Meu Funeral: Lançado o EP Tira-Gosto
Por Nathália da Silva Pandeló
Fonte: Build Up Media
Postado em 02 de dezembro de 2019
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Pulsante e irônico, intenso e satírico, o EP "Tira-Gosto", da banda Meu Funeral, chega para encerrar 2019 como um retrato desse ano - um caos ao qual somente sobreviveremos com irreverência. O trio entrega seu segundo EP com quatro faixas embaladas por referências do hardcore, punk e ska, mas incorporando também reflexos da música pop nacional - de Papatinho a Baco Exu do Blues, de Anitta a Emicida. Essa mescla de sonoridades já está disponível para streaming nas principais plataformas de streaming e chega acompanhada de um vídeo ao vivo para a canção "94".
Meu Funeral é um contrassenso. Por trás do nome macabro, a sonoridade é rápida, instigante, com letras que refletem o caos urbano sem cair em uma narrativa pesada. O peso vem das cordas enérgicas do baixo de Dan Menezes e guitarra nervosa de Pepe, em contraponto ao vocal malemolente do vocalista Lucas Araújo. O resultado são faixas de cerca de dois minutos que refletem sobre a tristeza generalizada ("Ninguém Mais Ouve Ska"), convivendo com diferenças ("94"), mediocridade (no single já revelado "Queimando a Mufa") e a passividade diante da sociedade atual ("Eu Tô Meio Podre") - tudo servido com leveza e descontração. Nas músicas do Meu Funeral, os clichês do indie rock se misturam à cadência do reggae, indo de provocações a respeito e empatia.
Assista ao clipe "Queimando a Mufa":
"Em termos de sonoridade, o EP representa a banda abraçando um pop mais amplo, indo irresponsavelmente além dos limites do estilo punk e hardcore. Isto é um reflexo do mergulho que fiz em todos os sons e nomes que fazem o pop nacional atual", explica Lucas Araújo.
Essa guinada é claramente perceptível pela estrutura do projeto, que foi registrado com o renomado engenheiro de som Jorge Guerreiro, que pilotou as gravações de Dead Fish, Pitty, Matanza e outros grandes nomes do rock nacional. Se por um lado, "Tira-Gosto" é uma obrigatória evolução em relação ao EP de estreia ("Demo", de 2018), por outro o trabalho foi norteado pela manutenção de uma estética crua, seca e direta - uma característica já associada à banda.
"Uma marca do Meu Funeral é a honestidade das mensagens e a simplicidade com que são transmitidas. Este EP contém mais um conjunto de canções que contam histórias do dia-a-dia de uma pessoa comum, ordinária, com alegrias e derrotas que fazem a vida de um brasileiro trabalhador comum. Essa abordagem abusa da ironia e do bom-humor, mas não de um jeito bobo: são um recurso para tratar de outra vertente bem forte no trabalho da banda, que é o engajamento político. Então dá pra dizer que é um retrato sob a ótica de alguém que pensa e localizado no espaço e no tempo, ou seja, o Brasil de 2019 e o mar de merda em que nos encontramos", completa o vocalista.
O EP "Tira-Gosto" vem para somar a uma trajetória que já chama atenção no cenário independente. Meu Funeral surgiu de conversas entre Lucas e Dan, ambos nomes já conhecidos na cena de Niterói e do Rio de Janeiro. A banda nasceu da proposta de compor canções que colocassem o dedo na ferida e não tivessem mais que dois minutos. Com a falta de disponibilidade imediata de Menezes para o projeto, Araújo se uniu a outros parceiros e gravou o EP "Demo" em formato ao vivo e em estilo do-it-yourself, completamente autoproduzido. O guitarrista Pepe foi recrutado já para o show de lançamento do trabalho no Teatro da UFF e logo em seguida chegou ao Circo Voador, com Meu Funeral abrindo para o Dead Fish. Posteriormente, Dan se uniu à banda, que começou a produção de "Tira-Gosto" no início de 2019.
Todas as canções são assinadas pelo vocalista Lucas Araújo. Jorge Guerreiro realizou a gravação, mixagem e masterização, além da co-produção ao lado da banda. A exceção é para o single "Queimando a mufa", que foi masterizado por Joe LaPorta (Beatles, David Bowie, Foo Fighters, Against Me) em Nova York.
"Tira-Gosto" já está disponível nas plataformas de streaming e a live session, no canal de YouTube da banda.
Ouça "Tira-Gosto":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
Led Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?
Andre Matos: confira o incrível alcance do vocalista
A banda amada por milhões que para Lemmy é "uma porcaria" se comparada com os Beatles

Músicas Ruins: blog elege as piores de grandes bandas do Rock/Metal
Lemmy Kilmister: "Estou pronto para morrer. Minha vida foi boa"
Guns N' Roses: Axl Rose conversa com fãs e abre o jogo!
O significado de "voz que gira bailando no ar" em "Tente Outra Vez" de Raul Seixas
Marilyn Manson: "perdi tudo por causa de Columbine"
Lemmy: "as pessoas se tornam melhores quando morrem"



