Soundgarden: banda responde à viúva de Cornell e nomes de algumas faixas são revelados
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 13 de dezembro de 2019
Como já foi informado, a viúva de Chris Cornell, Vicky, está processando o SOUNDGARDEN por supostos royalties não pagos, enquanto a banda tenta obter os arquivos demos originais dos vocais de Cornell, os quais são necessários para terminar o novo álbum que estava sendo gravado - e que seria o 7º disco do grupo.
Vicky afirmou que o SOUNDGARDEN está utilizando um "forte armamento" contra ela. No processo, há uma carta legal do SOUNDGARDEN onde consta os nomes das músicas inéditas e que seriam lançadas no álbum.
Abaixo, estão as alegações do SOUNDGARDEN:
"Entendemos que os arquivos do SOUNDGARDEN consistem em várias quantidades de arquivos, mas que incluem também as solicitadas gravações master conhecidas e que podem existir de várias formas (por exemplo, de demo e gravações brutas, até versões mais polidas)".
"Para esclarecer, é a posição do SOUNDGARDEN que qualquer conteúdo musical (instrumental e/ou vocal, demos ou gravações toscas) armazenado no disco rígido em nossos arquivos - por qualquer um ou por todos os membros do SOUNDGARDEN (incluindo gravações que contenham apenas as performances de Chris Cornell destinadas ao SOUNDGARDEN) - constitui uma propriedade da parceria SOUNDGARDEN".
"Seguem as canções:
Road Less Traveled – 4:10 (Chris Cornell/Matt Cameron)
Orphans - 3:18 (Chris Cornell/Matt Cameron)
At Orphans Door - 5:05 (Chris Cornell/Matt Cameron)
Cancer - 4:00 (Chris Cornell)
Stone Age Mind - 4:22 (Chris Cornell)
Ahead of The Dog - 3:47 (Chris Cornell/Kim Thayil)
Merrmas - 4:32 (Chris Cornell/Ben Shepherd)"
"Por esta carta, SOUNDGARDEN exige que a Sra. Cornell devolva os arquivos do SOUNDGARDEN ao SOUNDGARDEN. Esperamos que esse problema possa ser resolvido de forma fácil e voluntariamente. Observamos que essa carta formal de demanda segue várias tentativas anteriores de obter os arquivos do SOUNDGARDEN da Sra. Cornell".
"Por exemplo, entendemos que Matt Cameron (baterista) e a Sra. Cornell reconheceram a custódia dos arquivos do SOUNDGARDEN, onde ela declarou: 'Vou ter que arrumar um tempo para que o disco rígido seja enviado de volta a Tom, para que ele possa extrair os arquivos do SOUNDGARDEN e enviar a você...'"
"Por e-mails subsequentes, a Sra. Cornell conversou sobre a devolução dos arquivos do SOUNDGARDEN com o advogado Peter Paterno em fevereiro de 2019, no entanto, os arquivos do SOUNDGARDEN nunca foram retornados ao SOUNDGARDEN".
"Matt Cameron solicitou novamente por e-mail o retorno dos arquivos do SOUNDGARDEN para a Sra. Cornell no final de julho de 2019. A resposta da Sra. Cornell a essa solicitação foi de assumir a sua posição - em um e-mail de 27 de julho de 2019 - de que ela 'não liberará nada sem a montagem adequada e sem conversar com a administração...'"
"Com respeito e novamente por uma questão de clareza, esta não é uma posição legalmente justificável. A Sra. Cornell não tem nenhuma posição válida ou outra base para reter propriedades da parceria com exclusão do SOUNDGARDEN ou para condicionar a devolução de tais propriedades. De acordo com a lei geral de Washington sobre parceria, a Sra. Cornell nem sequer é parceira do SOUNDGARDEN, mas após a morte de Chris Cornell é considerada como 'cessionária' do 'interesse transferível' de Chris Cornell nesta parceria. Portanto, a Sra. Cornell não possui administração associada ou outros direitos de parceria".
"A Sra. Cornell simplesmente não tem direitos de posse sobre essa propriedade de parceria. De fato e de acordo com a lei de Washington, mesmo os parceiros plenos não são considerados co-proprietários de propriedades de parceria e não têm interesse legalmente reconhecido em propriedades de parceria que sejam transferíveis, voluntária ou involuntariamente. Os bens adquiridos pela parceria são propriedade da parceria e não dos parceiros individualmente. Um parceiro pode usar ou possuir propriedades de parceria apenas em nome da parceria".
"Confiamos que você concorda que esse é um assunto importante e sensível ao tempo. A custódia de Chris Cornell dos arquivos do SOUNDGARDEN - que são importantes propriedades intelectuais e artísticas de parceria - embora, talvez, bem-intencionada, seja imprópria e a Sra. Cornell claramente não tem o direito de reter essa propriedade ou tentar aproveitar essa circunstância infeliz contra o SOUNDGARDEN, para obter concessões ou benefícios aos quais ela não tem direito legal".
No final da intimação de Vicky Cornell, o seu advogado escreveu: "Em 2017, enquanto estava em sua casa na Flórida, Chris gravou vários materiais sonoros não lançados. Em questão e neste caso, há 07 dessas gravações que foram criadas exclusivamente por Chris em seu laptop e no seu estúdio de gravação pessoal, conhecido como TNC Studios - e o seu selo, chamado Unreleased Sound Recordings. Criticamente, nunca houve nenhum acordo entre Chris e a banda para tratar estas gravações sonoras não lançadas como propriedade da banda ou de uma suposta parceria. Também não havia nenhum documento que atribuísse o interesse de Chris nestas gravações sonoras não lançadas à banda, aos membros sobreviventes da banda e/ou à parceria. Em vez disso, Chris era o único e exclusivo proprietário e detentor dos direitos autorais da Unreleased Sound Recordings, que ele criou e corrigiu em um meio tangível de expressão".
Nesta mesma intimação de Vicky Cornell, também foi detalhado um desentendimento em relação a um produtor pelo material inédito, que parecia levar a algum tipo de desacordo.
Triste que esteja caminhando assim...
O site rockinthehead já tinha publicado 02 entrevistas do guitarrista da banda, Kim Thayil, onde ele comentou sobre este assunto. Para conferir, é só clicar nos títulos abaixo:
* Soundgarden: "solicitamos as demos originais com Chris cantando, mas o pedido foi recusado"
* Kim Thayil: "falta uma grande parte no Soundgarden e resolvemos não atuar sem Chris Cornell"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
O hit de Cazuza que Ritchie alterou letra quando regravou por achar muito ofensivo
"Quando ele cuspiu em mim, bati na cara dele", contou Ney Matogrosso sobre briga com Cazuza
As perdas que levaram Renato Russo e Humberto Gessinger ao isolamento e sofrimento


O melhor vocalista da história da era moderna, segundo Phil Anselmo
As melhores músicas da história do Soundgarden, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
Góticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80
Túnel do Tempo: 25 músicas que mostram por que 1991 é um ano tão celebrado



