Por que a capa de "Paranoid", do Black Sabbath, não faz sentido, segundo Iommi
Por Igor Miranda
Fonte: The Conversation / UG
Postado em 12 de abril de 2020
O guitarrista Tony Iommi revelou, em entrevista ao The Conversation transcrita pelo Ultimate Guitar, por que acredita que a capa do álbum "Paranoid", o segundo do Black Sabbath, não faz sentido. O disco foi lançado em 1970, meses após o trabalho de estreia, autointitulado, também daquele ano.
Black Sabbath - Mais Novidades
De acordo com Iommi, originalmente, o Black Sabbath queria que o título do álbum fosse "Walpurgis", descrito pelo baixista Geezer Butler como "o Natal dos satanistas". A gravadora barrou a ideia e a banda, então, quis chamar o disco de "War Pigs".
A icônica música de abertura também era intitulada "Walpurgis". Após a mudança do título do álbum, a canção também foi alterada.
A capa foi desenvolvida com o conceito pensado para "War Pigs", que, em português, significa algo como "Porcos de guerra". A letra é descrita como uma composição "anti-guerra" pelo vocalista Ozzy Osbourne, enquanto que Geezer Butler, o autor da canção, diz que há uma abordagem direta sobre a Guerra do Vietnã, opondo-se ao conflito. "É totalmente contra a Guerra do Vietnã, sobre como esses ricos políticos e pessoas ricas iniciam todas as guerras para seu benefício e que todos os pobres morrem por eles", disse Butler, no passado, em entrevista ao jornalista Martin Popoff.
O problema é que a capa já estava pronta quando a gravadora decidiu mudar o título do álbum novamente. Agora, os executivos da Warner decidiram chamá-lo de "Paranoid", em referência a outra música do álbum.
Nesta entrevista, Tony Iommi, comenta: "A capa do álbum 'Paranoid' não tem nada a ver com a música 'Paranoid'. O disco se chamaria 'War Pigs', então, tínhamos um cara com escudo e espada, o que remotamente fazia sentido - mais do que 'Paranoid'", disse.
O guitarrista pontuou: "A gravadora proibiu o título 'War Pigs', não dava para usar um título desses naqueles tempos. Foi tão estranho dar sequência às coisas a partir daquilo".
Em outra entrevista passada, ao Loudwire, Iommi disse que a música "Paranoid" foi feita como filler, para "encher" o álbum. "Fiz o riff principal durante uma pausa para almoço. Os caras curtiram e gravamos como filler", afirmou. Por isso, o músico se espantou com a ideia da gravadora em ter a canção como o destaque do disco.
Geezer Butler completou: "Não pensamos em nada, era só mais uma música. A gravadora chegou dizendo que era a melhor música do álbum e decidiu chamá-lo de 'Paranoid' também. A capa era horrível, mas foi baseada na ideia de 'War Pigs'. Já era ruim com o título original, mas quando mudou para 'Paranoid', não fazia nem sentido".
Iommi destacou: "Um cara com um escudo e uma escapa em um álbum chamado 'Paranoid'. Imagine as perguntas que nos fizeram após isso. 'O que tem a ver com paranoia?'. Nada, mas foi assim que aconteceu".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025

Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
Tony Iommi relembra Lemmy Kilmister, que faleceu há exatos 10 anos
Por que Charles Gavin levava discos do Black Sabbath para todos os lados
Rob Halford diz que Black Sabbath e Judas Priest inventaram o heavy metal
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
Rob Halford revela que ainda não conseguiu assistir último show de Ozzy Osbourne
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
Dez álbuns lançados nos anos 80 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez
Oh, não!: clássicos do Rock Heavy Metal e que foram "estragados" pelo tempo


