Judas Priest: para Rob Halford, há espaço para debater política no heavy metal
Por Igor Miranda
Fonte: Metal Hammer
Postado em 17 de março de 2020
O vocalista Rob Halford falou, em entrevista à revista "Metal Hammer", sobre a importância de se discutir sobre política dentro do cenário heavy metal. O cantor é homossexual e defende a visibilidade e os direitos da população LGBTQI+, além de apresentar, ocasionalmente, seus posicionamentos em letras de músicas de sua banda, o Judas Priest.
Ao ser perguntado se há espaço para a política no heavy metal, Halford respondeu: "Absolutamente. Estou colocando minhas posições na música do Priest por boa parte da minha vida. Porém, está disfarçada com fumaça e espelhos".
Em seguida, o cantor citou um exemplo de música que traz posicionamentos políticos mais evidentes. "Pegue uma canção como 'Evil Never Dies' (do álbum 'Firepower', de 2018). Faço algumas reflexões lá e eu sei o que quero dizer", afirmou.
Contudo, Halford pontuou, o espaço da música não é o mais adequado para se debater política porque é um segmento utilizado, justamente, para esquecer dos problemas da "vida real". "Especialmente para uma banda como o Priest, a música é sobre escapismo. Se eu ouvir mais alguma coisa sobre Brexit, não sei o que vou fazer", disse.
Por fim, o Metal God concluiu: "Para mim, há espaço para política e aplaudo bandas que tornam isso importante dentro do que fazem. No entanto, comigo, as pistas estão lá se você quiser procurar".
Além das posições colocadas em suas músicas, Rob Halford tem falado mais sobre política, especialmente sobre a causa LGBTQI+, em entrevistas. Em 2018, durante bate-papo com o Colorado Springs Independent, o vocalista disse que a comunidade citada sofre discriminação e criticou o atual governo dos Estados Unidos.
"O mais legal da democracia americana é que a pessoa da Casa Branca muda a casa quatro ou oito anos, o que não é nada comparado a uma vida toda. Sinto que a comunidade LGBTQ está sendo totalmente ignorada pelo atual governo. Acho isso imperdoável. Então, eu aplaudo o Equality Act que Nancy (Pelosi) e Chuck (Schumer) e todos fizeram passar recentemente", disse, em menção a dois políticos americanos e um termo de igualdade de orientação sexual nos EUA.
Em seguida, ele destacou: "Temos essa música no último álbum do Priest, 'No Surrender' (algo como 'sem se render') que é o que é. A vida é sobre não se render, não desistir e não ceder. Quando uma massa de milhões de pessoas em um país é ignorada, isso me deixa p*to, mas também me fortalece, em dá mais energia para lidar com o que precisa ser tratado", afirmou.
À revista Kerrang!, também em 2018, Halford comparou a discriminação contra gays com a que fãs de heavy metal sofrem por gostarem do estilo musical. "Ainda temos um longo caminho a percorrer. Acho que a comunidade LGBTQ, como nos chamamos agora, ainda precisa trabalhar muito em termos de igualdade. No entanto, é muito parecido com o metal ser a ovelha negra do rock, com pessoas dizendo: 'Você não gosta de heavy metal, gosta? Não é música, é uma porcaria'. Você pode aplicar a mesma situação à comunidade gay. É uma experiência semelhante", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps