Carnaval: a curiosa semelhança entre Mangueira e Dorsal Atlântica
Por Mário Pescada
Fonte: Terra
Postado em 26 de fevereiro de 2020
Um fato curioso chamou a atenção de alguns headbangers nesse carnaval: a semelhança entre a polêmica alegoria utilizada pela escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira e a capa de um disco, da também carioca banda de heavy metal, DORSAL ATLÂNTICA.
A escola de samba trouxe para a Marquês de Sapucaí na noite de 23 para 24 de fevereiro, o samba-enredo "A Verdade vos Fará Livre", baseado no evangelho de João (8,32). A polêmica ocorreu devido ao uso da imagem de um Jesus que apanhava da polícia e que surgiu como mulher, índio e negro, este preso a uma cruz com cabelos descoloridos e cheio de balas alojadas no corpo.
Dorsal Atlântica - Mais Novidades
O fato, aliado as diversas indiretas contra o atual Governo no samba enredo, não agradou muita gente. O presidente Jair Bolsonaro, seu filho Carlos e o Ministro Luiz Ramos se manifestaram publicamente nas redes sociais, apoiados por diversos seguidores. Por outro lado, muitas pessoas apoiaram o uso da imagem, como uma forma de representação das minorias.
Polêmicas a parte, o curioso é a semelhança - e impacto - da imagem quase 30 anos depois.
Explico: em 1994, a lendária banda de heavy metal carioca DORSAL ATLÂNTICA, fez uso de uma imagem muito parecida para estampar a capa do seu disco "Alea Jacta Est".
O disco, uma ópera rock lançado pela gravadora mineira Cogumelo Records, conta, adivinhem... a história de um Jesus negro e favelado nascido no Rio de Janeiro. A icônica capa (na minha opinião, uma das mais originais que já vi), traz um Cristo negro, pregado a um poste de luz como se fosse a cruz, as margens de uma favela, sob vigília da polícia e ainda sendo transmitido por uma emissora de tv!

É muito provável que a Mangueira não tenha se baseado na capa do disco da DORSAL ATLÂNTICA ou mesmo que conheça a banda, mas as semelhanças foram muito próximas - quase 30 anos depois.


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Cinco solos subestimados de Eddie Van Halen - mas um deles não é bem assim...
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Bill Hudson: "Qualquer coisa que não são essas duas bandas é percebida pelo público como amador"
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Lobão coloca dois álbuns de rock nacional obrigatórios junto com Led Zeppelin e Black Sabbath
O hit dos Beatles cuja letra o pai de Paul McCartney queria mudar
Rock Life - ACDC: O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada


A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio



