Nervosa: de ex-Abbath a participante do The Voice, conheça as novas integrantes

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
ENVIAR CORREÇÕES  

A nova formação da Nervosa foi anunciada. A vocalista Diva Satanica (Bloodhunter), a baixista Mia Wallace (Abbath, Triumph of Death) e a baterista Eleni Nota (Mask of Prospero) se juntam à guitarrista Prika Amaral, compondo, agora, um quarteto. As saídas da vocalista e baixista Fernanda Lira e da baterista Luana Dametto foram confirmadas no último dia 25 de abril.

Crypta: nova banda de Fernanda Lira e Luana Dametto foi montada há quase 1 anoWhiplash.Net: O site protege algumas bandas e prejudica outras?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Facebook Nervosa - Divulgação
Facebook Nervosa - Divulgação

Não é exagero dizer que a Nervosa passou a ser, dentro de seu segmento, um supergrupo em seu conceito original - um grupo de músicos que já fizeram parte de outros projetos. Prika convocou três integrantes que já são conhecidas por trabalhos anteriores e, curiosamente, não são brasileiras.

Diva Satanica

A vocalista Diva Satanica é da Espanha e integra, desde 2012, a banda Bloodhunter, além de ter passagem pelo Outreach. A influência de Angela Gossow no trabalho da cantora é tão evidente que, não à toa, o nome artístico dela vem de uma música do Arch Enemy.

Ao todo, o Bloodhunter já lançou dois álbuns de estúdio - a estreia autointitulada, em 2014, e "The End of Faith", em 2017. A banda também participou da coletânea "Hardcore Hits Cancer Vol. III" (2018) com uma versão para uma música do Arch Enemy: "Bury Me An Angel".

Além de seus trabalhos com bandas e colaborações em discos de Mägo de Oz, Legado de una Tragedia e outros, Diva Satanica participou da edição 2017 do programa "La Voz", o "The Voice" da Espanha. Ela chegou até as etapas de "knockouts" e ofereceu uma série de performances bem curiosas, misturando vocais limpos e growls a músicas como "Bad Romance" (Lady Gaga), "Eye of the Tiger" (Survivor) e "Sweet Dreams" (Eurythmics, na versão de Marilyn Manson).

Mia Wallace

A baixista italiana Mia Wallace é, provavelmente, o nome mais conhecido entre as novas integrantes da Nervosa. A musicista conquistou notoriedade, inicialmente, como parte do grupo de black metal The True Endless, entre os anos de 1997 e 2017.

Depois, fez parte do Triumph of Death (projeto criado por Tom Gabriel Warrior para tocar músicas do Hellhammer) e integrou a banda de Abbath, com quem gravou o álbum "Outstrider" (2019). Nos dois últimos grupos, as passagens foram curtas.

Mia Wallace era, inclusive, a baixista que estava na banda de Abbath quando ele deu um vexame em um show na Argentina, que acabou resultando no cancelamento das apresentações que seriam feitas no Brasil, no último mês de novembro. Ao confirmar sua saída do grupo, Mia disse, em fevereiro deste ano, que foi "forçada" a deixar a formação.

Abbath: após show deplorável na Argentina, turnê pelo Brasil é canceladaAbbath
Após show deplorável na Argentina, turnê pelo Brasil é cancelada

"É com tristeza que fui forçada a sair do Abbath. Foi um período desafiador, mas empolgante, e estou orgulhosa de minha contribuição ao álbum 'Outstrider' [...] Dei minha opinião honesta, sem intenção negativa, mas nem todos entenderam assim. Estou decepcionada com o fato de nenhum dos meus ex-colegas terem entrado em contato comigo nesse processo, com exceção da ligação de 5 minutos do empresário dizendo que eu não seria mais necessária ao projeto", declarou ela, na época.

Abbath: baixista Mia Wallace diz que foi forçada a deixar a bandaAbbath
Baixista Mia Wallace diz que foi forçada a deixar a banda

Eleni Nota

Já a baterista grega Eleni Nota é a integrante mais distante de vertentes consideradas extremas do metal. A musicista tem, em seu currículo, bandas de metal progressivo como Lightfold e Mask of Prospero, além do Croque Madame, um projeto de versões, shows com o Simplefast e Bring Back Persephone e trabalhos em estúdio.

Prika Amaral fala sobre a nova formação da Nervosa

Em comunicado nas redes sociais, Prika Amaral falou sobre as novas integrantes da Nervosa. A guitarrista destacou que as escolhas não foi fáceis, revelou alguns dos critérios que considerou e comentou que materiais serão lançados na internet até o fim da pandemia do novo coronavírus.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Foi uma experiência incrível conhecer mais mulheres competentes. Não foi fácil escolher apenas uma, e dizer não para várias mulheres realmente boas. Mas o quesito está além de competência musical. Envolve disponibilidade, postura profissional, boa comunicação, etc. Mas estou muito feliz com o resultado, e muito confiante, já tenho muita composição guardada e começamos a compor (que foi um dos testes aplicados). Vamos lançar alguns materiais online até que a situação da Covid-19 se resolva. Garanto que a Nervosa vem com força total", disse a guitarrista.

Prika destacou, ainda, que a escolha por seguir a Nervosa como um quarteto "foi para dar gás e mostrar algo diferente". "É uma nova fase, uma nova Nervosa mas ainda com sua essência thrash/death, com riffs com muita palhetada e pegada forte, baterias rápidas e técnicas, um som de baixo novo e mais pesado com vocais agressivos e super thrash. Uma segunda guitarrista ainda é uma opção, mas não para o momento atual onde envolve muita adaptação e um desafio enorme na logística, mas para um futuro é muito possível", afirmou.

Fernanda Lira e Luana Dametto deixam a Nervosa

No último dia 25 de abril, Fernanda Lira e Luana Dametto anunciaram, em suas páginas nas redes sociais, que estão saindo da Nervosa. Tanto Fernanda quanto Luana preferiram não detalhar as razões que motivaram as suas decisões, alegando apenas que são motivos pessoais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ambas citaram gratidão pela trajetória construída com a Nervosa ao longo dos anos e destacaram que estão com outros projetos, mas que esses trabalhos não influenciaram na opção por deixar a banda.

Antes da pandemia, a Nervosa estava com boa parte do ano de 2020 planejado. A banda faria uma turnê pela Europa entre julho e agosto, com direito a uma performance no festival Wacken Open Air - evento que acabou cancelado. Nos meses seguintes, o trio excursionaria pelos Estados Unidos com Entombed A.D. e Amorphis. As apresentações seguiriam promovendo o álbum mais recente, "Downfall of Mankind", de 2018.

Nervosa: turnê norte-americana no segundo semestre com Amorphis e Entombed AD

Nervosa: em entrevista, batera fala sobre novo disco, adaptação e feminismoNervosa
Em entrevista, batera fala sobre novo disco, adaptação e feminismo




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Nervosa"


Crypta: nova banda de Fernanda Lira e Luana Dametto foi montada há quase 1 anoCrypta
Nova banda de Fernanda Lira e Luana Dametto foi montada há quase 1 ano

Crypta: quem são as guitarristas que acompanham Fernanda e Luana na nova bandaCrypta
Quem são as guitarristas que acompanham Fernanda e Luana na nova banda

Crypta: ex-integrantes da banda Nervosa anunciam nova banda de death metalCrypta
Ex-integrantes da banda Nervosa anunciam nova banda de death metal

Nervosa: Eleni Nota concede entrevista exclusiva para a Revista Freak

Nervosa: como Diva Satanica, cantora de death metal, se adequará à banda de thrashNervosa
Como Diva Satanica, cantora de death metal, se adequará à banda de thrash

Nervosa: Fernanda Lira se pronuncia e diz que vai lançar banda de death metal em breveNervosa
Fernanda Lira se pronuncia e diz que vai lançar banda de death metal em breve

Nervosa: Formação antiga seguiria se rolassem os shows de 2020, incluindo Wacken?Nervosa
Formação antiga seguiria se rolassem os shows de 2020, incluindo Wacken?

Nervosa: Banda não vai virar Death Metal, diz Prika AmaralNervosa
Banda não vai virar Death Metal, diz Prika Amaral

Amorphis: turnê com Nervosa e Entombed A.D. cancelada

Nervosa: Nós já começamos a trabalhar em novos materiais, diz Diva SatanicaNervosa
"Nós já começamos a trabalhar em novos materiais", diz Diva Satanica

Metal Calcinha: onze bandas lideradas por mulheresMetal Calcinha
Onze bandas lideradas por mulheres

Nervosa: banda ainda lida com machismo, dos comentários aos nudes inconvenientesNervosa
Banda ainda lida com machismo, dos comentários aos nudes inconvenientes


Whiplash.Net: O site protege algumas bandas e prejudica outras?Whiplash.Net
O site protege algumas bandas e prejudica outras?

Two and a Half Men: Participações de astros do rockTwo and a Half Men
Participações de astros do rock


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280