Carnaval: a curiosa semelhança entre Mangueira e Dorsal Atlântica
Por Mário Pescada
Fonte: Terra
Postado em 26 de fevereiro de 2020
Um fato curioso chamou a atenção de alguns headbangers nesse carnaval: a semelhança entre a polêmica alegoria utilizada pela escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira e a capa de um disco, da também carioca banda de heavy metal, DORSAL ATLÂNTICA.
A escola de samba trouxe para a Marquês de Sapucaí na noite de 23 para 24 de fevereiro, o samba-enredo "A Verdade vos Fará Livre", baseado no evangelho de João (8,32). A polêmica ocorreu devido ao uso da imagem de um Jesus que apanhava da polícia e que surgiu como mulher, índio e negro, este preso a uma cruz com cabelos descoloridos e cheio de balas alojadas no corpo.
Dorsal Atlântica - Mais Novidades
O fato, aliado as diversas indiretas contra o atual Governo no samba enredo, não agradou muita gente. O presidente Jair Bolsonaro, seu filho Carlos e o Ministro Luiz Ramos se manifestaram publicamente nas redes sociais, apoiados por diversos seguidores. Por outro lado, muitas pessoas apoiaram o uso da imagem, como uma forma de representação das minorias.
Polêmicas a parte, o curioso é a semelhança - e impacto - da imagem quase 30 anos depois.
Explico: em 1994, a lendária banda de heavy metal carioca DORSAL ATLÂNTICA, fez uso de uma imagem muito parecida para estampar a capa do seu disco "Alea Jacta Est".
O disco, uma ópera rock lançado pela gravadora mineira Cogumelo Records, conta, adivinhem... a história de um Jesus negro e favelado nascido no Rio de Janeiro. A icônica capa (na minha opinião, uma das mais originais que já vi), traz um Cristo negro, pregado a um poste de luz como se fosse a cruz, as margens de uma favela, sob vigília da polícia e ainda sendo transmitido por uma emissora de tv!

É muito provável que a Mangueira não tenha se baseado na capa do disco da DORSAL ATLÂNTICA ou mesmo que conheça a banda, mas as semelhanças foram muito próximas - quase 30 anos depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
Para Rob Halford, nunca existirá uma banda como o Pantera
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
O dia que John Lennon confidenciou segredo a Pelé no intervalo de sua aula de japonês
Bruce Dickinson: Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose
Religião: os rockstars que se converteram

Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
5 bandas de metal nacional dos anos 1980 que mereciam ter mais sucesso
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos



