Dio sobre ser o criador do famoso símbolo do chifre com os dedos: "É claro que não!"
Por Mário Pescada
Postado em 04 de abril de 2023
Todo roqueiro aprende desde logo a fazer e reconhecer o que significa aquele famoso gesto feito com o dedo indicador e mindinho em analogia a um par de chifres, teoricamente, os chifres do próprio diabo. Sem dúvidas, o símbolo mais forte no universo do metal – ainda que de uns tempos para cá, muitas bandas e gente não ligada ao metal poste fotos fazendo ele, enfim....
Dio - Mais Novidades
O "chifrinho", como chamamos por aqui ou horns, na gringa, marcou também a história de ninguém menos que Ronnie James DIO, um dos seus maiores divulgadores em shows e fotos promocionais.
Já na capa de "Holy Diver" (1983), seu primeiro disco solo, o gesto está ali, feito pelo próprio diabo com sua mão esquerda, enquanto chicoteia sem dó nenhuma um pobre padre com uma corrente.

DIO é tido por muitos como o "pai" do gesto universal no metal, porém, ele mesmo desmente e explica, afinal de contas, o que é e significa o tal símbolo, como mostram os trechos abaixo do livro "Dream Evil: DIO Nos Anos 80", do escritor canadense Martin Popoff, lançado no Brasil pela Editora Denfire:
"Fui questionado muitas vezes sobre se eu inventei isso e sempre disse, "É claro, que não". Se eu fosse tão brilhante, não estaria mais aqui, não é? Talvez me tornasse presidente dos Estados Unidos e diria ‘Meus colegas americanos...’ ou ‘Meus colegas canadenses’, também, nesse caso. Sou de descendência italiana e meus avós de ambos os lados, pai e mãe, vieram da Itália para a América e eles tinham superstições. Quando eu era criança, minha avó segurava minha mão quando andávamos pela rua; às vezes ela via alguém e fazia o sinal com os chifres. Eu pensava, "Oh, o que é isso?"
"Finalmente aprendi que era chamado de Maloik, que nos dava proteção contra o mau-olhado. Ou você também pode dar a alguém o mau-olhado. Então, anos depois, especialmente quando entrei no BLACK SABBATH e Ozzy se foi, eu não queria continuar fazendo o sinal da paz que ele costumava fazer. Por algum motivo estranho, apesar de eu já ter feito o Maloik antes do RAINBOW, de repente saiu e lá estava."
"Então, inventei isso? Não. Mas aperfeiçoei e o tornei significativo? Sim, porque fiz isso muitas vezes, especialmente enquanto estava naquela grande banda, o BLACK SABBATH, que já tinha um nome incrível. Aí, você junta isso com o que as pessoas pensam que é, e pode-se dizer que se tornou mais meu do que de qualquer outra pessoa. E acho que o problema é que agora vemos isso nos shows da BRITNEY SPEARS, do BACKSTREET BOYS e do N´SYNC, por isso realmente perdeu seu significado. Mas, porque tenho a sorte de ter feito isso em demasia, é atribuído a mim mais do que a qualquer outra pessoa. Embora Gene Simmons lhe dirá que foi ele quem inventou isso, mas, é aquilo; Gene inventou a respiração, os sapatos e tudo mais. Todo mundo dirá isso, e ninguém o inventou; é apenas uma superstição de anos e anos atrás. Eu apenas decidi fazer o gesto com muita frequência."
"Dream Evil: DIO Nos Anos 80" (2022) pode ser encomendado diretamente com a Editora Denfire ou em lojas físicas. São 176 páginas em papel couchè 115g, acompanha o livro um card do mesmo tamanho com imagem do material de divulgação da época do single "We Rock" e um adesivo com a capa de "Holy Diver" (1983).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?


Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
O vocalista que Paul Gilbert tentou recriar na guitarra; "não conseguia cantar como ele"
As músicas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio havia escrito para o Black Sabbath
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Mascotes do Metal: os dez maiores segundo The Gauntlet
As 10 músicas do Heavy Metal que moldaram o gênero nos anos 80


