Ramones: briga judicial entre herdeiros pela marca chega ao fim
Por Igor Miranda
Fonte: Billboard
Postado em 05 de dezembro de 2019
Os dois herdeiros do legado dos Ramones chegaram a um acordo a respeito dos direitos da marca da banda, que transcende a música e tem sua logo estampada em milhões de camisetas pelo mundo. A informação é do site da Billboard.
Os procedimentos legais entre Mitchel Hyman, irmão do vocalista Joey Ramone, e Linda Cummings-Ramone, a viúva do guitarrista Johnny Ramone, estavam em andamento há quase um ano. Os dois são sócios igualitários da Ramone Productions Inc. (RPI), empresa que comercializa licenças e produz merchandising relacionados aos Ramones.
Inicialmente, Mitchel Hyman processou Linda Cummings-Ramone após ela adotar o sobrenome "Ramone", de forma oficial, em 2014. Ele alegou que a medida foi "inapropriada e não-autorizada" e que, com isso, ela "violava o acordo de acionistas da banda e diluía a propriedade intelectual" da qual eles eram detentores.
Mitchel também solicitou para Linda parar de se referir à casa dela em Los Angeles como o "rancho Ramones", pois fãs estariam sendo manipulados a acreditar que seria uma residência oficial da banda. Por fim, ele alegou que ela se promovia como presidente da RPI e não como co-presidente, já que o cargo é ocupado por duas pessoas. A indenização solicitada foi de US$ 275 mil.
"Nem ela, nem eu - como pessoas que supostamente representam os Ramones - deveríamos usar o nome designado pelos integrantes e usá-lo como nosso [...] Eu acredito que é minha responsabilidade proteger o nome Ramones e Ramone para a banda, para o uso dos integrantes e para fazer o que é de interesse deles, não meu", afirmou Mitchel Hyman, em entrevista ao The Post traduzida pela Rolling Stone.
Linda Cummings-Ramone, por sua vez, acusou Mitchel Hyman de não trabalhar em prol da empresa e, sim, com interesse pessoal, pois ele estaria "negando, de forma irracional, o uso da Ramones IP". Ela pediu US$ 5 milhões em sua ação, sob alegação de que ele estaria violando acordo entre os dois e a assediando com processos litigiosos.
O processo parou nas mãos de Bob Donnelly, descrito como "árbitro" em uma solução alternativa, longe do poder judiciário. Donnelly constatou que os desentendimentos entre os dois resultaram em "oportunidades perdidas" para a marca Ramones, já que estava desencorajando investidores e parceiros comerciais. "Essa disputa interna provavelmente criou um ambiente tóxico que desencorajaria muitos promotores e apresentadores de querer investir seu tempo e dinheiro no desenvolvimento de um trabalho com os Ramones", afirmou ele.
Em seu veredicto, Bob Donnelly determinou que Linda Cummings-Ramone não use o termo "Ramones Ranch" sem autorização de Mitchel Hyman, mas ela pode utilizar as expressões "Johnny Ramone Ranch" e "Linda Ramone Ranch". Ela também foi autorizada a se apresentar como Linda Ramone no evento "Johnny Ramone Tribute", realizado anualmente em memória ao guitarrista, mas fora desse ambiente, terá de acrescentar o sobrenome Cummings, ficando Linda Cummings-Ramone.
Por sua vez, Mitchel Hyman foi impedido de se opor ou diminuir as oportunidades de negócios relacionados às marcas "Johnny Ramone" e "Linda Ramone". O "árbitro" ainda aconselhou que os dois "considerem o caminho perigoso onde estavam e façam algumas mudanças substanciais para evitar essas arbitragens caras e demoradas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
Alter Bridge, um novo recomeço
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu


O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Punk Rock: Os 25 maiores discos de todos os tempos segundo o Loudwire
Ted Nugent explica o que o Metallica tem e que falta pro Slayer, Megadeth e Ramones


