Chris Cornell: "Estúpidos não têm ansiedade", dizia ele à filha
Por Igor Miranda
Postado em 11 de agosto de 2020
Lily Cornell Silver, filha mais velha do vocalista Chris Cornell (Soundgarden, Audioslave, Temple of the Dog), deu início a uma série semanal de entrevistas no Instagram (IGTV) chamada "Mind Wide Open". A sequência de conversas traz como temática a saúde mental, assunto com o qual Chris lidou a vida toda - ele cometeu suicídio em 18 de maio de 2017, aos 52 anos.
Chris Cornell - Mais Novidades
Em entrevista à Rolling Stone, a estudante universitária revelou que teve a ideia de produzir a série de entrevistas durante a pandemia do novo coronavírus, quando estava sofrendo com sua saúde mental. Ela começou a pesquisar sobre o assunto, mas não encontrava fontes. "Não havia como saber mais sobre os desafios de lidar com a saúde mental em uma pandemia, porque a menos que você tenha, sei lá, 100 anos de idade, ninguém passou por isso", afirmou.
Além disso, Lily quer compartilhar sua experiência após o luto e o trauma causados pela perda do pai. Nas primeiras entrevistas, ela falou com médicos e especialistas. Já no bate-papo desta semana, ela conversou com Duff McKagan, baixista do Guns N' Roses e conterrâneo de Chris: ambos nasceram em Seattle, nos Estados Unidos.
Durante a entrevista à Rolling Stone, onde promove a série de vídeos de seu Instagram/IGTV, a filha de Chris Cornell revelou como eram as conversas com o pai sobre saúde mental. "Tenho ansiedade desde muito nova e ele me validava e me tranquilizava. Quando eu tinha 12 anos, ele dizia: 'quando eu tinha 12 anos, eu ficava acordado a noite toda com o coração batendo forte, parecia que eu teria um infarto'. Ele sempre dizia que eu deveria superar minha ansiedade de forma natural e falava que lutava contra aquilo a vida toda", afirmou.
Uma das formas que Chris encontrava para tranquilizar a filha era mostrar que todos - ou quase todos - tinham questões relacionadas à saúde mental. "Ele sempre dizia: 'Pessoas estúpidas não têm ansiedade. O fato de você estar se preocupando com algo futuro e pensando nas possibilidades em que as coisas podem dar errado mostra que você é muito inteligente e seu cérebro funciona de forma ágil. Mesmo que isso seja ruim, você vai controlar isso, descobrindo quais maneiras serão úteis para você e outras pessoas'. Isso me passava conforto, com certeza", disse.
Lily destacou, ainda, que o pai ensinou a ela alguns exercícios de respiração e como pedir por ajuda de outras pessoas quando precisasse lidar com crises de ansiedade ou mesmo depressão. "Minhas conversas com ele eram mais sobre como me acalmar. Se eu estivesse com medo de viajar de avião, ele me lembraria de quantas horas os pilotos da Alaska Airlines precisariam estar em um avião para treinar (risos). É importante ter uma caixa de ressonância como essa em suas vidas. Você precisa ter alguém para quem você precisa se abrir e não se preocupar com julgamentos. Minha mãe também é essa pessoa para mim", afirmou, citando Susan Silver, primeira esposa de Cornell.
Os vídeos da série "Mind Wide Open" estreiam sempre às segundas-feiras, às 13h (horário de Brasília), no perfil de Lily Cornell Silver no Instagram (seção IGTV). Para saber mais sobre o projeto, acesse o site oficial.
O episódio com Duff McKagan está disponível abaixo, em inglês e sem legendas.
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV), associação civil sem fins lucrativos, oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, gratuitamente, 24 horas por dia. Qualquer pessoa que queira e precise conversar, pode entrar em contato com o CVV, de forma sigilosa, pelo telefone 188, além de e-mail, chat e Skype, disponíveis no site www.cvv.org.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

Quando Chris Cornell descobriu que cantar sozinho era melhor que com gente vendo
Bruce Dickinson aponta a característica que havia em comum entre Andre Matos e Chris Cornell
O saudoso e poderoso cantor com quem Eddie Van Halen tentou trabalhar, mas não conseguiu
A música do Soundgarden que Chris Cornell se recusou a cantar, mesmo achando incrível
Chris Cornell: Megadeth toca música em homenagem ao vocalista


