RPM: Banda voltou recentemente sem Paulo Ricardo
Por Igor Miranda
Fonte: Estadão / André Molina
Postado em 02 de junho de 2019
Um ano antes do anúncio do falecimento do baterista Paulo P.A. Pagni (logo depois desmentido), o RPM havia retomado suas atividades e estava a pleno vapor - só que sem o vocalista e baixista Paulo Ricardo, que foi substituído por Dioy Pallone.
Pagni teve sua morte anunciada pela própria banda neste domingo (2). Horas mais tarde a morte foi desmentida. Aparentemente houve uma confusão no hospital onde ele estava internado com diagnóstico de fibrose pulmonar.
De acordo com os próprios integrantes, a decisão de retomar as atividades do RPM aconteceu após Paulo Ricardo romper com a banda. O guitarrista Fernando Deluqui contou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que tentou convencer Ricardo de continuar com o grupo, porém, ele não quis.
"Tínhamos um contrato, a previsão era de que seguíssemos por mais um ou dois anos. [...] Combinamos refazer o RPM sem ele", disse o guitarrista, que seguiu com PA e o tecladista Luiz Schiavon, além de Dioy Pallone substituindo Paulo Ricardo - e com Deluqui mais participativo nos co-vocais. O caso foi parar na justiça. "Ele (Paulo Ricardo) registrou o nome sozinho em 2004, mas deveria ter colocado a marca no nome dos quatro integrantes", completou o guitarrita, na ocasião.
A nova formação, com Pallone, chegou a lançar duas músicas inéditas: "Ah! Aonde Está Você?" e "Escravo da Estrada". Confira.
Réplica e tréplica
Na época da entrevista, Paulo Ricardo chegou a se manifestar por meio de seu advogado, Carlos Frederico Bentivegna. "(O nome) pertenceu a uma empresa de Luiz Schiavon, enquanto a banda estava na ativa, mas ele (Schiavon) renunciou tacitamente à marca porque foi chamado ao INPI (órgão onde se registra os nomes) para recolher a taxa relativa à proteção da marca e não tomou qualquer providência, deixando-a desprotegida e à mercê do avanço de qualquer aventureiro", disse o jurista.
Segundo Bentivegna, houve um "acordo de cavalheiros" homologado pela Justiça em 2007 para que só os quatro integrantes originais do RMP fizessem uso da marca. "Dessa forma, estavam todos os integrantes da banda proibidos de utilizar-se do nome RPM a não ser que o fizessem de maneira coletiva, preservando a história de um trabalho que foi exitoso e deixou boas lembranças."
Ao "Estadão", Fernando Deluqui respondeu que havia respaldo jurídico para o uso do nome do RPM sem Paulo Ricardo. "De acordo com a última decisão judicial, nós três podemos usar a marca", afirmou.
Planos
Em reportagem publicada na última quarta-feira (29), no Whiplash.Net, André Molina trouxe uma entrevista com Fernando Deluqui, que seguiu em turnê com o RPM mesmo com os problemas de saúde de PA. Enquanto o baterista se recuperava, a banda trabalhou em shows em formato acústico. Havia planos de lançar um novo álbum de estúdio, com mais músicas, além de "Ah! Aonde Está Você?" e "Escravo da Estrada".
"Tínhamos o projeto de lançar um EP, mas o PA está em uma fase muito difícil de saúde. Atravessando uma fase bem complicada. E tivemos que preparar um show acústico, do zero, novos arranjos. Deu muito trabalho e ainda continuamos com os ensaios do elétrico. Acabamos parando de ensaiar as canções novas. Mas vamos continuar o trabalho de gravar. Quando completar seis ou oito, lançaremos um EP e em seguida um álbum completo. Não tá fácil. O mercado está muito difícil. Eu tô muito a fim de gravar. Temos que pegar os caras pelo colarinho e colocar no estúdio... (risos)", afirmou o músico, na ocasião.
Morte de Paulo Antônio Pagni
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Rush fará cinco shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
Até 60% de desconto em ofertas de vinis, CDs, smartphones, acessórios e outros na Amazon
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita

RPM: Anunciada morte do baterista Paulo Antônio Figueiredo Pagni, o P.A.

Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A opinião de Chitãozinho sobre as letras do RPM e a fase solo de Paulo Ricardo
Dave Mustaine: ele peitou Phil Anselmo pra proteger Nick Menza
Bruce Dickinson: ele revela os três vocalistas que nunca vai conseguir superar
Antes da fama: Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outros
A reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no setlist do Iron Maiden
Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn
Bruce Dickinson: Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose


