Alice in Chains: William DuVall fala sobre pressão sentida ao substituir Layne Staley
Por Igor Miranda
Fonte: Kerrang!
Postado em 29 de junho de 2020
O vocalista e guitarrista do Alice in Chains, William DuVall, falou sobre a pressão que sentiu ao substituir o frontman original, Layne Staley, na banda. Staley faleceu em 2002 e o grupo, que estava em hiato, encerrou atividades de imediato. Porém, os integrantes remanescentes resolveram retomar os trabalhos em 2005, anunciando DuVall para a vaga no ano seguinte.
Alice In Chains - Mais Novidades
Em entrevista à revista "Kerrang!", William DuVall apontou que a pressão para o novo trabalho era imensa – e não vinha apenas do público, já que ele mesmo se cobrava muito. O que deixou o cantor tranquilo foi o fato de estar trabalhando com o guitarrista Jerry Cantrell, em sua carreira solo, por 5 anos.
"Havia muita história entre nós, uma estrada longa levou a tudo isso. Mesmo assim, quando você chega ao ponto de ter que lidar com o público, a pressão é imensa. Além da pressão que faço sobre mim e a que nós quatro da banda nos exercemos, havia muita pressão inerente à situação. Junte isso com todo o barulho causado, especialmente na época, em 2006. Foi inacreditável", disse.
O cantor destaca que precisou olhar para frente e seguir, sem muita escolha. "Eu já tinha 5 ou 6 anos de história com Cantrell. Nos conhecíamos em todo estado de espírito. Passamos por situações que mudaram nossas vidas, tocando em tantos shows juntos", afirmou.
O entrevistador, então, cita o primeiro álbum do Alice in Chains gravado com William DuVall: "Black Gives Way to Blue" (2009). Na época, segundo o jornalista, muitos críticos especializados apontaram que era assustador como a voz de DuVall lembrava a de Layne Staley.
"Sempre terei minha personalidade própria na voz, mas quando trabalho no contexto do Alice in Chains, há certas áreas que se sobrepõem naturalmente em termos de influências, gostos e até tonalidades de vocais, bem como abordagens a riffs e harmonias. Você deve explorar o estilo ao máximo e, ao mesmo tempo, habitar as músicas com seu espírito", comentou William DuVall.
O vocalista concluiu descrevendo o aprendizado que obteve ao interpretar músicas de Layne Staley nos shows. "É algo muito poderoso, especialmente com um mar de gente na sua frente. Lidei por muitos anos com o material antigo, com letras em que Layne descreve um estado de coisas com ele. Aprendi muito. Ouvi inúmeras histórias dos colegas de banda sobre como Layne era legal, engraçado, e como eles se davam bem. Conheci a família toda de Layne. Ele tentava fazer o que todos tentamos enquanto compositores: dizer sua própria verdade. Quando isso toca alguém, é algo incrível. Transcende o espaço, o tempo e até a vida", disse.
Família de Layne Staley aprova William DuVall
A menção de William DuVall à família de Layne Staley é particularmente interessante. O pai de Layne, Phil, revelou em uma entrevista à Komo, em 2018, que aprova o trabalho do sucessor do filho na banda.
"Ótimo trabalho. Um grande vazio para se ocupar. Sou muito tendencioso. No que me diz respeito, não há ninguém que o substitua, mas a banda tem feito um trabalho incrível. William fez um trabalho incrível e eu não poderia estar mais orgulhoso da banda ainda estar em atividade. Amo todos aqueles caras. Ainda troco mensagens de texto com Jerry e Sean (Kinney, baterista) na estrada, então, somos bem próximos, como família", disse, na ocasião.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto

A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
As melhores músicas da história do Soundgarden, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Alice in Chains: por que as pessoas tendem a entender Layne Staley do jeito errado


