Pink Floyd: Snowy White relembra show em que Roger Waters cuspiu em fã
Por Igor Miranda
Postado em 23 de novembro de 2020
Um show do Pink Floyd em Montreal, no Canadá, em 6 de julho de 1997, entrou para a história por um motivo inusitado. Na ocasião, o vocalista e baixista Roger Waters cuspiu em um fã. David Gilmour, guitarrista e também cantor, abandonou a apresentação e recusou-se a tocar a parte final do repertório.
Até hoje, o motivo real do cuspe de Waters direcionado ao fã não está totalmente claro. O livro "The Making of Pink Floyd: The Wall", de 2010, aponta que o músico se irritou com a reação empolgada e barulhenta de admiradores da banda na primeira fila em meio ao show. O site do jornal canadense The National Post destaca que o rapaz que foi alvo da cusparada estava tentando invadir o palco.
Fato é que toda a situação foi testemunhada pelo guitarrista de turnê Snowy White, que excursionava com o Pink Floyd naquela época. Quando David Gilmour abandonou o palco, encaminhando-se para a mesa de som, sobrou para White, que não deixou a peteca cair ao lado do baterista Nick Mason, do tecladista Richard Wright e do próprio Roger Waters.
O quarteto, sem Gilmour, começou a tocar uma melodia de blues melancólica, enquanto Waters, que seguia no palco e acompanhava no baixo, dizia que aquilo estava sendo performado como "uma música para que todos pudessem ir embora" - o músico estava praticamente expulsando os fãs. O incidente, aliás, teria inspirado o conceito por trás do álbum "The Wall", lançado em 1979.
Em entrevista à Rolling Stone, Snowy White contou um pouco do que viu naquela fatídica noite. O guitarrista, que era apaixonado por blues, gostou de finalmente ter tocado um pouco daquele som com a banda, ainda que tenha sido em uma circunstância adversa.
"Ao longo da turnê, eu pensava: 'seria legal tocar um pouco de blues'. Não pensava que eu estava em uma banda grande, de sucesso, e que eu deveria estar pasmo com isso. Sou normal demais. Só pensava: 'legal, mas não é blues'", afirmou, inicialmente.
Sobre o show em Montreal, ele destacou: "Não havia uma vibração muito boa por alguma razão. Foi nesse show em que olhei para a esquerda e vi Roger cuspindo em uma pessoa na plateia. Eu pensei: 'o que ele está fazendo?'. Mas rolava uma energia engraçada".
Após David Gilmour abandonar o palco e encaminhar-se para a mesa de som, o blues "comeu solto", mas a equipe de roadies do Pink Floyd começou a desmontar o palco. "Eu estava tocando e me divertindo até que um roadie veio e disse que precisava tirar a guitarra de mim. Eu olhava e a banda estava tocando, mas a equipe técnica estava desmontando o palco. Rick parou de tocar. Acabou com Nick na caixa e no chimbal da bateria", disse.
A gravação em áudio do show na íntegra, em qualidade regular, pode ser conferida a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps