Crypta: nova banda de Fernanda Lira e Luana Dametto foi montada há quase 1 ano
Por Igor Miranda
Fonte: Facebook
Postado em 20 de maio de 2020
Crypta, nova banda da vocalista e baixista Fernanda Lira e da baterista Luana Dametto, foi anunciada nesta quarta-feira (20). Além das duas ex-integrantes da Nervosa, a formação conta com as guitarristas Sonia Anubis (Burning Witches, Cobra Spell) e Tainá Bergamaschi (Hagbard).
O texto que anuncia a Crypta chama atenção por um detalhe: em um trecho, é dito que a banda de death metal teve início em junho de 2019, quase um ano antes de Fernanda e Luana terem deixado a Nervosa, no último mês de abril. "Criada em junho de 2019, Crypta é um quarteto brasileiro/holandês de death metal, cujas influências remetem às raízes old-school dos diversos sub-gêneros do estilo", diz parte do comunicado.
A publicação informa, ainda, que a Crypta tem criado novas músicas, porém, nada foi gravado até o momento. "O quarteto atualmente trabalha em finalizar as músicas de seu primeiro trabalho, ainda a ser gravado e cujos detalhes serão anunciados em breve", afirma.
Anteriormente, Fernanda Lira já havia dito, em sua conta à parte nas redes sociais, que anunciaria uma nova banda. Na ocasião, ela revelou que tinha esse projeto, mais direcionado ao death metal, há algum tempo.
"A maioria das mensagens que recebi, foi da galera preocupada se eu ia continuar na música e etc. E a resposta é: ÓBVIO haha. Há algumas semanas já tinha postado aqui sobre minhas novas aventuras, mas aqui vai de novo pra quem não tinha visto. [...] Já tenho esse novo projeto há algum tempo, é de death metal, e é pra essa banda que vai totalmente meu foco agora", afirmou, na ocasião.
Em abril, quando confirmaram suas saídas da Nervosa, Fernanda e Luana também comentaram que trabalhariam em um novo projeto. Na época, não ficou claro se elas estariam juntas nessa empreitada.
"Deixando bem claro que a decisão é pessoal e não tem nada a ver com cansaço de fazer tours, gravadora, nada! Minha paixão pelos fãs, pela música e pela estrada ainda vive intacta dentro de mim e continuarei no metal com meu novo projeto (que aliás também não tem nada a ver com essa decisão)", disse Fernanda, ao divulgar que estava deixando a Nervosa.
"Quero deixar claro que não vou parar de tocar e nem nada do tipo, já venho tocando bateria há 10 anos e não está entre meus planos de vida parar, mas vou seguir em frente, começar novos projetos nos quais eu possa colocar meu coração, alma e ideais. Também quero deixar claro que meus novos projetos (os que já comecei e ainda vou começar) não afetaram em nada nessa decisão, e nem na maneira que me sinto sobre isso", afirmou Luana, na mesma ocasião.
Seja nos comunicados ou entrevistas, nenhuma integrante da Nervosa explicou, especificamente, os motivos para o rompimento. A guitarrista Prika Amaral declarou, em nota que confirmou a sequência das atividades da Nervosa, que não entraria em detalhes sobre as razões, pois são "muitas", e que tanto ela quanto Fernanda e Luana estavam "tentando manter a banda, cada uma fazendo o seu máximo, sem exceções".
Em entrevista ao Metal na Lata, Prika declarou: "A diferença de opinião (não política, porque nessa parte concordamos 100%) e de gostos sempre foi bem diferente, mas a gente sempre entrou em um consenso ou uma das partes cedia. E além da banda, existem problemas particulares de cunho pessoal e chega uma hora que tudo se mistura e se acumula, o que é normal e sempre acontece".
A Nervosa, vale lembrar, segue com a vocalista Diva Satanica, a baixista Mia Wallace e a baterista Eleni Nota.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Os 10 melhores álbuns do metal em 2025, segundo Emanuel Seagal
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil

Nervosa: Fernanda Lira se pronuncia e diz que vai lançar banda de death metal em breve
A música da Crypta que é a favorita da ex-guitarrista Jéssica Falchi
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Como foi encontro histórico de Nervosa, Crypta e Arch Enemy, segundo Prika Amaral


