Membros do Metallica reconhecem que Jason Newsted foi sacrificado pela banda
Por Igor Miranda
Fonte: Classic Rock
Postado em 06 de agosto de 2020
Uma antiga entrevista dos integrantes do Metallica, concedida em 2003, foi resgatada recentemente pelo site da revista "Classic Rock". Durante o bate-papo, o vocalista e guitarrista James Hetfield e o baterista Lars Ulrich falaram sobre a traumática saída do baixista Jason Newsted, em janeiro de 2001.
Em meio a problemas internos no Metallica, Jason Newsted foi demitido após envolver-se com um projeto paralelo, Echobrain. James Hetfield, em especial, não concordava que os músicos da banda trabalhassem com outros projetos, pois, na visão dele, tirava a força do grupo principal.
Nesta entrevista, concedida na época em que o álbum "St. Anger" (2003) estava sendo lançado, eles reconhecem que a saída de Jason Newsted foi como um "sacrifício" para "salvar" os demais integrantes - Ulrich, Hetfield e o guitarrista Kirk Hammett. Também é destacado que, sim, o baixista foi bastante subestimado em sua passagem pela banda.
"Jason era subestimado", afirmou Lars Ulrich. "E o mais irônico é que o modelo que Jason considerava perfeito para o funcionamento do Metallica é o que existe agora. É irônico e triste, pois Jason é um cara legal e se esforçou muito pela banda por vários anos, mas nunca foi aceito completamente pela banda. Quando ele tentou ir a outro lugar para satisfazer suas necessidades criativas, nós falamos - ou melhor, latimos - que ele não podia", completou.
O baterista atribuiu a saída do baixista a "questões de controle". "James tinha sua visão de família perfeita e era como uma máfia: você é parte da família, mas se pisar fora dela, está cometendo traição e será banido. É o cerne de muitas coisas que tentamos melhorar nos últimos anos. Jason estava em uma terra de ninguém. Ele foi sacrificado - ou teve que ser sacrificado - para que a gente mudasse. É incrível que Jason tenha nos aguentado por tanto tempo, por 14 anos", disse.
Responsável direto pela saída de Jason Newsted, James Hetfield disse que durante as sessões de composição após a saída do baixista, emoções foram despertadas e mostraram como todos poderiam melhorar enquanto indivíduos. "Foi aí que decidi ir para a clínica de reabilitação", comentou.
Lars Ulrich concorda: "Há um tópico em que James Hetfield trata Jason dessa vez, percebe seus erros e vai para a reabilitação. Não é uma relação óbvia e direta, mas há uma conexão em algum lugar do subconsciente dele".
O documentário "Some Kind of Monster", lançado em 2004, mostra todo o drama vivenciado pelo Metallica nesse período. O filme retrata desde a saída de Jason Newsted até o lançamento de "St. Anger".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
O cantor que Brian Johnson considera tudo o que um vocalista de rock deveria ser
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"



De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Como Dave Mustaine entrou para o Metallica, segundo ele mesmo
Exodus "homenageou" Kirk Hammett em primeiro show do guitarrista no Metallica
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Os 10 melhores discos de heavy metal lançados em 2016, segundo a Louder
O show do Metallica que terminou com Lars Ulrich levando um soco de James Hetfield
A sensata estratégia de James Hetfield para não deixar fama subir à cabeça
Cliff Burton: a última frase que ele disse já dentro do ônibus


