Carnaval: a curiosa semelhança entre Mangueira e Dorsal Atlântica
Por Mário Pescada
Fonte: Terra
Postado em 26 de fevereiro de 2020
Um fato curioso chamou a atenção de alguns headbangers nesse carnaval: a semelhança entre a polêmica alegoria utilizada pela escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira e a capa de um disco, da também carioca banda de heavy metal, DORSAL ATLÂNTICA.
A escola de samba trouxe para a Marquês de Sapucaí na noite de 23 para 24 de fevereiro, o samba-enredo "A Verdade vos Fará Livre", baseado no evangelho de João (8,32). A polêmica ocorreu devido ao uso da imagem de um Jesus que apanhava da polícia e que surgiu como mulher, índio e negro, este preso a uma cruz com cabelos descoloridos e cheio de balas alojadas no corpo.
Dorsal Atlântica - Mais Novidades
O fato, aliado as diversas indiretas contra o atual Governo no samba enredo, não agradou muita gente. O presidente Jair Bolsonaro, seu filho Carlos e o Ministro Luiz Ramos se manifestaram publicamente nas redes sociais, apoiados por diversos seguidores. Por outro lado, muitas pessoas apoiaram o uso da imagem, como uma forma de representação das minorias.
Polêmicas a parte, o curioso é a semelhança - e impacto - da imagem quase 30 anos depois.
Explico: em 1994, a lendária banda de heavy metal carioca DORSAL ATLÂNTICA, fez uso de uma imagem muito parecida para estampar a capa do seu disco "Alea Jacta Est".
O disco, uma ópera rock lançado pela gravadora mineira Cogumelo Records, conta, adivinhem... a história de um Jesus negro e favelado nascido no Rio de Janeiro. A icônica capa (na minha opinião, uma das mais originais que já vi), traz um Cristo negro, pregado a um poste de luz como se fosse a cruz, as margens de uma favela, sob vigília da polícia e ainda sendo transmitido por uma emissora de tv!

É muito provável que a Mangueira não tenha se baseado na capa do disco da DORSAL ATLÂNTICA ou mesmo que conheça a banda, mas as semelhanças foram muito próximas - quase 30 anos depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Por que Ritchie Blackmore decidiu tocar com o Deep Purple, segundo o próprio
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
Nergal se declara "aquele boomer" e diz não gostar de 95% da música de hoje
A música do "Sgt. Pepper's" gravada por John Lennon acidentalmente chapado de LSD
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
A doce canção dos Stones que teria sido inspirada em uma relação de Jagger com outro rockstar
O maior guitarrista de hard rock de todos os tempos, segundo Tom Morello
Os três músicos que tocam juntos e que, para Rick Rubin, são o máximo da musicalidade



Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
5 bandas de metal nacional dos anos 1980 que mereciam ter mais sucesso
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos



