Chris Cornell: "Estúpidos não têm ansiedade", dizia ele à filha

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

Lily Cornell Silver, filha mais velha do vocalista Chris Cornell (Soundgarden, Audioslave, Temple of the Dog), deu início a uma série semanal de entrevistas no Instagram (IGTV) chamada "Mind Wide Open". A sequência de conversas traz como temática a saúde mental, assunto com o qual Chris lidou a vida toda - ele cometeu suicídio em 18 de maio de 2017, aos 52 anos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em entrevista à Rolling Stone, a estudante universitária revelou que teve a ideia de produzir a série de entrevistas durante a pandemia do novo coronavírus, quando estava sofrendo com sua saúde mental. Ela começou a pesquisar sobre o assunto, mas não encontrava fontes. "Não havia como saber mais sobre os desafios de lidar com a saúde mental em uma pandemia, porque a menos que você tenha, sei lá, 100 anos de idade, ninguém passou por isso", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além disso, Lily quer compartilhar sua experiência após o luto e o trauma causados pela perda do pai. Nas primeiras entrevistas, ela falou com médicos e especialistas. Já no bate-papo desta semana, ela conversou com Duff McKagan, baixista do Guns N' Roses e conterrâneo de Chris: ambos nasceram em Seattle, nos Estados Unidos.

Durante a entrevista à Rolling Stone, onde promove a série de vídeos de seu Instagram/IGTV, a filha de Chris Cornell revelou como eram as conversas com o pai sobre saúde mental. "Tenho ansiedade desde muito nova e ele me validava e me tranquilizava. Quando eu tinha 12 anos, ele dizia: 'quando eu tinha 12 anos, eu ficava acordado a noite toda com o coração batendo forte, parecia que eu teria um infarto'. Ele sempre dizia que eu deveria superar minha ansiedade de forma natural e falava que lutava contra aquilo a vida toda", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma das formas que Chris encontrava para tranquilizar a filha era mostrar que todos - ou quase todos - tinham questões relacionadas à saúde mental. "Ele sempre dizia: 'Pessoas estúpidas não têm ansiedade. O fato de você estar se preocupando com algo futuro e pensando nas possibilidades em que as coisas podem dar errado mostra que você é muito inteligente e seu cérebro funciona de forma ágil. Mesmo que isso seja ruim, você vai controlar isso, descobrindo quais maneiras serão úteis para você e outras pessoas'. Isso me passava conforto, com certeza", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lily destacou, ainda, que o pai ensinou a ela alguns exercícios de respiração e como pedir por ajuda de outras pessoas quando precisasse lidar com crises de ansiedade ou mesmo depressão. "Minhas conversas com ele eram mais sobre como me acalmar. Se eu estivesse com medo de viajar de avião, ele me lembraria de quantas horas os pilotos da Alaska Airlines precisariam estar em um avião para treinar (risos). É importante ter uma caixa de ressonância como essa em suas vidas. Você precisa ter alguém para quem você precisa se abrir e não se preocupar com julgamentos. Minha mãe também é essa pessoa para mim", afirmou, citando Susan Silver, primeira esposa de Cornell.

Os vídeos da série "Mind Wide Open" estreiam sempre às segundas-feiras, às 13h (horário de Brasília), no perfil de Lily Cornell Silver no Instagram (seção IGTV). Para saber mais sobre o projeto, acesse o site oficial.

O episódio com Duff McKagan está disponível abaixo, em inglês e sem legendas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV), associação civil sem fins lucrativos, oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, gratuitamente, 24 horas por dia. Qualquer pessoa que queira e precise conversar, pode entrar em contato com o CVV, de forma sigilosa, pelo telefone 188, além de e-mail, chat e Skype, disponíveis no site www.cvv.org.br.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: quais as 10 melhores vozes da história?Heavy Metal
Quais as 10 melhores vozes da história?

Trollagem: quando as bandas decidem zoar com o playbackTrollagem
Quando as bandas decidem zoar com o playback


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

WhiFin Goo336 Goo336 Cli336 GooAdHor Goo336 Cli336 Goo336