Biblioteca Nacional: fã de Andre Matos, novo presidente já criticou Legião e Caetano
Por Igor Miranda
Fonte: Folha de S. Paulo
Postado em 04 de dezembro de 2019
O jurista e filósofo Rafael Nogueira, nomeado nesta segunda-feira (2) como presidente da Biblioteca Nacional, tem causado polêmica com suas declarações passadas assim como Dante Mantovani, escolhido, na mesma data, para chefiar a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
O site do jornal Folha de S. Paulo publicou algumas informações a respeito de Nogueira, já que, até o momento, o presidente da Biblioteca Nacional não conversou com a imprensa a respeito de seu novo cargo. Assim como Mantovani, Nogueira afirma ser aluno de Olavo de Carvalho e faz comentários a respeito da música popular como um todo.
Legião Urbana - Mais Novidades
A reportagem aponta que "não é simples descobrir o que Rafael Nogueira [...] pensa sobre o universo do livro e da literatura". "Nos vídeos do seu canal no YouTube e em suas redes sociais, Nogueira fala sobre José Bonifácio, a saída do presidente do PSL, supostas fraudes nas urnas eletrônicas e passa adiante as palavras de Olavo de Carvalho. [...] Nogueira pouco fala sobre livros e literatura (nas redes sociais)", diz.
Em busca de publicações a respeito do segmento da literatura, os jornalistas da apuração encontraram publicações sobre o mundo da música. Em uma delas, feita em 2017, Rafael Nogueira diz: "Livros didáticos estão cheios de músicas de Caetano Veloso, Gabriel O Pensador, Legião Urbana. Depois não sabem por que está todo mundo analfabeto".
Por outro lado, o novo presidente da Biblioteca Nacional fez, neste ano, publicação lamentando a morte do vocalista Andre Matos (Angra, Shaman, Viper). "Nogueira conta que começou a fazer aulas de canto após escutar o músico, tratado como seu vocalista favorito. Ele também se disse fã de Angra e de Shaman - no Twitter, o novo presidente da Biblioteca Nacional diz que o melhor show de sua vida foi a gravação do DVD desta última banda", aponta a reportagem.
Confira a reportagem, na íntegra, no site da "Folha de S. Paulo".
Manifestação
Veículos como o site G1 reportaram que servidores da Biblioteca Nacoinal fizeram, nesta terça-feira (3), um protesto contra a nomeação de Rafael Nogueira, que, segundo eles, não é conhecido no segmento editorial e bibliográfico.
"A gente tentou buscar um trabalho dele na cultura, na nossa área, e não encontramos nenhuma. A gente não encontrou nenhuma qualificação dele para esse cargo, não sabemos como vai ser essa gestão", afirmou Maria Fernanda Nogueira, da Associação dos Servidores da Biblioteca Nacional, ao G1.
"Uma pessoa sem qualificação técnica, que nunca atuou na defesa do patrimônio bibliográfico, que não entende das políticas desenvolvidas pela Biblioteca Nacional", complementou a arquivista Gabriela Jordão.
Dante Mantovani
Nomeado na mesma data que Rafael Nogueira, só que para assumir a Funarte, Dante Mantovani já havia chamado atenção por suas declarações a respeito do rock em vídeo no YouTube, divulgado um mês antes de sua indicação.
Ao buscar fazer uma conexão entre os Beatles e a teoria social Escola de Frankfurt, Dante Mantovani, que é maestro graduado em música, afirmou que "o rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto, que, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo". Ele também declarou que agentes comunistas infiltrados na Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) distribuíram a droga LSD para o público do festival Woodstock, em 1969. A intenção de tudo isso é "acabar com as famílias tradicionais", tidas como "base" do capitalismo.
As declarações em tom de teoria da conspiração viralizaram nas redes sociais e foram, no geral, bastante criticadas. Alguns veículos de comunicação destacaram que, em vídeos antigos, Mantovani fez outros comentários sobre o rock como um todo e declarou ser fã de bandas como Angra e Metallica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
Vocalista do Sex Pistols detona o visual "clichê" dos punks: "Sempre fui contra"
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O riff dos Rolling Stones que Keith Richards escolheria para tocar pelo resto da vida
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
A resposta de David Gilmour quando perguntado se tinha ciúmes de Roger Waters
Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima
5 curiosidades que ajudam a contar a história de Mingau, do Ultraje a Rigor
Rock: estilo leva ao aborto e satanismo, diz novo presidente da Funarte
Felipe Andreoli: ele tem vergonha de ver o Angra citado pelo presidente da Funarte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza



