Crypta: nova banda de Fernanda Lira e Luana Dametto foi montada há quase 1 ano
Por Igor Miranda
Fonte: Facebook
Postado em 20 de maio de 2020
Crypta, nova banda da vocalista e baixista Fernanda Lira e da baterista Luana Dametto, foi anunciada nesta quarta-feira (20). Além das duas ex-integrantes da Nervosa, a formação conta com as guitarristas Sonia Anubis (Burning Witches, Cobra Spell) e Tainá Bergamaschi (Hagbard).
O texto que anuncia a Crypta chama atenção por um detalhe: em um trecho, é dito que a banda de death metal teve início em junho de 2019, quase um ano antes de Fernanda e Luana terem deixado a Nervosa, no último mês de abril. "Criada em junho de 2019, Crypta é um quarteto brasileiro/holandês de death metal, cujas influências remetem às raízes old-school dos diversos sub-gêneros do estilo", diz parte do comunicado.
A publicação informa, ainda, que a Crypta tem criado novas músicas, porém, nada foi gravado até o momento. "O quarteto atualmente trabalha em finalizar as músicas de seu primeiro trabalho, ainda a ser gravado e cujos detalhes serão anunciados em breve", afirma.
Anteriormente, Fernanda Lira já havia dito, em sua conta à parte nas redes sociais, que anunciaria uma nova banda. Na ocasião, ela revelou que tinha esse projeto, mais direcionado ao death metal, há algum tempo.
"A maioria das mensagens que recebi, foi da galera preocupada se eu ia continuar na música e etc. E a resposta é: ÓBVIO haha. Há algumas semanas já tinha postado aqui sobre minhas novas aventuras, mas aqui vai de novo pra quem não tinha visto. [...] Já tenho esse novo projeto há algum tempo, é de death metal, e é pra essa banda que vai totalmente meu foco agora", afirmou, na ocasião.
Em abril, quando confirmaram suas saídas da Nervosa, Fernanda e Luana também comentaram que trabalhariam em um novo projeto. Na época, não ficou claro se elas estariam juntas nessa empreitada.
"Deixando bem claro que a decisão é pessoal e não tem nada a ver com cansaço de fazer tours, gravadora, nada! Minha paixão pelos fãs, pela música e pela estrada ainda vive intacta dentro de mim e continuarei no metal com meu novo projeto (que aliás também não tem nada a ver com essa decisão)", disse Fernanda, ao divulgar que estava deixando a Nervosa.
"Quero deixar claro que não vou parar de tocar e nem nada do tipo, já venho tocando bateria há 10 anos e não está entre meus planos de vida parar, mas vou seguir em frente, começar novos projetos nos quais eu possa colocar meu coração, alma e ideais. Também quero deixar claro que meus novos projetos (os que já comecei e ainda vou começar) não afetaram em nada nessa decisão, e nem na maneira que me sinto sobre isso", afirmou Luana, na mesma ocasião.
Seja nos comunicados ou entrevistas, nenhuma integrante da Nervosa explicou, especificamente, os motivos para o rompimento. A guitarrista Prika Amaral declarou, em nota que confirmou a sequência das atividades da Nervosa, que não entraria em detalhes sobre as razões, pois são "muitas", e que tanto ela quanto Fernanda e Luana estavam "tentando manter a banda, cada uma fazendo o seu máximo, sem exceções".
Em entrevista ao Metal na Lata, Prika declarou: "A diferença de opinião (não política, porque nessa parte concordamos 100%) e de gostos sempre foi bem diferente, mas a gente sempre entrou em um consenso ou uma das partes cedia. E além da banda, existem problemas particulares de cunho pessoal e chega uma hora que tudo se mistura e se acumula, o que é normal e sempre acontece".
A Nervosa, vale lembrar, segue com a vocalista Diva Satanica, a baixista Mia Wallace e a baterista Eleni Nota.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
A música do In Flames que é uma reflexão poderosa sobre empatia e dor
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Nervosa: Fernanda Lira se pronuncia e diz que vai lançar banda de death metal em breve
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Fernanda Lira toca vestida de cachorro-quente em show da Crypta
Bangers Open Air confirma Project46, Crypta e Korzus para 2026
Fernanda Lira faz enquete para saber se jogo chama pebolim ou totó e resultado surpreende


