Biblioteca Nacional: fã de Andre Matos, novo presidente já criticou Legião e Caetano
Por Igor Miranda
Fonte: Folha de S. Paulo
Postado em 04 de dezembro de 2019
O jurista e filósofo Rafael Nogueira, nomeado nesta segunda-feira (2) como presidente da Biblioteca Nacional, tem causado polêmica com suas declarações passadas assim como Dante Mantovani, escolhido, na mesma data, para chefiar a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Legião Urbana - Mais Novidades
O site do jornal Folha de S. Paulo publicou algumas informações a respeito de Nogueira, já que, até o momento, o presidente da Biblioteca Nacional não conversou com a imprensa a respeito de seu novo cargo. Assim como Mantovani, Nogueira afirma ser aluno de Olavo de Carvalho e faz comentários a respeito da música popular como um todo.
A reportagem aponta que "não é simples descobrir o que Rafael Nogueira [...] pensa sobre o universo do livro e da literatura". "Nos vídeos do seu canal no YouTube e em suas redes sociais, Nogueira fala sobre José Bonifácio, a saída do presidente do PSL, supostas fraudes nas urnas eletrônicas e passa adiante as palavras de Olavo de Carvalho. [...] Nogueira pouco fala sobre livros e literatura (nas redes sociais)", diz.
Em busca de publicações a respeito do segmento da literatura, os jornalistas da apuração encontraram publicações sobre o mundo da música. Em uma delas, feita em 2017, Rafael Nogueira diz: "Livros didáticos estão cheios de músicas de Caetano Veloso, Gabriel O Pensador, Legião Urbana. Depois não sabem por que está todo mundo analfabeto".
Por outro lado, o novo presidente da Biblioteca Nacional fez, neste ano, publicação lamentando a morte do vocalista Andre Matos (Angra, Shaman, Viper). "Nogueira conta que começou a fazer aulas de canto após escutar o músico, tratado como seu vocalista favorito. Ele também se disse fã de Angra e de Shaman - no Twitter, o novo presidente da Biblioteca Nacional diz que o melhor show de sua vida foi a gravação do DVD desta última banda", aponta a reportagem.
Confira a reportagem, na íntegra, no site da "Folha de S. Paulo".
Manifestação
Veículos como o site G1 reportaram que servidores da Biblioteca Nacoinal fizeram, nesta terça-feira (3), um protesto contra a nomeação de Rafael Nogueira, que, segundo eles, não é conhecido no segmento editorial e bibliográfico.
"A gente tentou buscar um trabalho dele na cultura, na nossa área, e não encontramos nenhuma. A gente não encontrou nenhuma qualificação dele para esse cargo, não sabemos como vai ser essa gestão", afirmou Maria Fernanda Nogueira, da Associação dos Servidores da Biblioteca Nacional, ao G1.
"Uma pessoa sem qualificação técnica, que nunca atuou na defesa do patrimônio bibliográfico, que não entende das políticas desenvolvidas pela Biblioteca Nacional", complementou a arquivista Gabriela Jordão.
Dante Mantovani
Nomeado na mesma data que Rafael Nogueira, só que para assumir a Funarte, Dante Mantovani já havia chamado atenção por suas declarações a respeito do rock em vídeo no YouTube, divulgado um mês antes de sua indicação.
Ao buscar fazer uma conexão entre os Beatles e a teoria social Escola de Frankfurt, Dante Mantovani, que é maestro graduado em música, afirmou que "o rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto, que, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo". Ele também declarou que agentes comunistas infiltrados na Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) distribuíram a droga LSD para o público do festival Woodstock, em 1969. A intenção de tudo isso é "acabar com as famílias tradicionais", tidas como "base" do capitalismo.
As declarações em tom de teoria da conspiração viralizaram nas redes sociais e foram, no geral, bastante criticadas. Alguns veículos de comunicação destacaram que, em vídeos antigos, Mantovani fez outros comentários sobre o rock como um todo e declarou ser fã de bandas como Angra e Metallica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
O cantor de rock que Chris Cornell dizia que jamais alcançaria; "sequer tentaria"
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Corey Feldman especula sobre a saúde mental de Roger Waters; "acho que ele é um pouco bipolar"
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Produtor que fez 31 shows de Paul Di'Anno lembra como era convívio com o vocalista
Quem são os "sultões do swing" que dão nome ao maior clássico do Dire Straits?
Slayer: Araya fala sobre fé e sua relação com o cristianismo
Rock: estilo leva ao aborto e satanismo, diz novo presidente da Funarte
Felipe Andreoli: ele tem vergonha de ver o Angra citado pelo presidente da Funarte
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest



