Pink Floyd: Snowy White relembra show em que Roger Waters cuspiu em fã
Por Igor Miranda
Postado em 23 de novembro de 2020
Um show do Pink Floyd em Montreal, no Canadá, em 6 de julho de 1997, entrou para a história por um motivo inusitado. Na ocasião, o vocalista e baixista Roger Waters cuspiu em um fã. David Gilmour, guitarrista e também cantor, abandonou a apresentação e recusou-se a tocar a parte final do repertório.
Até hoje, o motivo real do cuspe de Waters direcionado ao fã não está totalmente claro. O livro "The Making of Pink Floyd: The Wall", de 2010, aponta que o músico se irritou com a reação empolgada e barulhenta de admiradores da banda na primeira fila em meio ao show. O site do jornal canadense The National Post destaca que o rapaz que foi alvo da cusparada estava tentando invadir o palco.
Fato é que toda a situação foi testemunhada pelo guitarrista de turnê Snowy White, que excursionava com o Pink Floyd naquela época. Quando David Gilmour abandonou o palco, encaminhando-se para a mesa de som, sobrou para White, que não deixou a peteca cair ao lado do baterista Nick Mason, do tecladista Richard Wright e do próprio Roger Waters.
O quarteto, sem Gilmour, começou a tocar uma melodia de blues melancólica, enquanto Waters, que seguia no palco e acompanhava no baixo, dizia que aquilo estava sendo performado como "uma música para que todos pudessem ir embora" - o músico estava praticamente expulsando os fãs. O incidente, aliás, teria inspirado o conceito por trás do álbum "The Wall", lançado em 1979.
Em entrevista à Rolling Stone, Snowy White contou um pouco do que viu naquela fatídica noite. O guitarrista, que era apaixonado por blues, gostou de finalmente ter tocado um pouco daquele som com a banda, ainda que tenha sido em uma circunstância adversa.
"Ao longo da turnê, eu pensava: 'seria legal tocar um pouco de blues'. Não pensava que eu estava em uma banda grande, de sucesso, e que eu deveria estar pasmo com isso. Sou normal demais. Só pensava: 'legal, mas não é blues'", afirmou, inicialmente.
Sobre o show em Montreal, ele destacou: "Não havia uma vibração muito boa por alguma razão. Foi nesse show em que olhei para a esquerda e vi Roger cuspindo em uma pessoa na plateia. Eu pensei: 'o que ele está fazendo?'. Mas rolava uma energia engraçada".
Após David Gilmour abandonar o palco e encaminhar-se para a mesa de som, o blues "comeu solto", mas a equipe de roadies do Pink Floyd começou a desmontar o palco. "Eu estava tocando e me divertindo até que um roadie veio e disse que precisava tirar a guitarra de mim. Eu olhava e a banda estava tocando, mas a equipe técnica estava desmontando o palco. Rick parou de tocar. Acabou com Nick na caixa e no chimbal da bateria", disse.
A gravação em áudio do show na íntegra, em qualidade regular, pode ser conferida a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
O guitarrista dito "rival" de Robert Fripp que ganhou elogios do líder do King Crimson
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
A canção do Pink Floyd que Gilmour disse ser "ótima", mas nunca mais quer ouvir
Roger Waters responde que música do Pink Floyd ele gostaria que tocasse em seu velório


