Exodus: Hammett se sentiu mal por trocá-los pelo Metallica, mas não por usar riffs

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Metal Hammer
Enviar Correções  

O guitarrista Kirk Hammett revelou, em entrevista à Metal Hammer, como se sentiu ao deixar o Exodus para integrar o Metallica. Hammett saiu da banda que fundou em 1979 para se juntar a James Hetfield (vocal/guitarra), Lars Ulrich (bateria) e Cliff Burton (baixo) em 1983, fazendo história em seguida.

Metallica: a evolução de James Hetfield ao longo dos anos

Top 10: dez roqueiros que se foram aos 27 anos de idade

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O assunto veio à tona após Kirk constatar que a música "Trapped Under Ice", lançada pelo Metallica no álbum "Ride the Lightning" (1984), traz riffs de uma canção do Exodus, intitulada "Impaler". A faixa acabou não fazendo parte do disco de estreia do Exodus, "Bonded by Blood" (1985), gravado sem Hammett, embora fosse tocada em shows. Um registro dela acabou entrando para a tracklist de "Tempo of the Damned" (2004).

"Os riffs (de 'Trapped Under Ice') vieram de músicas que eu compus. Considero que são partes minhas. Não me senti culpado por usá-los, mas me senti culpado por por ter saído da banda que eu comecei no ensino médio", disse o guitarrista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Hammett complementou, destacando que é amigo de alguns dos integrantes do Exodus desde a adolescência. "Conheço Tom Hunting (baterista) desde que tinha 16 anos. Conheço Gary Holt (guitarrista) desde os 17. Somos próximos até hoje, mas houve muita culpa por ali durante um tempo. Um pouco de remorso", afirmou.

Apesar disso, Kirk tem consciência de que fez a escolha certa para sua carreira. "Realmente sentia que o Metallica era o meu chamado. Eu me sentia mais confortável tocando no Metallica do que sentia no Exodus, então, é necessário entender isso", disse.

Kirk Hammett, Exodus e Metallica

Em 2017, durante entrevista à edição britânica da revista GQ, Kirk Hammett contou, de forma mais específica, por que deixou o Exodus para integrar o Metallica. O músico acreditava que o grupo de James Hetfield e Lars Ulrich poderia ficar muito melhor com suas contribuições.

"Formei o Exodus aos 15 ou 16 anos. Quando estava com 20, passamos por algumas mudanças na formação. Havia problemas entre os outros caras e eu, eles começaram a usar drogas diferentes das que eu usava (risos). Isso abriu uma divisão e, então, me convidaram para entrar no Metallica e eu topei. As coisas não estavam boas no Exodus, mas eles se firmaram depois que saí", afirmou.

Hammett deu a entender que combinava mais com o Metallica. "Depois de ver o Metallica, reconheci que, provavelmente, tocaria melhor com eles. Na verdade, foi assim mesmo. Foi algo muito sóbrio a se pensar enquanto os via: 'esses caras são ótimos, eles podem ficar ainda melhores comigo'. Pensava assim", disse.

Kirk foi convidado a entrar para o Metallica duas semanas depois de ter tido esse pensamento. "Quando ouvi meus amigos dizendo 'venha para Nova York', era quase como se eu já estivesse esperando aquela ligação e o convite. Foi uma sensação estranha. Quando olho para trás, sinto que estava seguindo meu próprio destino e tendo algum tipo de consciência sobre isso", afirmou o músico, que substituiu Dave Mustaine na formação - e não saiu mais.

Metallica: por que Hammett quis sair do Exodus e juntar-se à bandaMetallica
Por que Hammett quis sair do Exodus e juntar-se à banda

'Professor' de Gary Holt

Em entrevista ao podcast Full Metal Jackie, em 2015, Gary Holt revelou que Kirk Hammett o ensinou até mesmo a segurar uma palheta para tocar guitarra. "Kirk me ensinou o básico da guitarra - meus primeiros acordes, seguro a palheta como ele, pois fui ensinado assim. Não achei que existia outra forma de segurá-la. Desde que nos reconectamos nos últimos anos, ele tem sido um dos meus melhores amigos", afirmou.

Gary Holt: Kirk Hammett lhe ensinou até a segurar a palhetaGary Holt
Kirk Hammett lhe ensinou até a segurar a palheta




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: a evolução de James Hetfield ao longo dos anosMetallica
A evolução de James Hetfield ao longo dos anos

Top 10: dez roqueiros que se foram aos 27 anos de idadeTop 10
Dez roqueiros que se foram aos 27 anos de idade


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline WhipDin