Tengger Cavalry: Da China para o mundo
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 12 de fevereiro de 2020
No ano de 2010, se formou na China a banda TENGGER CAVALRY, mesclando de forma muito competente o Folk Metal com o Death Metal Melódico. Basicamente, a banda se dedicou, desde sua formação, a misturar som pesado com a música tradicional de seu país de origem, inclusive fazendo uso de instrumentos típicos da música tradicional chinesa, como o morin khuur. E não tardou para o TENGGER CAVALRY se estabelecer como um dos mais importantes e prolíficos grupos de som pesado da China, ao lado dos excelentes VOODOO KUNGFU, NINE TREASURES e TANG DYNASTY. Em 2017, o TENGGER CAVALRY se tornou a segunda banda chinesa a se apresentar no festival Wacken Open Air (a primeira fora o VOODOO KUNGFU). A região de origem do TENGGER CAVALRY é a Mongólia Interior, na parte sul da China (atenção aqui: eu já vi gente afirmando que a banda é da Mongólia; não é nada disso: Mongólia Interior é uma região desértica da China – onde pousam as espaçonaves Shenzhou, ao final de suas missões – e não tem nada a ver com o país chamado Mongólia; olha só onde você veio a ter aula de Geografia!). Contudo, embora este quinteto tenha sido criado na China, o mesmo é atualmente formado por apenas dois chineses; os outros três membros atuais são estadunidenses (!). A explicação: a banda, atualmente, reside nos Estados Unidos. Ao longo da carreira do grupo, nada menos que onze músicos já passaram por sua formação, se retirando posteriormente: seis chineses (um deles, falecido em 2019), um russo, um ucraniano e três estadunidenses. Desde o início, as músicas do TENGGER CAVALRY abordam como temática a história, folclore e contos populares dos povos do interior da China.
Algo que muito chama a atenção no trabalho do TENGGER CAVALRY é sua extensa discografia: a banda já lançou nada menos que 46 trabalhos, desde sua formação. Destes, temos uma demo, quinze álbuns de estúdio, 16 singles, 5 EPs, 3 álbuns ao vivo e duas coletâneas, além de participações em álbuns split, com outras bandas. Dá para acreditar que desde sua formação, em 2010, a banda já lançou tudo isso? Incrível: em 2016, o ano mais prolífico do TENGGER CAVALRY, a banda lançou nada menos que quatro álbuns de estúdio (!), além de singles, EPS e participações em álbuns com outras bandas. A marca registrada do grupo é a adição de instrumentos folclóricos chineses ao peso do Heavy Metal, além dos tradicionais cantos orientais feitos diretamente com a garganta, o que nos remete de imediato ao grupo mongol THE HU.
Em meio ao mar de músicas criadas pela banda, fica difícil encontrar uma que se destaque das demais. Uma delas, chamada "Golden Horde", me lembrou muito a sonoridade da banda ZINDAN, do Uzbequistão, enquanto outras nos remetem, de imediato, aos mongóis do THE HU. Além de "Golden Horde", se destacam entre as criações do grupo, as músicas "Ride Into Grave And Glory" "You and I Under the Same Sky" e a excelente "Lane Wolf". E aqui, registramos um fato interessante: praticamente todas as músicas do grupo são batizadas e cantadas em inglês, o que parece evidenciar o desejo de solidificar seu nome no exterior. A julgar pela excelente qualidade das músicas do grupo (e o fato de já haver se apresentado até mesmo no Wacken Open Air), isso não tardará a acontecer.
Bandas similares:
THE HU, da Mongólia;
ZINDAN, do Cazaquistão;
NINE TREASURES, da China;
ELUVEITIE, da Suíça;
MONGOL, do Canadá;
KORPIKLAANI, da Finlândia;
SKYFORGER, da Letônia;
FINNTROLL, da Finlândia;
ARKONA, da Rússia.
http://tengger-cavalry.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A incrível música do Megadeth que foi escrita e gravada em menos de meia hora
David Gilmour elege suas seis favoritas do Pink Floyd
Dia do Professor: dez discos que são verdadeiras aulas de heavy metal

Bon Jovi: o mistério de Tommy e Gina em "Livin' On A Prayer"
Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revista
Rodolfo: "O rock brasileiro entrou numa crise desde o começo dos anos 2000"
Indústria: atrizes pornô começam a seguir mesmo rumo das bandas



