Rick Bonadio: O rock vai voltar a fazer sucesso? A opinião do produtor
Por Igor Miranda
Postado em 19 de julho de 2020
O produtor Rick Bonadio, conhecido por diversos trabalhos na música brasileira desde a década de 1990, falou em um vídeo nas redes sociais sobre a possibilidade do rock voltar a fazer sucesso e ter bandas de destaque como no passado. Ao longo de sua carreira, Bonadio gravou nomes como Charlie Brown Jr, Mamonas Assassinas, CPM 22, Ira!, Fresno, NX Zero, Hateen, Tihuana e O Surto, entre outros.
Após revelar que não aguenta mais responder à pergunta, o produtor declarou que o rock "não vai voltar do jeito que era". "Vai voltar se tiver muita criatividade e se alguma banda conseguir fazer um rock tão inovador a ponto de se tornar interessante novamente", afirmou.
Em seguida, Bonadio sugere que o formato de instrumentos precisa ser diferente de vocal / guitarra / baixo / bateria ou que, mesmo usando essa "esquematização", precisa trazer arranjos "tão diferentes que soem inovadores", além de "letras novas". "Durante muitos anos, a gente fez rock. Foi esgotado. É muito difícil criar um riff inovador na guitarra. Eu toco guitarra, amo rock, mas é difícil criar um riff que não pareça algo já criado. Desde os anos 60, estão criando riffs de guitarra, são 60 anos de rock", disse.
O produtor relata que já na década de 1990, quando começou seus trabalhos, ouvia as pessoas perguntando se o rock dos anos 80 iria voltar. "Aí eu te pergunto: voltou? Não voltou. Fizeram outro rock. Aí veio um rock mais pesado, mais hardcore, diferentes. Veio Charlie Brown, Raimundos, Planet Hemp... aí surgiu o rock mais emo, o emocore. Teve um movimento forte. Desapareceu, aí ficaram os caras que eram ícones do movimento, como acontece sempre", afirmou, indicando as mudanças que já ocorriam no passado.
Por fim, ele destaca que os artistas e bandas precisam fazer algo "tão inovador a ponto de trazer de novo a força da palavra 'rock'". Além disso, aponta que a essência "rockeira" está aparecendo em outros gêneros musicais.
"A gente está perdendo para outros estilos, que estão fazendo a função do rock. A rebeldia está lá, a atitude contestadora está lá, no hip hop, funk, trap e outros estão sendo mais rockeiros do que a galera do rock", concluiu.
Veja:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps