RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Membros originais do Black Sabbath receberão a maior honraria da cidade de Birmingham

Marty Friedman relembra o ataque de pânico que fez ele sair do Megadeth: "Estou morrendo?"

Ex-integrantes participarão da tour de 15 anos da Nervosa? Prika Amaral responde

Erasmo Carlos tentou enganar censura fingindo homenagem a filha de amigo em letra

Mike Portnoy relembra seu projeto com John Sykes, que não viu a luz do dia

O vídeo do Guns N' Roses que é o preferido de Donald Trump, apesar de Axl não gostar disso

David Coverdale faz postagem curta sobre morte de John Sykes

John Sykes quase se tornou guitarrista de Ozzy Osbourne

A categórica resposta de Alex Lifeson sobre retorno do Rush sem Neil Peart

Ace Frehley proibiu abraços e apertos de mão em aparição pública semana passada

Revista Veja diz que Bruce Dickinson teve "desempenho frustrante" em torneio de esgrima

John Sykes, ex-guitarrista do Whitesnake e Thin Lizzy, morre aos 65 anos

O megahit de amor de Paul McCartney que foi acusado de apropriação cultural

O riff que David Bowie ganhou de Jimmy Page e usou em duas músicas diferentes

Paul Stanley relembra o dia em que ele chegou mais perto de socar um membro do Kiss no palco


Stamp

Marcelo Vasco: o artista gráfico brasileiro que está dominando o mundo do metal

Por Eduardo Rodrigues
Fonte: Revista Freak
Postado em 17 de maio de 2019

Você pode não reconhecê-lo na rua e até não saber seu nome, mas com certeza seu trabalho você já viu e pode estar dentro da sua casa, nos palcos dos grandes shows que você vai e até estampado naquela camiseta da sua banda preferida. Conversamos com o artista gráfico brasileiro de maior expressão no mundo do metal internacional: Marcelo Vasco.

Lembro no início dos anos 90 quando a banda Sepultura começou a se destacar no mercado internacional, tocando em grandes festivais e aparecendo nas capas das maiores revistas do segmento, desbravando caminhos onde nenhuma outra banda brasileira de rock ou heavy metal sequer havia chegado próximo antes, e que eu, assim como muitos brasileiros que curtiam o estilo, nos sentíamos orgulhos por cada conquista e por estarmos sendo tão bem representados lá fora. Hoje vejo a carreira do artista gráfico Marcelo Vasco seguindo um caminho semelhante. Marcelo Vasco não é apenas um artista gráfico brasileiro, é "O Artista Gráfico Brasileiro" e está conquistando e dominando seu espaço no mundo do metal mundial, tendo sua arte estampada em lugares onde antes pareciam ser inatingíveis para um artista brasileiro, contando em seu currículo com trabalhos desenvolvidos para bandas como Slayer, Machine Head, Kreator, Soulfly, Cavalera Conspiracy, Hatebreed, Dark Funeral, Testament, Dee Snider, entre outras grandes estrelas do heavy metal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nascido no Rio de Janeiro e radicado na Serra Gaúcha, Marcelo Vasco além de estar imortalizando sua arte nas capas de discos e materiais gráficos das grandes bandas de metal, também está sendo reconhecido pela mídia mundial, tendo atingido primeiro lugar na categoria "Master Artist" do prêmio norte-americano "Black Stars Awards" (promovido pela Darkadya Books), participando de exposições ao redor do mundo e tendo sua arte publicada em livros e revistas especializados como "Arte Arcana", "And Justice for Art #2", "Metal & Hardcore Graphics", "Darkadya Book #2", "Heavy Music Artwork", "Inside Artscum", entre outros, além de ter sido capa da revista americana "Via Omega".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confira abaixo o bate papo que a Revista Freak teve com Marcelo Vasco onde nos conta um pouco da sua trajetória, sobre o seu processo criativo e como é trabalhar para as grandes estrelas do metal. Check this out!

Você poderia nos contar um pouco sobre o seu processo de criação para a arte de um álbum?

