Carnaval: a curiosa semelhança entre Mangueira e Dorsal Atlântica
Por Mário Pescada
Fonte: Terra
Postado em 26 de fevereiro de 2020
Um fato curioso chamou a atenção de alguns headbangers nesse carnaval: a semelhança entre a polêmica alegoria utilizada pela escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira e a capa de um disco, da também carioca banda de heavy metal, DORSAL ATLÂNTICA.
A escola de samba trouxe para a Marquês de Sapucaí na noite de 23 para 24 de fevereiro, o samba-enredo "A Verdade vos Fará Livre", baseado no evangelho de João (8,32). A polêmica ocorreu devido ao uso da imagem de um Jesus que apanhava da polícia e que surgiu como mulher, índio e negro, este preso a uma cruz com cabelos descoloridos e cheio de balas alojadas no corpo.
Dorsal Atlântica - Mais Novidades
O fato, aliado as diversas indiretas contra o atual Governo no samba enredo, não agradou muita gente. O presidente Jair Bolsonaro, seu filho Carlos e o Ministro Luiz Ramos se manifestaram publicamente nas redes sociais, apoiados por diversos seguidores. Por outro lado, muitas pessoas apoiaram o uso da imagem, como uma forma de representação das minorias.
Polêmicas a parte, o curioso é a semelhança - e impacto - da imagem quase 30 anos depois.
Explico: em 1994, a lendária banda de heavy metal carioca DORSAL ATLÂNTICA, fez uso de uma imagem muito parecida para estampar a capa do seu disco "Alea Jacta Est".
O disco, uma ópera rock lançado pela gravadora mineira Cogumelo Records, conta, adivinhem... a história de um Jesus negro e favelado nascido no Rio de Janeiro. A icônica capa (na minha opinião, uma das mais originais que já vi), traz um Cristo negro, pregado a um poste de luz como se fosse a cruz, as margens de uma favela, sob vigília da polícia e ainda sendo transmitido por uma emissora de tv!
É muito provável que a Mangueira não tenha se baseado na capa do disco da DORSAL ATLÂNTICA ou mesmo que conheça a banda, mas as semelhanças foram muito próximas - quase 30 anos depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Filho de Chino Moreno (Deftones) sobe ao palco com o Soulfly
Power Quest anuncia saída de vocalista que entrou no Dragonforce
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
O álbum do Bon Jovi que quase se chamou "Guns N' Roses"
A banda lendária que envelheceu mal e não acabou dignamente, segundo Noel Gallagher
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin
Todos os rockstars que já recusaram ser condecorados pela rainha Elizabeth II
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
A curiosa história da última foto de Axl e Slash num show do Guns N' Roses em 23 anos
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV



