Biblioteca Nacional: fã de Andre Matos, novo presidente já criticou Legião e Caetano

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Folha de S. Paulo
Enviar correções  |  Ver Acessos

O jurista e filósofo Rafael Nogueira, nomeado nesta segunda-feira (2) como presidente da Biblioteca Nacional, tem causado polêmica com suas declarações passadas assim como Dante Mantovani, escolhido, na mesma data, para chefiar a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Kiko Loureiro: vídeo legendado mostra bastidores de show do Megadeth na FrançaSepultura: Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foto: Michel Jesus - Câmara dos Deputados
Foto: Michel Jesus - Câmara dos Deputados

O site do jornal Folha de S. Paulo publicou algumas informações a respeito de Nogueira, já que, até o momento, o presidente da Biblioteca Nacional não conversou com a imprensa a respeito de seu novo cargo. Assim como Mantovani, Nogueira afirma ser aluno de Olavo de Carvalho e faz comentários a respeito da música popular como um todo.

A reportagem aponta que "não é simples descobrir o que Rafael Nogueira [...] pensa sobre o universo do livro e da literatura". "Nos vídeos do seu canal no YouTube e em suas redes sociais, Nogueira fala sobre José Bonifácio, a saída do presidente do PSL, supostas fraudes nas urnas eletrônicas e passa adiante as palavras de Olavo de Carvalho. [...] Nogueira pouco fala sobre livros e literatura (nas redes sociais)", diz.

Em busca de publicações a respeito do segmento da literatura, os jornalistas da apuração encontraram publicações sobre o mundo da música. Em uma delas, feita em 2017, Rafael Nogueira diz: "Livros didáticos estão cheios de músicas de Caetano Veloso, Gabriel O Pensador, Legião Urbana. Depois não sabem por que está todo mundo analfabeto".

Por outro lado, o novo presidente da Biblioteca Nacional fez, neste ano, publicação lamentando a morte do vocalista Andre Matos (Angra, Shaman, Viper). "Nogueira conta que começou a fazer aulas de canto após escutar o músico, tratado como seu vocalista favorito. Ele também se disse fã de Angra e de Shaman - no Twitter, o novo presidente da Biblioteca Nacional diz que o melhor show de sua vida foi a gravação do DVD desta última banda", aponta a reportagem.

Confira a reportagem, na íntegra, no site da "Folha de S. Paulo".

Manifestação

Veículos como o site G1 reportaram que servidores da Biblioteca Nacoinal fizeram, nesta terça-feira (3), um protesto contra a nomeação de Rafael Nogueira, que, segundo eles, não é conhecido no segmento editorial e bibliográfico.

"A gente tentou buscar um trabalho dele na cultura, na nossa área, e não encontramos nenhuma. A gente não encontrou nenhuma qualificação dele para esse cargo, não sabemos como vai ser essa gestão", afirmou Maria Fernanda Nogueira, da Associação dos Servidores da Biblioteca Nacional, ao G1.

"Uma pessoa sem qualificação técnica, que nunca atuou na defesa do patrimônio bibliográfico, que não entende das políticas desenvolvidas pela Biblioteca Nacional", complementou a arquivista Gabriela Jordão.

Dante Mantovani

Nomeado na mesma data que Rafael Nogueira, só que para assumir a Funarte, Dante Mantovani já havia chamado atenção por suas declarações a respeito do rock em vídeo no YouTube, divulgado um mês antes de sua indicação.

Rock: estilo leva ao aborto e satanismo, diz novo presidente da FunarteRock
Estilo leva ao aborto e satanismo, diz novo presidente da Funarte

Ao buscar fazer uma conexão entre os Beatles e a teoria social Escola de Frankfurt, Dante Mantovani, que é maestro graduado em música, afirmou que "o rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto, que, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo". Ele também declarou que agentes comunistas infiltrados na Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) distribuíram a droga LSD para o público do festival Woodstock, em 1969. A intenção de tudo isso é "acabar com as famílias tradicionais", tidas como "base" do capitalismo.

As declarações em tom de teoria da conspiração viralizaram nas redes sociais e foram, no geral, bastante criticadas. Alguns veículos de comunicação destacaram que, em vídeos antigos, Mantovani fez outros comentários sobre o rock como um todo e declarou ser fã de bandas como Angra e Metallica.

Felipe Andreoli: ele tem vergonha de ver o Angra citado pelo presidente da FunarteFelipe Andreoli
Ele tem vergonha de ver o Angra citado pelo presidente da Funarte




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Legião Urbana"Todas as matérias sobre "Angra"Todas as matérias sobre "Andre Matos"


Kiko Loureiro: vídeo legendado mostra bastidores de show do Megadeth na FrançaKiko Loureiro
Vídeo legendado mostra bastidores de show do Megadeth na França

Luís Mariutti: confira bate-papo regado a Metal e Futebol no Footrock (vídeo)

Angra: Felipe Andreoli em vídeo tocando Tom Sawyer do Rush; homenagem a Neil PeartAngra
Felipe Andreoli em vídeo tocando "Tom Sawyer" do Rush; homenagem a Neil Peart

Tarja Turunen: Rafael Bittencourt participa de gravação de DVD, veja vídeoTarja Turunen
Rafael Bittencourt participa de gravação de DVD, veja vídeo

Edu Falaschi: veja momento do crossover entre o vocalista e o cantor do Calcinha PretaEdu Falaschi
Veja momento do crossover entre o vocalista e o cantor do Calcinha Preta

Andre Matos: 10 maiores momentos do cantor no Heavy Talk (vídeo)Andre Matos
10 maiores momentos do cantor no Heavy Talk (vídeo)

Edu Falaschi: vocalista do Calcinha Preta participará do primeiro show de nova turnêEdu Falaschi
Vocalista do Calcinha Preta participará do primeiro show de nova turnê

Angra: homenagem à Andre Matos e à artesã do painel de azulejos

Angra: Bruno Valverde comenta a incomparável influência de Neil Peart (vídeo)Angra
Bruno Valverde comenta a incomparável influência de Neil Peart (vídeo)

Kiko Loureiro: Saindo na Mão no Rock in Rio (vídeo)Kiko Loureiro
"Saindo na Mão no Rock in Rio" (vídeo)

Angra: as cinco melhores composições de Andre MatosAngra
As cinco melhores composições de Andre Matos

Angra: Kiko Loureiro conta que ainda ajuda a tomar decisões da bandaAngra
Kiko Loureiro conta que ainda ajuda a tomar decisões da banda


Sepultura: Andreas Kisser explica por que nunca rolará reuniãoSepultura
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião

Iron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da bandaIron Maiden
Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

adGoo336