Nightwish: Floor Jansen explica por que não tenta copiar Tarja e Anette Olzon
Por Igor Miranda
Fonte: Heavy New York
Postado em 27 de maio de 2020
A vocalista Floor Jansen faz parte do Nightwish, oficialmente, desde 2013. No ano anterior, a ex-integrante do After Forever se juntou à banda para uma turnê, substituindo Anette Olzon, mas acabou efetivada para a função, tendo gravado os álbuns "Endless Forms Most Beautiful" (2015) e "Human. :II: Nature." (2020) com o grupo.
As duas antecessoras de Floor fizeram história com o Nightwish. Tarja Turunen, a primeira, gravou os trabalhos mais notáveis da banda, incluindo o maior sucesso da discografia, "Once" (2004). Anette Olzon chegou a ser contestada por muitos fãs, especialmente por estar ocupando a vaga de Tarja logo após o grupo atingir seu auge de popularidade, mas também deixou seu legado em "Dark Passion Play" (2007) e "Imaginaerum" (2011), os dois registros mais vendidos após "Once".
Ainda assim, a ex-vocalista do After Forever nunca se sentiu pressionada para copiar suas antecessoras no Nightwish. Em entrevista ao Heavy New York, transcrita pelo Ultimate Guitar, ela buscou explicar por que nunca tentou reproduzir o que as antigas cantoras da banda estavam fazendo.
Inicialmente, ela relembrou como foi o contexto de sua entrada para a banda. "Eu me juntei ao Nightwish no meio de uma turnê mundial com zero tempo de preparação, então, não havia muitas expectativas além de: 'por favor, veja se podemos, pelo menos, tocar da primeira à última música'. Tive 48 horas para aprender um repertório de 90 minutos. Tinha familiaridade com o trabalho deles, só não tinha com o último álbum da época, 'Imaginaerum'", disse.
Em seguida, a cantora destacou que há distinções entre a voz dela e a de suas antecessoras. "Meu estilo vocal é diferente do estilo das mulheres que vieram antes de mim, então, não faz sentido tentar copiá-las. Desde o início, dei meu toque próprio. Ajuda o fato de eu estar por aí há algum tempo (com o After Forever) com um som próprio e, claro, enquanto estive mais tempo na banda, esse som se tornou cada vez mais o Nightwish", afirmou.
Floor Jansen apontou, ainda, que seus colegas de banda oferecem todo o apoio para que ela faça um trabalho identitário. "Tento dar a cada música o que ela parece pedir. E há uma cooperação com a banda, claro, mas é mais com as coisas que estamos fazendo do zero. Mesmo nas coisas antigas, não faz sentido tentar copiar os vocais de alguém. Sempre trabalhei para soar como Nightwish, mas com o meu toque", concluiu.
Confira a entrevista na íntegra (em inglês, sem legendas):
Floor Jansen, After Forever e Nightwish
A relação de Floor Jansen com o Nightwish existe desde os tempos de After Forever, banda que ela integrou entre 1995 e 2009. Os dois grupos fizeram uma turnê em parceria no ano de 2002.
"Não lembro de quando ouvi o Nightwish pela primeira vez, nem consigo citar um álbum deles que tenha significado muito, mas fazer turnê com eles em 2002, junto do After Forever abrindo, foi algo que mudou minha vida", disse, em entrevista à Classic Rock, no último mês de abril.
A cantora comentou que, ao acompanhar o Nightwish, percebeu que queria fazer o que eles estavam fazendo. "Aquilo me deu um propósito", declarou.
Ela relembrou que a turnê em questão também marcou a primeira do After Forever pela Europa. "Dividimos nosso ônibus com parte da equipe do Nightwish. Tony e Ewo (da gestão do Nightwish) eram esses caras bem finlandeses, altos, de ombros largos e vozes graves. Chegaram explicando as regras de turnê e éramos como garotos da escola os ouvindo. Estávamos quase com medo, mas vimos que eram legais. Era só tipo: 'não seja um c*zão, beba e divirta-se'. E fizemos isso", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Sepultura anuncia último show da carreira em Portugal
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Anette Olzon volta ao Brasil ano que vem para shows com orquestra e coral
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Nightwish: Participação de Dawkins em álbum irritou alguns fãs
Floor Jansen compartilha momento pós-treino e deixa fãs empolgados


