Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, mestre do terror brasileiro
Por Igor Miranda
Fonte: Folha de S. Paulo
Postado em 19 de fevereiro de 2020
O ator e cineasta José Mojica Marins, famoso pelo personagem Zé do Caixão, morreu aos 83 anos. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (19), pela atriz Liz Marins, filha do artista.
Considerado o mestre do terror brasileiro, José Mojica Marins estava internado em hospital de São Paulo em decorrência de uma broncopneumonia. Ele já havia sofrido duas paradas cardíacas em 2014.
Nascido em 13 de março de 1936, em São Paulo, José Mojica Marins é notável por seus diversos trabalhos no cinema brasileiro. Um dos influenciadores do chamado "movimento marginal" do segmento cinematográfico, ele produziu em gêneros como drama, aventura, faroeste e até pornochanchada, mas se consagrou mesmo no terror.
O personagem mais célebre de Mojica é o Zé do Caixão - de tão conhecido, o ator e cineasta era comumente chamado pelo nome do vilão fictício. O sádico agente que matava todo mundo em busca da mulher que lhe desse uma criança perfeita aparece em 10 filmes, além de ser representado livremente em diversas produções.
Como diretor, José Mojica Marins trabalhou em cerca de 40 filmes. Já como ator, o catálogo ultrapassa 25 produções.
Além de seu trabalho no cinema, Mojica tem uma relação próxima com o público do rock e heavy metal. Participou gravando um monólogo para o Sepultura, no álbum "Against" (1998), registrou colaboração na música "Zé do Caixão", do grupo Metacrose, e esteve em clipes de bandas como Zumbis do Espaço, além de outros trabalhos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
A única banda dos anos 1960 que a indústria não sacaneou, segundo Paul Rodgers
Dave Mustaine diz que cada show do Megadeth custa mais de 50 mil dólares para a banda
O álbum do Genesis considerado por Phil Collins o auge da banda
A banda de rock clássica que era briguenta e marrenta demais, segundo Regis Tadeu

Cantora Dolly Parton morre aos 80 anos de idade
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Em 27/08/1990: Stevie Ray Vaughan morre em um acidente de helicóptero



