RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O que faltava no Kiss: "Led Zeppelin e The Who soavam incríveis. Por que não conseguimos?

A música gravada pelos Ramones que fez Dado Villa-Lobos querer tocar guitarra

Os dois guitarristas ingleses da década de 60 que David Gilmour considera seus "heróis"

Andreas Kisser critica o estereótipo de roqueiro de esquerda: "rock é liberdade"

O disco do Metallica em que Kirk Hammett viveu seu auge como guitarrista

A letra de Serj Tankian para o System of a Down que Shavo Odadjian menos entendeu

Por que Edu Falaschi não colocou "Rebirth" do Angra no seu novo Blu-Ray? Ele explica

A opinião de Rafael Bittencourt sobre Angra com Kiko Loureiro e Marcelo Barbosa juntos

Steve "Zetro" Souza explica veto ao nome Zetrodus

Andreas Kisser cita aspectos negativos do carnaval: "no heavy metal você não vê isso"

Ellefson não falou com Mustaine após ser demitido do Megadeth; "Não preciso ser seu amigo"

Os artistas bombados que Roger Water menospreza: "Sou muito, muito mais importante"

O disco clássico e a calça rasgada que mudaram a vida de João Gordo, do Ratos de Porão

O dia em que Max Cavalera foi preso após mal-entendido envolvendo a bandeira do Brasil

A música do Led Zeppelin que Robert Plant não consegue ouvir sem lembrar de John Bonham


Manifesto 2025

Maranhão: uma nova MPM (re)nasce no estado

Por Evilásio Júnior
Fonte: Jornal Agora Santa Inês
Postado em 30 de agosto de 2019

O Maranhão é um estado muito rico culturalmente. Mesmo com todos os problemas sociais que assolam as terras maranhenses, frutos de uma herança oligárquica recente, o nosso torrão produz uma cultura de altíssimo nível, que não deve em nada aos grandes centros do Brasil. Uma pesquisa básica e rápida mostra todo o potencial cultural, turístico e econômico de nosso estado. Não à toa, São Luís já foi chamada de "Atenas Brasileira"; agora é conhecida como "Ilha do Amor", "Jamaica Brasileira" e o mais novo nome, "Ilha do Caos". Este último título pela expressividade que o Rock conquistou na "Ilha Rebelde".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Na efervescência plural das ruas do Centro Histórico, dos casarões, um segmento cultural vem ganhando força na Ilha nos últimos anos. "São Luís é uma porção do underground cercada de bandas e headbangers por todos os lados". Bandas que vão do estilo mais leve ao mais extremo e que vão mostrando a força que a contracultura vem implantando na capital maranhense.

Os últimos eventos que rolaram na capital mostram isso. Uma nova MPM (re)nasce em nosso estado, só que não é a "Música Popular Maranhense" ressurgindo, um revival, mas sim, um movimento cheio de energia, de camisetas pretas, coturnos, riffs pesados, letras fortes, som feito com sangue nos olhos, de força coletiva... (Re)nasce na capital um novo som, que não é tão novo assim, mas que agora mostra a sua face com mais intensidade: O "Metal Pauleira Maranhense".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

É a nova MPM made in "Ilha do Caos". A sigla MPM não quer abarcar somente bandas do gênero Heavy Metal, foi apenas uma ironia para descontruir a sigla original de "Música Popular Maranhense" e, de forma antropofágica, apresentar o levante contracultural crescente em São Luís.

Do som de bandas, como: Jackdevil, School Thrash, Brutallian, Tanatron, AmnésiA, Cimitarra, Purpura Ink, Evil Machines, Altas Doses, entre outras, sai a força motriz que faz as engrenagens do underground trabalharem em solos ludovincenses, em outras partes do país e até do mundo, pois há bandas desta safra que já tocaram no exterior, isso só reafirma a qualidade do som que é produzido na Ilha.

Claro que a internet ajuda na disseminação dos trabalhos das bandas e da interação com os headbangers, isso é um fato! Contudo, o rock maranhense é forjado na resistência, na união, na luta. Quem diria, que uma capital do Nordeste do país, afastada dos grandes centros urbanos, fosse mostrar toda essa força e grande quantidade de bandas, de eventos?!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

São Luís não é apenas a terra do Bumba Meu Boi, dos casarões, das lendas, do Reggae, da MPM... (Re)nasceu na ilha o "Metal Pauleira Maranhense", que não é apenas uma nomenclatura, mas uma forma contracultural de ser e viver. Que me perdoem os amigos da MPM (Música Popular Maranhense), até curto o som deles, mas o Rock vem dando uma nova cara, mais energia e revigorando o cenário musical do estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS