusões musicais, embalado pela onda grunge, pelo "bloqueio musical" de Cornell, o qual tomou esta decisão significativa na metamorfose sonora do SOUNDGARDEN.
Em fevereiro de 2019, Michael Beinhorn havia concedido uma entrevista para o site Eon Music, onde já tinha comentado essa história. O site rockinthehead publicou esta matéria e você pode conferir clicando no link abaixo:
Soundgarden: "vocês ainda não tem um disco", produtor de "Superunknown" havia dito para a banda
Confira o videoclipe da canção citada nesta matéria, "Feel on Black Days":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
"Fui assistir a um show do Angra e aquilo me motivou a montar uma banda", diz Aquiles Priester
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Quando Chris Cornell descobriu que cantar sozinho era melhor que com gente vendo
Derrick Green, do Sepultura, elege seus 10 vocalistas preferidos do Heavy Metal
Chris Cornell: por que morte dele era "completamente evitável", segundo filha


