Ramones: briga judicial entre herdeiros pela marca chega ao fim
Por Igor Miranda
Fonte: Billboard
Postado em 05 de dezembro de 2019
Os dois herdeiros do legado dos Ramones chegaram a um acordo a respeito dos direitos da marca da banda, que transcende a música e tem sua logo estampada em milhões de camisetas pelo mundo. A informação é do site da Billboard.
Os procedimentos legais entre Mitchel Hyman, irmão do vocalista Joey Ramone, e Linda Cummings-Ramone, a viúva do guitarrista Johnny Ramone, estavam em andamento há quase um ano. Os dois são sócios igualitários da Ramone Productions Inc. (RPI), empresa que comercializa licenças e produz merchandising relacionados aos Ramones.
Inicialmente, Mitchel Hyman processou Linda Cummings-Ramone após ela adotar o sobrenome "Ramone", de forma oficial, em 2014. Ele alegou que a medida foi "inapropriada e não-autorizada" e que, com isso, ela "violava o acordo de acionistas da banda e diluía a propriedade intelectual" da qual eles eram detentores.
Mitchel também solicitou para Linda parar de se referir à casa dela em Los Angeles como o "rancho Ramones", pois fãs estariam sendo manipulados a acreditar que seria uma residência oficial da banda. Por fim, ele alegou que ela se promovia como presidente da RPI e não como co-presidente, já que o cargo é ocupado por duas pessoas. A indenização solicitada foi de US$ 275 mil.
"Nem ela, nem eu - como pessoas que supostamente representam os Ramones - deveríamos usar o nome designado pelos integrantes e usá-lo como nosso [...] Eu acredito que é minha responsabilidade proteger o nome Ramones e Ramone para a banda, para o uso dos integrantes e para fazer o que é de interesse deles, não meu", afirmou Mitchel Hyman, em entrevista ao The Post traduzida pela Rolling Stone.
Linda Cummings-Ramone, por sua vez, acusou Mitchel Hyman de não trabalhar em prol da empresa e, sim, com interesse pessoal, pois ele estaria "negando, de forma irracional, o uso da Ramones IP". Ela pediu US$ 5 milhões em sua ação, sob alegação de que ele estaria violando acordo entre os dois e a assediando com processos litigiosos.
O processo parou nas mãos de Bob Donnelly, descrito como "árbitro" em uma solução alternativa, longe do poder judiciário. Donnelly constatou que os desentendimentos entre os dois resultaram em "oportunidades perdidas" para a marca Ramones, já que estava desencorajando investidores e parceiros comerciais. "Essa disputa interna provavelmente criou um ambiente tóxico que desencorajaria muitos promotores e apresentadores de querer investir seu tempo e dinheiro no desenvolvimento de um trabalho com os Ramones", afirmou ele.
Em seu veredicto, Bob Donnelly determinou que Linda Cummings-Ramone não use o termo "Ramones Ranch" sem autorização de Mitchel Hyman, mas ela pode utilizar as expressões "Johnny Ramone Ranch" e "Linda Ramone Ranch". Ela também foi autorizada a se apresentar como Linda Ramone no evento "Johnny Ramone Tribute", realizado anualmente em memória ao guitarrista, mas fora desse ambiente, terá de acrescentar o sobrenome Cummings, ficando Linda Cummings-Ramone.
Por sua vez, Mitchel Hyman foi impedido de se opor ou diminuir as oportunidades de negócios relacionados às marcas "Johnny Ramone" e "Linda Ramone". O "árbitro" ainda aconselhou que os dois "considerem o caminho perigoso onde estavam e façam algumas mudanças substanciais para evitar essas arbitragens caras e demoradas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti


A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Quando os Ramones viraram arma cultural na Guerra Fria
Anthony Kiedis relembra "bizarra" demonstração de profissionalismo dos Ramones
A reação de Johnny Ramone quando viu que Digão do Raimundos tocou melhor que CJ


