Soundgarden: banda responde à viúva de Cornell e nomes de algumas faixas são revelados
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 13 de dezembro de 2019
Como já foi informado, a viúva de Chris Cornell, Vicky, está processando o SOUNDGARDEN por supostos royalties não pagos, enquanto a banda tenta obter os arquivos demos originais dos vocais de Cornell, os quais são necessários para terminar o novo álbum que estava sendo gravado - e que seria o 7º disco do grupo.
Vicky afirmou que o SOUNDGARDEN está utilizando um "forte armamento" contra ela. No processo, há uma carta legal do SOUNDGARDEN onde consta os nomes das músicas inéditas e que seriam lançadas no álbum.
Abaixo, estão as alegações do SOUNDGARDEN:
"Entendemos que os arquivos do SOUNDGARDEN consistem em várias quantidades de arquivos, mas que incluem também as solicitadas gravações master conhecidas e que podem existir de várias formas (por exemplo, de demo e gravações brutas, até versões mais polidas)".
"Para esclarecer, é a posição do SOUNDGARDEN que qualquer conteúdo musical (instrumental e/ou vocal, demos ou gravações toscas) armazenado no disco rígido em nossos arquivos - por qualquer um ou por todos os membros do SOUNDGARDEN (incluindo gravações que contenham apenas as performances de Chris Cornell destinadas ao SOUNDGARDEN) - constitui uma propriedade da parceria SOUNDGARDEN".
"Seguem as canções:
Road Less Traveled – 4:10 (Chris Cornell/Matt Cameron)
Orphans - 3:18 (Chris Cornell/Matt Cameron)
At Orphans Door - 5:05 (Chris Cornell/Matt Cameron)
Cancer - 4:00 (Chris Cornell)
Stone Age Mind - 4:22 (Chris Cornell)
Ahead of The Dog - 3:47 (Chris Cornell/Kim Thayil)
Merrmas - 4:32 (Chris Cornell/Ben Shepherd)"
"Por esta carta, SOUNDGARDEN exige que a Sra. Cornell devolva os arquivos do SOUNDGARDEN ao SOUNDGARDEN. Esperamos que esse problema possa ser resolvido de forma fácil e voluntariamente. Observamos que essa carta formal de demanda segue várias tentativas anteriores de obter os arquivos do SOUNDGARDEN da Sra. Cornell".
"Por exemplo, entendemos que Matt Cameron (baterista) e a Sra. Cornell reconheceram a custódia dos arquivos do SOUNDGARDEN, onde ela declarou: 'Vou ter que arrumar um tempo para que o disco rígido seja enviado de volta a Tom, para que ele possa extrair os arquivos do SOUNDGARDEN e enviar a você...'"
"Por e-mails subsequentes, a Sra. Cornell conversou sobre a devolução dos arquivos do SOUNDGARDEN com o advogado Peter Paterno em fevereiro de 2019, no entanto, os arquivos do SOUNDGARDEN nunca foram retornados ao SOUNDGARDEN".
"Matt Cameron solicitou novamente por e-mail o retorno dos arquivos do SOUNDGARDEN para a Sra. Cornell no final de julho de 2019. A resposta da Sra. Cornell a essa solicitação foi de assumir a sua posição - em um e-mail de 27 de julho de 2019 - de que ela 'não liberará nada sem a montagem adequada e sem conversar com a administração...'"
"Com respeito e novamente por uma questão de clareza, esta não é uma posição legalmente justificável. A Sra. Cornell não tem nenhuma posição válida ou outra base para reter propriedades da parceria com exclusão do SOUNDGARDEN ou para condicionar a devolução de tais propriedades. De acordo com a lei geral de Washington sobre parceria, a Sra. Cornell nem sequer é parceira do SOUNDGARDEN, mas após a morte de Chris Cornell é considerada como 'cessionária' do 'interesse transferível' de Chris Cornell nesta parceria. Portanto, a Sra. Cornell não possui administração associada ou outros direitos de parceria".
"A Sra. Cornell simplesmente não tem direitos de posse sobre essa propriedade de parceria. De fato e de acordo com a lei de Washington, mesmo os parceiros plenos não são considerados co-proprietários de propriedades de parceria e não têm interesse legalmente reconhecido em propriedades de parceria que sejam transferíveis, voluntária ou involuntariamente. Os bens adquiridos pela parceria são propriedade da parceria e não dos parceiros individualmente. Um parceiro pode usar ou possuir propriedades de parceria apenas em nome da parceria".
"Confiamos que você concorda que esse é um assunto importante e sensível ao tempo. A custódia de Chris Cornell dos arquivos do SOUNDGARDEN - que são importantes propriedades intelectuais e artísticas de parceria - embora, talvez, bem-intencionada, seja imprópria e a Sra. Cornell claramente não tem o direito de reter essa propriedade ou tentar aproveitar essa circunstância infeliz contra o SOUNDGARDEN, para obter concessões ou benefícios aos quais ela não tem direito legal".
No final da intimação de Vicky Cornell, o seu advogado escreveu: "Em 2017, enquanto estava em sua casa na Flórida, Chris gravou vários materiais sonoros não lançados. Em questão e neste caso, há 07 dessas gravações que foram criadas exclusivamente por Chris em seu laptop e no seu estúdio de gravação pessoal, conhecido como TNC Studios - e o seu selo, chamado Unreleased Sound Recordings. Criticamente, nunca houve nenhum acordo entre Chris e a banda para tratar estas gravações sonoras não lançadas como propriedade da banda ou de uma suposta parceria. Também não havia nenhum documento que atribuísse o interesse de Chris nestas gravações sonoras não lançadas à banda, aos membros sobreviventes da banda e/ou à parceria. Em vez disso, Chris era o único e exclusivo proprietário e detentor dos direitos autorais da Unreleased Sound Recordings, que ele criou e corrigiu em um meio tangível de expressão".
Nesta mesma intimação de Vicky Cornell, também foi detalhado um desentendimento em relação a um produtor pelo material inédito, que parecia levar a algum tipo de desacordo.
Triste que esteja caminhando assim...
O site rockinthehead já tinha publicado 02 entrevistas do guitarrista da banda, Kim Thayil, onde ele comentou sobre este assunto. Para conferir, é só clicar nos títulos abaixo:
* Soundgarden: "solicitamos as demos originais com Chris cantando, mas o pedido foi recusado"
* Kim Thayil: "falta uma grande parte no Soundgarden e resolvemos não atuar sem Chris Cornell"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
26 mortes de figuras ligadas ao rock/metal ocorridas em janeiro de 2026
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Ao falar sobre incidente com Frejat e Kravitz, Regis Tadeu chama a atenção para algo importante
A música do Led Zeppelin pela qual Jimmy Page quer ser lembrado; "É uma das minhas favoritas"
Rush: A banda alternativa noventista que restaurou a fé de Geddy Lee no rock

As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
A curiosa diferença entre Nirvana e Soundgarden no começo da carreira
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
A maior banda de rock'n'roll para Brad Pitt; "Sou um grande fã de tudo que ele faz"
Góticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80



