Foo Fighters: a única música que Dave Grohl compôs sobre Kurt Cobain
Por Igor Miranda
Postado em 27 de agosto de 2020
No Foo Fighters, Dave Grohl é muito cauteloso com relação a abordar seu tempo com o Nirvana. Além de não tocar músicas de sua antiga banda nos shows, Grohl não costuma abordar sua relação com os antigos colegas, especialmente o saudoso Kurt Cobain, em entrevistas ou mesmo composições.
Entretanto, em 2005, Dave Grohl rompeu essa dinâmica ao lançar a única música que ele afirma ter composto sobre Kurt Cobain. Trata-se da faixa "Friend of a Friend", presente no álbum "In Your Honor".
Apesar de só ter sido divulgada em 2005, "Friend of a Friend" foi composta em 1990, logo após Dave Grohl entrar para o Nirvana. A composição retrata as impressões iniciais do músico ao se juntar a Cobain e ao baixista Krist Novoselic. Uma demo acústica foi produzida naqueles tempos, mas Grohl nunca havia mostrado a ninguém.
Em 1992, uma versão da música esteve em uma compilação de demos intitulada "Pocketwatch", que Dave Grohl divulgou sob o pseudônimo Late!. O material saiu por um selo independente, Simple Machines. Como não obteve grande destaque - e a intenção nem era fazer sucesso, por ser um selo indie -, a canção não motivou Grohl a revelar a motivação de sua autoria.
Dois anos depois, Kurt Cobain cometeu suicídio e Dave Grohl considerou seriamente abandonar a música. O Foo Fighters nasceu como um projeto solo em que ele apenas passaria alguns dias em estúdio, "exorcizando" seus demônios internos. Porém, as pessoas gostaram tanto que ele logo transformou aquilo em uma banda profissional. Seguiu em frente e evitou olhar para trás, para não reviver tempos de tamanha depressão.
O músico só se sentiu à vontade para retomar uma canção sobre Kurt Cobain em 2005, quando deu uma nova cara a "Friend of a Friend", ainda que tenha preservado sua essência. Em uma entrevista à Q Magazine, naquele ano, e resgatada recentemente pela Far Out Magazine, Grohl finalmente falou sobre a música em questão.
Durante o bate-papo, o líder do Foo Fighters revelou que nunca mostrou "Friend of a Friend" para Kurt Cobain. Ele também demonstrou preocupação com a associação que as pessoas fariam ao Nirvana com o lançamento da música - algo que ele sempre evitou, pois queria que sua banda fosse uma "instituição à parte" de seu antigo grupo. Ainda assim, decidiu divulgar a canção porque muitos disseram que ela era "poderosa".
"Na época, eu havia acabado de me mudar para morar com Kurt. Não conhecia ninguém. Eu voei para lá com uma bateria desmontada em uma caixa e foi isso. Ficava acordado a madrugada toda e dormia o dia inteiro. Olympia, Washington, é deprimente o bastante e eu morava com aquela pessoa que eu não conhecia. Mas ele tinha um gravador simples, então, eu compus músicas: 'Marigold' e 'Friend of a Friend'. Era uma observação sobre Kurt, Krist e eu", explicou.
A associação com o Nirvana deixava Dave Grohl desconfortável porque ele não podia nem mesmo inserir a palavra "nevermind" na letra de uma música, como fez em "Still", do mesmo álbum. As pessoas logo faziam conexões e pensavam que ele estava olhando para trás.
"Fico desconfortável, pois isso é muito pessoal e as pessoas parecem ficar esperando por isso o tempo todo. É isso que eu não gosto. Faço uma música, aí vem alguém: 'essa música é sobre a p*rra da Courtney ou Kurt?'. Sabe, há outras pessoas na minha vida que eu amo ou odeio. Não é tudo sobre Kurt ou Courtney", comentou.
Confira a letra traduzida de "Friend of a Friend" (via Letras.mus.br):
"Ele precisa de um quarto silencioso
Com um cadeado para trancá-lo
É apenas um quarto silencioso
E ele está lá
Ele toca uma velha guitarra
Com uma moeda achada ao lado do telefone
Era a guitarra do seu amigo
Que ele tocou
Ele nunca esteve apaixonado
Mas ele sabe exatamente o que o é o amor
Ele diz "deixa para lá"
E ninguém fala nada
Ele acha que bebe demais
Porque quando ele conta para seus dois melhores amigos
"Eu acho que bebo demais"
Ninguém fala nada
Ninguém fala nada
Ninguém fala nada
Ele toca uma velha guitarra
Com uma moeda achada ao lado do telefone
Era a guitarra do seu amigo
Que ele tocou
Quando ele toca
Ninguém fala nada
Ninguém fala nada
Quando ele toca
Ninguém fala nada..."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps