Andre Matos: um ano sem o inesquecível e genial maestro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de junho de 2020
O dia 8 de junho de 2019 ficou marcado como a data mais triste da historia do metal nacional. Há exatamente um ano, o grande vocalista Andre Matos faleceu aos 47 anos. A notícia deixou o mundo da música pesada em choque. Um ano depois, ainda é difícil acreditar que a vida brilhante de Andre foi interrompida tão cedo.
Andre foi personagem fundamental na história da música pesada nacional. Dono de uma voz única e inigualável, gravou alguns dos discos mais emblemáticos do metal brasileiro, com destaque para "Soldiers of Sunrise" e "Theatre of Fate" (VIPER), "Angels Cry" e "Holy Land" (ANGRA) e "Ritual" (SHAMAN).
A sua trajetória se confunde com o desenvolvimento do metal no Brasil. Desde cedo, junto de seus parceiros de VIPER, era possível notar que Andre era extremamente talentoso. Aliás, na época que "Soldiers of Sunrise" foi lançado, o vocalista tinha apenas 15 anos de idade. Alguns anos depois, com "Theatre of Fate", o VIPER de fato se consolidou como uma banda de fundamental importância para o cenário nacional. Andre, obviamente, teve muito mérito nisso.
Porém, Andre saiu da banda algum tempo depois para se tornar frontman do ANGRA. Foi com a banda paulistana que ele gravou algumas das melhores músicas de sua carreira: "Carry On", "Wuthering Heights", "Time", "Caroilina IV", "Nothing to Say", "Make Believe" e "Lisbon" são alguns exemplos.
Sua trajetória no SHAMAN, grupo que surgiu após a divisão do ANGRA, também rendeu ótimos momentos, com destaque para o álbum de estreia, "Ritual", que traz uma das mais belas músicas cantadas pelo saudoso Andre, a maravilhosa "Fairy Tale".
Além de todas essas passagens bem sucedidas, Andre também seguiu carreira solo, que se não obteve tanto sucesso quanto seu curriculum com bandas, presenteou nossos ouvidos com os ótimos "Time to be Free" e "Mentalize".
O vocalista também participou de reuniões comemorativas com VIPER e SHAMAN, o que deixou os fãs mais saudosistas muito felizes. Inclusive, o último show de sua vida foi realizado com o SHAMAN, apenas seis dias antes de sua triste partida.
Durante seus mais de 30 anos de carreira, Andre encantou plateias ao redor do mundo e foi influência para muitas pessoas que sempre sonharam em ter uma banda, subir em um palco ou correr atrás de seus sonhos e objetivos. A sua morte foi um duro golpe para fãs, companheiros de música, amigos e familiares.
Andre sempre estará nos corações de seus admiradores. A sua obra magnífica será lembrada eternamente. Obrigado por ter sido um artista tão especial.
Para finalizar essa pequena homenagem, deixo algumas palavras que escrevi no dia da morte de Andre, com os olhos cheios de lágrimas e o coração apertado.
"Não há dúvidas que o dia 08 de junho ficará marcado na vida de todo e qualquer headbanger. Da mesma forma que a obra de André sempre estará presente em nossos corações.
Esteja onde estiver, que Andre descanse em paz. Sua música jamais será esquecida. Como fã, posso dizer que foi uma das minhas primeiras influências. Como alguém que trabalha na área, só posso agradecer por ser um dos que tornou o metal uma realidade no Brasil.
Andre Matos era inigualável e inesquecível. Agora, é um imortal.
Obrigado por nos fazer sonhar, e obrigado por fazer tanta gente acreditar.
Valeu, Andre!"
Andre Matos
14/09/1971 - 08/06/2019
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Ritchie Blackmore faz rara aparição pública e rasga elogios a Bryan Adams
David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament

5 discos lançados em 1989 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
10 discos para entender o metal melódico, de acordo com matéria da Bizz
Ícones do metal nacional se despedem do Black Sabbath
A opinião de Andre Matos sobre a Legião Urbana e Renato Russo


