Por que a capa de "Paranoid", do Black Sabbath, não faz sentido, segundo Iommi
Por Igor Miranda
Fonte: The Conversation / UG
Postado em 12 de abril de 2020
O guitarrista Tony Iommi revelou, em entrevista ao The Conversation transcrita pelo Ultimate Guitar, por que acredita que a capa do álbum "Paranoid", o segundo do Black Sabbath, não faz sentido. O disco foi lançado em 1970, meses após o trabalho de estreia, autointitulado, também daquele ano.
Black Sabbath - Mais Novidades
De acordo com Iommi, originalmente, o Black Sabbath queria que o título do álbum fosse "Walpurgis", descrito pelo baixista Geezer Butler como "o Natal dos satanistas". A gravadora barrou a ideia e a banda, então, quis chamar o disco de "War Pigs".
A icônica música de abertura também era intitulada "Walpurgis". Após a mudança do título do álbum, a canção também foi alterada.
A capa foi desenvolvida com o conceito pensado para "War Pigs", que, em português, significa algo como "Porcos de guerra". A letra é descrita como uma composição "anti-guerra" pelo vocalista Ozzy Osbourne, enquanto que Geezer Butler, o autor da canção, diz que há uma abordagem direta sobre a Guerra do Vietnã, opondo-se ao conflito. "É totalmente contra a Guerra do Vietnã, sobre como esses ricos políticos e pessoas ricas iniciam todas as guerras para seu benefício e que todos os pobres morrem por eles", disse Butler, no passado, em entrevista ao jornalista Martin Popoff.
O problema é que a capa já estava pronta quando a gravadora decidiu mudar o título do álbum novamente. Agora, os executivos da Warner decidiram chamá-lo de "Paranoid", em referência a outra música do álbum.
Nesta entrevista, Tony Iommi, comenta: "A capa do álbum 'Paranoid' não tem nada a ver com a música 'Paranoid'. O disco se chamaria 'War Pigs', então, tínhamos um cara com escudo e espada, o que remotamente fazia sentido - mais do que 'Paranoid'", disse.
O guitarrista pontuou: "A gravadora proibiu o título 'War Pigs', não dava para usar um título desses naqueles tempos. Foi tão estranho dar sequência às coisas a partir daquilo".
Em outra entrevista passada, ao Loudwire, Iommi disse que a música "Paranoid" foi feita como filler, para "encher" o álbum. "Fiz o riff principal durante uma pausa para almoço. Os caras curtiram e gravamos como filler", afirmou. Por isso, o músico se espantou com a ideia da gravadora em ter a canção como o destaque do disco.
Geezer Butler completou: "Não pensamos em nada, era só mais uma música. A gravadora chegou dizendo que era a melhor música do álbum e decidiu chamá-lo de 'Paranoid' também. A capa era horrível, mas foi baseada na ideia de 'War Pigs'. Já era ruim com o título original, mas quando mudou para 'Paranoid', não fazia nem sentido".
Iommi destacou: "Um cara com um escudo e uma escapa em um álbum chamado 'Paranoid'. Imagine as perguntas que nos fizeram após isso. 'O que tem a ver com paranoia?'. Nada, mas foi assim que aconteceu".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps