Por que a capa de "Paranoid", do Black Sabbath, não faz sentido, segundo Iommi
Por Igor Miranda
Fonte: The Conversation / UG
Postado em 12 de abril de 2020
O guitarrista Tony Iommi revelou, em entrevista ao The Conversation transcrita pelo Ultimate Guitar, por que acredita que a capa do álbum "Paranoid", o segundo do Black Sabbath, não faz sentido. O disco foi lançado em 1970, meses após o trabalho de estreia, autointitulado, também daquele ano.
Black Sabbath - Mais Novidades
De acordo com Iommi, originalmente, o Black Sabbath queria que o título do álbum fosse "Walpurgis", descrito pelo baixista Geezer Butler como "o Natal dos satanistas". A gravadora barrou a ideia e a banda, então, quis chamar o disco de "War Pigs".
A icônica música de abertura também era intitulada "Walpurgis". Após a mudança do título do álbum, a canção também foi alterada.
A capa foi desenvolvida com o conceito pensado para "War Pigs", que, em português, significa algo como "Porcos de guerra". A letra é descrita como uma composição "anti-guerra" pelo vocalista Ozzy Osbourne, enquanto que Geezer Butler, o autor da canção, diz que há uma abordagem direta sobre a Guerra do Vietnã, opondo-se ao conflito. "É totalmente contra a Guerra do Vietnã, sobre como esses ricos políticos e pessoas ricas iniciam todas as guerras para seu benefício e que todos os pobres morrem por eles", disse Butler, no passado, em entrevista ao jornalista Martin Popoff.

O problema é que a capa já estava pronta quando a gravadora decidiu mudar o título do álbum novamente. Agora, os executivos da Warner decidiram chamá-lo de "Paranoid", em referência a outra música do álbum.
Nesta entrevista, Tony Iommi, comenta: "A capa do álbum 'Paranoid' não tem nada a ver com a música 'Paranoid'. O disco se chamaria 'War Pigs', então, tínhamos um cara com escudo e espada, o que remotamente fazia sentido - mais do que 'Paranoid'", disse.
O guitarrista pontuou: "A gravadora proibiu o título 'War Pigs', não dava para usar um título desses naqueles tempos. Foi tão estranho dar sequência às coisas a partir daquilo".
Em outra entrevista passada, ao Loudwire, Iommi disse que a música "Paranoid" foi feita como filler, para "encher" o álbum. "Fiz o riff principal durante uma pausa para almoço. Os caras curtiram e gravamos como filler", afirmou. Por isso, o músico se espantou com a ideia da gravadora em ter a canção como o destaque do disco.
Geezer Butler completou: "Não pensamos em nada, era só mais uma música. A gravadora chegou dizendo que era a melhor música do álbum e decidiu chamá-lo de 'Paranoid' também. A capa era horrível, mas foi baseada na ideia de 'War Pigs'. Já era ruim com o título original, mas quando mudou para 'Paranoid', não fazia nem sentido".
Iommi destacou: "Um cara com um escudo e uma escapa em um álbum chamado 'Paranoid'. Imagine as perguntas que nos fizeram após isso. 'O que tem a ver com paranoia?'. Nada, mas foi assim que aconteceu".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Twisted Sister anuncia box-set com seus cinco álbuns de material inédito
Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Em 2024, Geezer Butler afirmou que formação clássica do Black Sabbath não voltaria a se reunir
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
O clássico imortal do Heavy Metal que quase foi descartado por ser "muito pop"


