Biblioteca Nacional: fã de Andre Matos, novo presidente já criticou Legião e Caetano
Por Igor Miranda
Fonte: Folha de S. Paulo
Postado em 04 de dezembro de 2019
O jurista e filósofo Rafael Nogueira, nomeado nesta segunda-feira (2) como presidente da Biblioteca Nacional, tem causado polêmica com suas declarações passadas assim como Dante Mantovani, escolhido, na mesma data, para chefiar a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
O site do jornal Folha de S. Paulo publicou algumas informações a respeito de Nogueira, já que, até o momento, o presidente da Biblioteca Nacional não conversou com a imprensa a respeito de seu novo cargo. Assim como Mantovani, Nogueira afirma ser aluno de Olavo de Carvalho e faz comentários a respeito da música popular como um todo.
Legião Urbana - Mais Novidades
A reportagem aponta que "não é simples descobrir o que Rafael Nogueira [...] pensa sobre o universo do livro e da literatura". "Nos vídeos do seu canal no YouTube e em suas redes sociais, Nogueira fala sobre José Bonifácio, a saída do presidente do PSL, supostas fraudes nas urnas eletrônicas e passa adiante as palavras de Olavo de Carvalho. [...] Nogueira pouco fala sobre livros e literatura (nas redes sociais)", diz.
Em busca de publicações a respeito do segmento da literatura, os jornalistas da apuração encontraram publicações sobre o mundo da música. Em uma delas, feita em 2017, Rafael Nogueira diz: "Livros didáticos estão cheios de músicas de Caetano Veloso, Gabriel O Pensador, Legião Urbana. Depois não sabem por que está todo mundo analfabeto".
Por outro lado, o novo presidente da Biblioteca Nacional fez, neste ano, publicação lamentando a morte do vocalista Andre Matos (Angra, Shaman, Viper). "Nogueira conta que começou a fazer aulas de canto após escutar o músico, tratado como seu vocalista favorito. Ele também se disse fã de Angra e de Shaman - no Twitter, o novo presidente da Biblioteca Nacional diz que o melhor show de sua vida foi a gravação do DVD desta última banda", aponta a reportagem.
Confira a reportagem, na íntegra, no site da "Folha de S. Paulo".
Manifestação
Veículos como o site G1 reportaram que servidores da Biblioteca Nacoinal fizeram, nesta terça-feira (3), um protesto contra a nomeação de Rafael Nogueira, que, segundo eles, não é conhecido no segmento editorial e bibliográfico.
"A gente tentou buscar um trabalho dele na cultura, na nossa área, e não encontramos nenhuma. A gente não encontrou nenhuma qualificação dele para esse cargo, não sabemos como vai ser essa gestão", afirmou Maria Fernanda Nogueira, da Associação dos Servidores da Biblioteca Nacional, ao G1.
"Uma pessoa sem qualificação técnica, que nunca atuou na defesa do patrimônio bibliográfico, que não entende das políticas desenvolvidas pela Biblioteca Nacional", complementou a arquivista Gabriela Jordão.
Dante Mantovani
Nomeado na mesma data que Rafael Nogueira, só que para assumir a Funarte, Dante Mantovani já havia chamado atenção por suas declarações a respeito do rock em vídeo no YouTube, divulgado um mês antes de sua indicação.
Ao buscar fazer uma conexão entre os Beatles e a teoria social Escola de Frankfurt, Dante Mantovani, que é maestro graduado em música, afirmou que "o rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto, que, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo". Ele também declarou que agentes comunistas infiltrados na Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) distribuíram a droga LSD para o público do festival Woodstock, em 1969. A intenção de tudo isso é "acabar com as famílias tradicionais", tidas como "base" do capitalismo.
As declarações em tom de teoria da conspiração viralizaram nas redes sociais e foram, no geral, bastante criticadas. Alguns veículos de comunicação destacaram que, em vídeos antigos, Mantovani fez outros comentários sobre o rock como um todo e declarou ser fã de bandas como Angra e Metallica.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards
Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Rush adia dois shows após Geddy Lee ser diagnosticado com laringite e bronquite
Por que Renato Russo desistiu de tratar AIDS: "Foi por paixão; mexe com outras pessoas"
The Cure: Robert Smith revela a música que inspirou o nome da banda
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa

Rock: estilo leva ao aborto e satanismo, diz novo presidente da Funarte
Felipe Andreoli: ele tem vergonha de ver o Angra citado pelo presidente da Funarte
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A semelhança da relação de Ozzy e Renato Russo com a Bíblia, segundo Mauro Henrique
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Internauta pergunta se Legião Urbana é a melhor banda do Brasil e Rick Bonadio faz palestra
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
A opinião de Renato Russo sobre "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" de Tolkien



