Rick Bonadio: O rock vai voltar a fazer sucesso? A opinião do produtor

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

O produtor Rick Bonadio, conhecido por diversos trabalhos na música brasileira desde a década de 1990, falou em um vídeo nas redes sociais sobre a possibilidade do rock voltar a fazer sucesso e ter bandas de destaque como no passado. Ao longo de sua carreira, Bonadio gravou nomes como Charlie Brown Jr, Mamonas Assassinas, CPM 22, Ira!, Fresno, NX Zero, Hateen, Tihuana e O Surto, entre outros.

Tragédia e dor: O Blues, o Rock e o Diabo

Blender: as letras mais repulsivas do Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após revelar que não aguenta mais responder à pergunta, o produtor declarou que o rock "não vai voltar do jeito que era". "Vai voltar se tiver muita criatividade e se alguma banda conseguir fazer um rock tão inovador a ponto de se tornar interessante novamente", afirmou.

Em seguida, Bonadio sugere que o formato de instrumentos precisa ser diferente de vocal / guitarra / baixo / bateria ou que, mesmo usando essa "esquematização", precisa trazer arranjos "tão diferentes que soem inovadores", além de "letras novas". "Durante muitos anos, a gente fez rock. Foi esgotado. É muito difícil criar um riff inovador na guitarra. Eu toco guitarra, amo rock, mas é difícil criar um riff que não pareça algo já criado. Desde os anos 60, estão criando riffs de guitarra, são 60 anos de rock", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O produtor relata que já na década de 1990, quando começou seus trabalhos, ouvia as pessoas perguntando se o rock dos anos 80 iria voltar. "Aí eu te pergunto: voltou? Não voltou. Fizeram outro rock. Aí veio um rock mais pesado, mais hardcore, diferentes. Veio Charlie Brown, Raimundos, Planet Hemp... aí surgiu o rock mais emo, o emocore. Teve um movimento forte. Desapareceu, aí ficaram os caras que eram ícones do movimento, como acontece sempre", afirmou, indicando as mudanças que já ocorriam no passado.

CPM 22: Rick Bonadio diz que banda tentou dar chapéu nele; Badauí negaCPM 22
Rick Bonadio diz que banda tentou "dar chapéu" nele; Badauí nega

Por fim, ele destaca que os artistas e bandas precisam fazer algo "tão inovador a ponto de trazer de novo a força da palavra 'rock'". Além disso, aponta que a essência "rockeira" está aparecendo em outros gêneros musicais.

"A gente está perdendo para outros estilos, que estão fazendo a função do rock. A rebeldia está lá, a atitude contestadora está lá, no hip hop, funk, trap e outros estão sendo mais rockeiros do que a galera do rock", concluiu.

Veja:




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Tragédia e dor: O Blues, o Rock e o DiaboTragédia e dor
O Blues, o Rock e o Diabo

Blender: as letras mais repulsivas do Heavy MetalBlender
As letras mais repulsivas do Heavy Metal


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline