Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, mestre do terror brasileiro
Por Igor Miranda
Fonte: Folha de S. Paulo
Postado em 19 de fevereiro de 2020
O ator e cineasta José Mojica Marins, famoso pelo personagem Zé do Caixão, morreu aos 83 anos. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (19), pela atriz Liz Marins, filha do artista.
Considerado o mestre do terror brasileiro, José Mojica Marins estava internado em hospital de São Paulo em decorrência de uma broncopneumonia. Ele já havia sofrido duas paradas cardíacas em 2014.
Nascido em 13 de março de 1936, em São Paulo, José Mojica Marins é notável por seus diversos trabalhos no cinema brasileiro. Um dos influenciadores do chamado "movimento marginal" do segmento cinematográfico, ele produziu em gêneros como drama, aventura, faroeste e até pornochanchada, mas se consagrou mesmo no terror.
O personagem mais célebre de Mojica é o Zé do Caixão - de tão conhecido, o ator e cineasta era comumente chamado pelo nome do vilão fictício. O sádico agente que matava todo mundo em busca da mulher que lhe desse uma criança perfeita aparece em 10 filmes, além de ser representado livremente em diversas produções.
Como diretor, José Mojica Marins trabalhou em cerca de 40 filmes. Já como ator, o catálogo ultrapassa 25 produções.
Além de seu trabalho no cinema, Mojica tem uma relação próxima com o público do rock e heavy metal. Participou gravando um monólogo para o Sepultura, no álbum "Against" (1998), registrou colaboração na música "Zé do Caixão", do grupo Metacrose, e esteve em clipes de bandas como Zumbis do Espaço, além de outros trabalhos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
Vocalista do Queensryche diz que não aquece a voz antes de fazer shows
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
A prática do Chacrinha que o Capital Inicial não aceitou e denunciou para a imprensa
A música do Ramones que Renato Russo usou para compor "Que País é Este?"
Kevin Chown, baixista do Steelheart, morre aos 56 anos
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Morre Bobby Prince, autor das trilhas do game "Doom"
Em 05/04/1994: Kurt Cobain, líder da banda Nirvana, suicida-se no auge da fama
Em 15/04/2001: o mundo perdia Joey Ramone, em um dos dias mais tristes do rock



