Corey Taylor, do Slipknot, revela quanto se recebe por milhão de streams no YouTube
Por Igor Miranda
Fonte: Irish Times
Postado em 17 de janeiro de 2020
O vocalista Corey Taylor revelou, em entrevista ao Irish Times, que não concorda com o sistema atual de remuneração no streaming. Segundo ele, os números apresentados nos dias de hoje não são justos ou rentáveis para os músicos.
Taylor destacou que não dá para nenhum artista sobreviver apenas com os rendimentos de streaming. "Você ganha menos que centavos. Nos Estados Unidos, passamos por essa legislação (Music Modernization Act 2018), mas estão recorrendo e espero que ela seja derrubada", afirmou.
O cantor pontuou que não tem nenhum problema com o streaming em si, mas declarou: "Tenho amigos que precisaram sair da música, e são bandas populares, porque não conseguiam sobreviver. Para bandas intermediárias e inferiores, é difícil. Tocar no pub local e cobrar bilheteria na porta quase vale mais a pena. Você ganha mais dinheiro fazendo isso do que gravando um disco. As gravadoras ainda pegam a maior parte".
Em seguida, o entrevistador pediu para que Corey Taylor desse exemplos. "A taxa mais baixa é do YouTube. Cada visualização oferece 0,04% de um centavo. Em um milhão de streams, você recebe US$ 400, após contas rápidas na minha cabeça. As pessoas não conseguem viver com isso - e olha que não há muitos músicos que conseguem atingir esses números", disse.
O cantor reforçou que boa parte do valor vai para as gravadoras de qualquer forma. "As plataformas de streaming não querem pagar os talentos que fazem as músicas e, mesmo assim, ganham bilhões de dólares. Compram edifícios gigantescos e não querem pagar quem deu essa grana para eles. É insano. Algo precisa mudar", afirmou.
Ele foi perguntado, então, se o Metallica estava certo quando liderou uma ação contra o Napster, programa de compartilhamento gratuito de músicas, na virada do século. "Estavam certíssimos. Não estou dizendo que essas pessoas deveriam ter morrido, só que a tecnologia iria arruinar a vida de muitas pessoas, sejam mídias sociais ou pessoas que usam tecnologia para invadir países. Está fora de controle. Não há freios ou contrapesos", respondeu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire

Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Kelly Osbourne e Sid Wilson (Slipknot) rompem relação, diz tabloide britânico
Slipknot - fala de Clown sobre IA reacende debate sobre tecnologia, criatividade e tradição
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
A música irresistível do hair metal para Corey Taylor (Slipknot)
O álbum de hard rock que Corey Taylor chamou de "um dos piores de todos os tempos"
Andreas Kisser revela como Eloy Casagrande comunicou sua ida para o Slipknot


