Biblioteca Nacional: fã de Andre Matos, novo presidente já criticou Legião e Caetano
Por Igor Miranda
Fonte: Folha de S. Paulo
Postado em 04 de dezembro de 2019
O jurista e filósofo Rafael Nogueira, nomeado nesta segunda-feira (2) como presidente da Biblioteca Nacional, tem causado polêmica com suas declarações passadas assim como Dante Mantovani, escolhido, na mesma data, para chefiar a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Legião Urbana - Mais Novidades
O site do jornal Folha de S. Paulo publicou algumas informações a respeito de Nogueira, já que, até o momento, o presidente da Biblioteca Nacional não conversou com a imprensa a respeito de seu novo cargo. Assim como Mantovani, Nogueira afirma ser aluno de Olavo de Carvalho e faz comentários a respeito da música popular como um todo.
A reportagem aponta que "não é simples descobrir o que Rafael Nogueira [...] pensa sobre o universo do livro e da literatura". "Nos vídeos do seu canal no YouTube e em suas redes sociais, Nogueira fala sobre José Bonifácio, a saída do presidente do PSL, supostas fraudes nas urnas eletrônicas e passa adiante as palavras de Olavo de Carvalho. [...] Nogueira pouco fala sobre livros e literatura (nas redes sociais)", diz.
Em busca de publicações a respeito do segmento da literatura, os jornalistas da apuração encontraram publicações sobre o mundo da música. Em uma delas, feita em 2017, Rafael Nogueira diz: "Livros didáticos estão cheios de músicas de Caetano Veloso, Gabriel O Pensador, Legião Urbana. Depois não sabem por que está todo mundo analfabeto".
Por outro lado, o novo presidente da Biblioteca Nacional fez, neste ano, publicação lamentando a morte do vocalista Andre Matos (Angra, Shaman, Viper). "Nogueira conta que começou a fazer aulas de canto após escutar o músico, tratado como seu vocalista favorito. Ele também se disse fã de Angra e de Shaman - no Twitter, o novo presidente da Biblioteca Nacional diz que o melhor show de sua vida foi a gravação do DVD desta última banda", aponta a reportagem.
Confira a reportagem, na íntegra, no site da "Folha de S. Paulo".
Manifestação
Veículos como o site G1 reportaram que servidores da Biblioteca Nacoinal fizeram, nesta terça-feira (3), um protesto contra a nomeação de Rafael Nogueira, que, segundo eles, não é conhecido no segmento editorial e bibliográfico.
"A gente tentou buscar um trabalho dele na cultura, na nossa área, e não encontramos nenhuma. A gente não encontrou nenhuma qualificação dele para esse cargo, não sabemos como vai ser essa gestão", afirmou Maria Fernanda Nogueira, da Associação dos Servidores da Biblioteca Nacional, ao G1.
"Uma pessoa sem qualificação técnica, que nunca atuou na defesa do patrimônio bibliográfico, que não entende das políticas desenvolvidas pela Biblioteca Nacional", complementou a arquivista Gabriela Jordão.
Dante Mantovani
Nomeado na mesma data que Rafael Nogueira, só que para assumir a Funarte, Dante Mantovani já havia chamado atenção por suas declarações a respeito do rock em vídeo no YouTube, divulgado um mês antes de sua indicação.
Ao buscar fazer uma conexão entre os Beatles e a teoria social Escola de Frankfurt, Dante Mantovani, que é maestro graduado em música, afirmou que "o rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto, que, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo". Ele também declarou que agentes comunistas infiltrados na Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) distribuíram a droga LSD para o público do festival Woodstock, em 1969. A intenção de tudo isso é "acabar com as famílias tradicionais", tidas como "base" do capitalismo.
As declarações em tom de teoria da conspiração viralizaram nas redes sociais e foram, no geral, bastante criticadas. Alguns veículos de comunicação destacaram que, em vídeos antigos, Mantovani fez outros comentários sobre o rock como um todo e declarou ser fã de bandas como Angra e Metallica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
Tommy DeCarlo morreu exatamente 19 anos depois que Brad Delp, vocalista original do Boston
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?
O álbum da coleção de Kiko Loureiro que Regis Tadeu tirou sarro quando descobriu
Filhinha de Tarja Turunen se junta à mãe e toca hit do Nightwish na bateria

Rock: estilo leva ao aborto e satanismo, diz novo presidente da Funarte
Felipe Andreoli: ele tem vergonha de ver o Angra citado pelo presidente da Funarte
Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O clássico da Legião Urbana usado como argumento para não cortarem "Infinita Highway"



