Tony Iommi, do Black Sabbath, revela que odiava solo de "Paranoid" e explica motivo
Por Igor Miranda
Postado em 13 de outubro de 2020
O guitarrista Tony Iommi revelou, em entrevista à "Kerrang!", que odiava o solo que ele mesmo fez na música "Paranoid", do Black Sabbath. A faixa integra o álbum de mesmo título, lançado há 50 anos, em setembro de 1970.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Paranoid", a música, foi composta de última hora para completar a tracklist do álbum. Apesar de ter sido feita às pressas, tornou-se o maior hit da carreira da banda, chegando ao quarto lugar das paradas do Reino Unido.
Iommi contou, inicialmente, que o produtor Rodger Bain usou um efeito de modulação para a voz de Ozzy Osbourne na música "Iron Man", outra faixa do álbum. Nasceu, então, a ideia de utilizar o mesmo recurso no solo de "Paranoid".
"Rodger também adotou esse efeito no solo de guitarra de 'Paranoid'. De início, falei: 'Que diabos é isso? Soa horrível'. Entretanto, eles seguiram adiante e deixaram o solo dessa forma no álbum", afirmou.
O guitarrista ainda odeia esse solo? "Agora, já me acostumei com isso", respondeu, com bom humor.
Ainda durante o bate-papo, Tony falou sobre a mudança do título do álbum, que se chamaria "War Pigs", mas acabou se tornando "Paranoid". Curiosamente, a capa não foi alterada e mostra uma espécie de soldado, o que não faz muito sentido.
"Não tínhamos muito poder de voto naqueles dias, então, não dava para mudarmos isso, mas ficamos bem irritados", disse.
A música "War Pigs" em si é uma das favoritas de Iommi. "Gosto muito (de 'War Pigs'), sempre gostei. Hoje, as pessoas veem o que fizemos e o que conquistamos, então, posso aceitar o que o álbum todo representa, mas lá atrás, eu teria sido mais crítico porque tinha outro significado para mim", afirmou, também abordando o disco.
Por fim, o guitarrista refletiu sobre o legado deixado pelo álbum, talvez o maior sucesso da banda. "Significa que tínhamos um propósito e pessoas puderam se identificar com o que fizemos e aprender com isso. Nossa música é básica, para os padrões de hoje, mas veio do coração", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério

Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
A música do Black Sabbath que merecia maior reconhecimento, segundo Vernon Reid
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
Tony Iommi relembra Lemmy Kilmister, que faleceu há exatos 10 anos
Por que Charles Gavin levava discos do Black Sabbath para todos os lados
Rob Halford diz que Black Sabbath e Judas Priest inventaram o heavy metal
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981
A banda de Rock Progressivo que apresentou o som do Metal para o Black Sabbath


