Escalpo : Raízes metalpunk contra atual momento político
Por Edson Lopes de Campos
Postado em 27 de novembro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
ESCALPO foi o nome encontrado para sintetizar a agressividade da música do quarteto formado durante a pandemia de 2020. O ESCALPO está lançando seu EP de estreia, batizado "Retrocedendo".
"A ideia de montar a banda surgiu da necessidade de nos posicionarmos de uma maneira clara e objetiva contra todo este momento bizarro que estamos vivendo no mundo e especialmente no Brasil, com um presidente estúpido e uma legião de idiotas que o segue como gados acéfalos", explica Neri Orleone.
Além de Neri Orleone na bateria e vocal, o ESCALPO ainda conta com Allisson Big Bull na guitarra e voz, Netão Lombada no baixo e voz e Rejão DeNyah na outra guitarra e voz; todos músicos experientes e já conhecidos na cena underground nacional e internacional por sua atuação em bandas como Sick Sick Sinners, The Mullet Monster Mafia, Dezakato, Frenetic Trio, NayahCore, Além da Lenda, dentre outras...
"Tocamos em bandas de diferentes estilos e por vezes circulamos em um cenário que não tem como característica principal se posicionar diretamente, politicamente falando. O ESCALPO surge da necessidade de dar vazão a este grito contra todas as injustiças e absurdos que estamos vendo e vivendo atualmente. Optamos por cantar em português para que a mensagem seja clara e direta e como somos crias da cena punk brasileira, escrever este EP foi como uma volta às nossas raízes", conta o batera, que chamou o parceiro Allisson Big Bull, de Uberlândia (MG), com a experiência em diversas formações de hardcore e metal para desenvolver o conceito inicial da banda.
"Nosso objetivo foi trazer à tona a sonoridade crua que fez parte da nossa formação musical. Misturar Anti Cimex, Venom, Discharge, Motörhead, Lobotomia, Anthares... Queremos unir nossas referências, fundir o metal e o punk com a crueza de sua essência" completa.
A temática lírica é explícita para não deixar dúvidas sobre o posicionamento da banda. "As letras foram o embrião do ESCALPO, foram escritas com o propósito de demonstrar toda nossa indignação e asco frente a esta onda escrota de imbecilidade que nos inseriu em um redemoinho de caos, morte e desordem. Um dia, este momento que estamos vivendo será parte da história e temos a necessidade de explicitar nossas opiniões frente à tudo que tem acontecido por aqui"
O EP conta com três músicas: "Onda de Estupidez", "Olhando pro Chão" e "Retrocedendo", foi gravado na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo no Casarão Music Studio, com produção da banda ao lado de Franco Torrezan. "Nós ja tínhamos gravado lá com o Mullet Monster Mafia, e ficamos surpresos com a agilidade que ele conseguiu chegar na sonoridade que a gente queria. Levar o ESCALPO para o Casarão foi um processo natural em razão de toda simplicidade e agilizadade em se trabalhar com o Franco, que seguramente é um dos melhores produtores pra se trabalhar na atualidade." revela Orleone.
Enquanto a pandemia não acaba, a ESCALPO segue trabalhando na divulgação do EP "Retrocedendo" e concentra suas energias na composição de seu primeiro álbum, que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2021. "Estamos trabalhando no músicas para um álbum inteiro que será lançado no próximo ano. O nosso plano agora é promover o EP intensamente e divulgar nossa mensagem. Lançamos um lyric vídeo de "Onda de Estupidez" há alguns dias, e devemos ter vídeos das outras 2 músicas em breve. Também estamos nos preparando para pegar a estrada no Brasil assim que esta pandemia acabar, e também estamos analisando a possibilidade de fazer uma turnê pela Europa no segundo semestre de 2021 "finaliza o baterista.
ESCALPO. "Retrocedendo EP" está disponível em todos os serviços digitais de streaming.
Facebook:
https://www.facebook.com/escalpometalpunk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps