Dio sobre ser o criador do famoso símbolo do chifre com os dedos: "É claro que não!"
Por Mário Pescada
Postado em 04 de abril de 2023
Todo roqueiro aprende desde logo a fazer e reconhecer o que significa aquele famoso gesto feito com o dedo indicador e mindinho em analogia a um par de chifres, teoricamente, os chifres do próprio diabo. Sem dúvidas, o símbolo mais forte no universo do metal – ainda que de uns tempos para cá, muitas bandas e gente não ligada ao metal poste fotos fazendo ele, enfim....
Dio - Mais Novidades
O "chifrinho", como chamamos por aqui ou horns, na gringa, marcou também a história de ninguém menos que Ronnie James DIO, um dos seus maiores divulgadores em shows e fotos promocionais.
Já na capa de "Holy Diver" (1983), seu primeiro disco solo, o gesto está ali, feito pelo próprio diabo com sua mão esquerda, enquanto chicoteia sem dó nenhuma um pobre padre com uma corrente.

DIO é tido por muitos como o "pai" do gesto universal no metal, porém, ele mesmo desmente e explica, afinal de contas, o que é e significa o tal símbolo, como mostram os trechos abaixo do livro "Dream Evil: DIO Nos Anos 80", do escritor canadense Martin Popoff, lançado no Brasil pela Editora Denfire:
"Fui questionado muitas vezes sobre se eu inventei isso e sempre disse, "É claro, que não". Se eu fosse tão brilhante, não estaria mais aqui, não é? Talvez me tornasse presidente dos Estados Unidos e diria ‘Meus colegas americanos...’ ou ‘Meus colegas canadenses’, também, nesse caso. Sou de descendência italiana e meus avós de ambos os lados, pai e mãe, vieram da Itália para a América e eles tinham superstições. Quando eu era criança, minha avó segurava minha mão quando andávamos pela rua; às vezes ela via alguém e fazia o sinal com os chifres. Eu pensava, "Oh, o que é isso?"
"Finalmente aprendi que era chamado de Maloik, que nos dava proteção contra o mau-olhado. Ou você também pode dar a alguém o mau-olhado. Então, anos depois, especialmente quando entrei no BLACK SABBATH e Ozzy se foi, eu não queria continuar fazendo o sinal da paz que ele costumava fazer. Por algum motivo estranho, apesar de eu já ter feito o Maloik antes do RAINBOW, de repente saiu e lá estava."
"Então, inventei isso? Não. Mas aperfeiçoei e o tornei significativo? Sim, porque fiz isso muitas vezes, especialmente enquanto estava naquela grande banda, o BLACK SABBATH, que já tinha um nome incrível. Aí, você junta isso com o que as pessoas pensam que é, e pode-se dizer que se tornou mais meu do que de qualquer outra pessoa. E acho que o problema é que agora vemos isso nos shows da BRITNEY SPEARS, do BACKSTREET BOYS e do N´SYNC, por isso realmente perdeu seu significado. Mas, porque tenho a sorte de ter feito isso em demasia, é atribuído a mim mais do que a qualquer outra pessoa. Embora Gene Simmons lhe dirá que foi ele quem inventou isso, mas, é aquilo; Gene inventou a respiração, os sapatos e tudo mais. Todo mundo dirá isso, e ninguém o inventou; é apenas uma superstição de anos e anos atrás. Eu apenas decidi fazer o gesto com muita frequência."
"Dream Evil: DIO Nos Anos 80" (2022) pode ser encomendado diretamente com a Editora Denfire ou em lojas físicas. São 176 páginas em papel couchè 115g, acompanha o livro um card do mesmo tamanho com imagem do material de divulgação da época do single "We Rock" e um adesivo com a capa de "Holy Diver" (1983).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted

A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Bizarre Magazine: Quão bizarro era... Ronnie James Dio
O maior disco de heavy metal da história, na opinião de Doro Pesch


