Zé do Caixão: Kirk Hammett, do Metallica, lamenta morte de José Mojica Marins
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter
Postado em 20 de fevereiro de 2020
O guitarrista Kirk Hammett, do Metallica, lamentou a morte de José Mojica Marins, ator e cineasta conhecido pelo personagem Zé do Caixão, em suas redes sociais. O artista brasileiro faleceu aos 83 anos, em decorrência de uma broncopneumonia.
"Descanse em paz, Mister Coffin! Iconoclasta do horror brasileiro José Mojica Marins, também conhecido como Coffin Joe, morre aos 83 anos", diz a mensagem de Hammett, citando o nome pelo qual Zé do Caixão é conhecido no exterior: Coffin Joe (algo como "Joe do Caixão", em tradução livre).
Veja:
Kirk Hammett, como muitos sabem, é grande admirador do universo do terror. Em entrevistas, o guitarrista do Metallica conta que a paixão pelos filmes do gênero teve início quando ele tinha 5 anos, após machucar o braço em uma briga com a irmã e ter que ficar "de molho" em frente à televisão.
Em 2012, Hammett lançou um filme chamado "Too Much Horror Business", em que mostra uma coleção de fotos detalhando sua paixão por filmes e itens colecionáveis de terror. Ele também promove, anualmente, um evento de terror chamado "Kirk Von Hammett's Fear FestEvil".
José Mojica Marins, conhecido pelo personagem Zé do Caixão, morreu de broncopneumonia aos 83 anos. Considerado o mestre do terror brasileiro, o cineasta estava internado em um hospital de São Paulo há alguns dias antes de falecer. Ele sofreu duas paradas cardíacas em 2014.
Nascido em 13 de março de 1936, em São Paulo, José Mojica Marins é notável por seus diversos trabalhos no cinema brasileiro. Um dos influenciadores do chamado "movimento marginal" do segmento cinematográfico, ele produziu em gêneros como drama, aventura, faroeste e até pornochanchada, mas se consagrou mesmo no terror.
O personagem mais célebre de Mojica é o Zé do Caixão - de tão conhecido, o ator e cineasta era comumente chamado pelo nome do vilão fictício. O sádico agente que matava todo mundo em busca da mulher que lhe desse uma criança perfeita aparece em 10 filmes, além de ser representado livremente em diversas produções.
Como diretor, José Mojica Marins trabalhou em cerca de 40 filmes. Já como ator, o catálogo ultrapassa 25 produções.
Além de seu trabalho no cinema, Mojica tem uma relação próxima com o público do rock e heavy metal. Participou gravando um monólogo para o Sepultura, no álbum "Against" (1998), registrou colaboração na música "Zé do Caixão", do grupo Metacrose, e esteve em clipes de bandas como Zumbis do Espaço, além de outros trabalhos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps