A reflexão sobre lado obscuro de Chris Cornell, segundo produtor do Soundgarden
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de novembro de 2024
Michael Beinhorn, produtor do álbum "Superunknown", da banda Soundgarden, destacou em entrevista como Chris Cornell era uma força criativa única, capaz de dominar todas as etapas do processo musical sozinho. Durante a conversa com o canal Produce Like a Pro (via Ultimate Guitar), Beinhorn também apontou aspectos sombrios tanto do icônico disco quanto do próprio cantor.

Cornell, conhecido como um dos maiores talentos de sua geração, surpreendia até mesmo colegas experientes. Segundo Beinhorn, as demos enviadas pelo artista eram inteiramente criadas por ele, incluindo composição, gravação e execução instrumental:
"Não é a demo com o melhor som do mundo, mas é boa o suficiente para você ouvir tudo claramente. Ele fez tudo sozinho, gravou em casa, no porão. Sei que tocou todos os instrumentos, porque começou como baterista da banda. Ele aprendeu tudo no caminho. Era uma criação musical completa por si só."
O produtor enfatizou o talento extraordinário de Cornell: "A maioria das demos que ele fez eram só ele. Ele era absolutamente e sensacionalmente talentoso. As pessoas sabem disso, mas, quando você ouve coisas assim, entende ainda mais o quão incrível ele era. Ele escrevia, cantava, fazia tudo. Simplesmente incrível."
Beinhorn também relembrou a origem do nome do disco, escolhido quase ao final da produção: "Foi uma das músicas que Chris trouxe. Ele disse: ‘Esse será o nome do disco’. Não pensei muito naquilo. Adorava a música, o título. Quando o álbum estava quase pronto, vi as fotos que seriam usadas e percebi como tudo se conectava de maneira única."
O produtor destacou que o álbum carrega uma atmosfera surreal e obscura, reflexo do estado emocional de Cornell na época:"Há algo muito, muito sombrio no álbum e nele também. Não percebi isso enquanto trabalhávamos juntos, mas tudo faz sentido quando analisado como um todo."
Lançado em 1994, "Superunknown" é considerado um marco do grunge, com sucessos como "Black Hole Sun" e "Spoonman". O disco consagrou Soundgarden e imortalizou a voz potente e singular de Chris Cornell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande


A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
O cantor de rock que Chris Cornell dizia que jamais alcançaria; "sequer tentaria"
A curiosa diferença entre Nirvana e Soundgarden no começo da carreira


