Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, mestre do terror brasileiro
Por Igor Miranda
Fonte: Folha de S. Paulo
Postado em 19 de fevereiro de 2020
O ator e cineasta José Mojica Marins, famoso pelo personagem Zé do Caixão, morreu aos 83 anos. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (19), pela atriz Liz Marins, filha do artista.
Considerado o mestre do terror brasileiro, José Mojica Marins estava internado em hospital de São Paulo em decorrência de uma broncopneumonia. Ele já havia sofrido duas paradas cardíacas em 2014.
Nascido em 13 de março de 1936, em São Paulo, José Mojica Marins é notável por seus diversos trabalhos no cinema brasileiro. Um dos influenciadores do chamado "movimento marginal" do segmento cinematográfico, ele produziu em gêneros como drama, aventura, faroeste e até pornochanchada, mas se consagrou mesmo no terror.
O personagem mais célebre de Mojica é o Zé do Caixão - de tão conhecido, o ator e cineasta era comumente chamado pelo nome do vilão fictício. O sádico agente que matava todo mundo em busca da mulher que lhe desse uma criança perfeita aparece em 10 filmes, além de ser representado livremente em diversas produções.
Como diretor, José Mojica Marins trabalhou em cerca de 40 filmes. Já como ator, o catálogo ultrapassa 25 produções.
Além de seu trabalho no cinema, Mojica tem uma relação próxima com o público do rock e heavy metal. Participou gravando um monólogo para o Sepultura, no álbum "Against" (1998), registrou colaboração na música "Zé do Caixão", do grupo Metacrose, e esteve em clipes de bandas como Zumbis do Espaço, além de outros trabalhos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
O creme facial que inspirou um dos maiores clássicos da história dos Beatles
As regras de Sharon na relação de Ozzy Osbourne com as groupies
O "desinteressado" membro que faltava às sessões de "Sgt. Pepper's", dos Beatles

Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
Em 19/03/1982: Randy Rhoads morre em um acidente de avião