Marcelo Vasco: Inicialmente a banda me passa o título e o conceito por trás do álbum, algumas letras mais marcantes e vagas ideias ou referências do que eles estão buscando. Geralmente gosto de estar bem livre pra criar baseado nessas informações, mas através da minha própria perspectiva artística. Então quando uma banda vem com uma ideia muito concreta em mente, provavelmente eu não sou o artista certo, raramente funciona. O processo todo é feito em ambiente 100% digital, onde misturo manipulação fotográfica com desenho livre. Apesar do digital, eu trabalho de maneira quase orgânica, como se fosse uma pintura a óleo, só que feita através do computador. É um método diferente do que geralmente artistas digitais fazem. Procuro buscar aquela estética de pintura mais rústica, imperfeita, com toda aquela texturização das "pinceladas" e por ai vai…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Você tem acesso as músicas do álbum que você está trabalhando?

Marcelo Vasco: Eu gosto de ter esse acesso quando é possível, claro. Mas nem sempre é. Muitas vezes a capa está sendo criada ao mesmo tempo em que o material está sendo gravado, então torna essa questão inviável. De qualquer maneira não é exatamente um bloqueio. Se é uma banda desconhecida, eu sabendo do que se trata a música, através de uma rápida descrição, já me ajuda a direcionar a minha visão artística em como abordar o visual da capa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como você iniciou no mercado internacional?

Marcelo Vasco: Bom, se considerarmos o mercado internacional como a primeira capa que fiz para uma banda de fora do Brasil, eu diria que no começo dos anos 2000, com o álbum "Angelgrinder", do Lord Belial. Mas sinceramente ainda era muito esporádico, então eu acho que esse mercado só se abriu verdadeiramente pra mim quando eu resolvi largar tudo, em 2008 e me dedicar exclusivamente a indústria do Heavy Metal. Foi ali que eu senti que as coisas começaram a funcionar mais intensamente. Fiz centenas de trabalhos para pequenas e grandes bandas e isso foi fazendo meu nome se tornar reconhecido nesse nicho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Inevitável falar do Slayer. Você considera a capa do álbum "Repentless" do Slayer o seu trabalho mais importante?
Marcelo Vasco: Considero, sem dúvidas. Ela é um grande divisor de águas na minha carreira. Foi super importante pra mim, tanto no profissional como no pessoal, como já dizia o Faustão (risos). Digo isso porque o Slayer é a minha banda favorita desde que eu era moleque. Assinar uma capa deles era um sonho desde sempre. E quando digo sonho… é sonho mesmo, daqueles que a gente tem certeza que nunca vai acontecer. Mas como a vida é cheia de surpresas e muitas vezes das boas… Fui surpreendido brutalmente (risos). Quando eu me vi trabalhando pra eles foi uma sensação muito bizarra. Realmente parecia um sonho. Até hoje as vezes parece que a ficha não caiu. E foi através da capa do "Repentless" que meu nome e trabalho ficaram mundialmente conhecidos. Claro que eu já havia feito vários outros trabalhos para bandas maiores, mas nada foi tão expressivo como o Slayer. Graças a essa enorme exposição mais bandas e pessoas conheceram meu trabalho e isso gera procura até hoje, o que é muito legal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como a banda chegou até você e se teve algum contato direto com os integrantes durante o processo de criação para o disco?

Marcelo Vasco: Através da Nuclear Blast. Eles que entraram em contato comigo inicialmente, pois eu já havia trabalhado pra eles várias vezes antes disso. E claro, tive contato direto com o Tom Araya e o Kerry King. Quando encontramos a direção certa pra capa, trabalhamos juntos na criação, ajustes e finalização da arte. Preciso confessar que foi estressante, um momento de estafa física e mental muito grande… Eu mal conseguia dormir direito. Sabe quando o olho fica tremendo?! Então (risos)… Era estranho pois eu estava ali fazendo o trabalho da minha vida, em contato com caras que são meus ídolos e eu tinha posters na parede do quarto… E ao mesmo tempo eu estava super estressado, quase mal de saúde. Acho que eu me entreguei de corpo e alma ao trabalho. Eu não podia falhar! Fiquei provavelmente com o psicológico abalado. E isso durou alguns meses. Mas no final valeu muito a pena todo aquele caos (risos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confira a entrevista completa no link abaixo:
https://revistafreak.com/marcelo-vasco-o-artista-grafico-brasileiro-que-esta-dominando-o-mundo-do-metal/

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS