Roger Waters: acusando Twitter de censura por banir conta de instituição socialista
Por Igor Miranda
Postado em 16 de novembro de 2020
Roger Waters acusou a rede social Twitter de censura. O motivo, segundo o músico ex-Pink Floyd, é a suspensão do perfil da International Youth and Students for Social Equality (IYSSE), uma organização estudantil que faz parte do Socialist Equality Party (SEP) - Partido Socialista pela Igualdade, que atua internacionalmente com base na doutrina trotskista.
A conta da IYSSE destinada ao público do Twitter nos Estados Unidos, @IYSSE_US, não está mais disponível para o público. Ao tentar acessar a página, há apenas a mensagem: "Conta suspensa. O Twitter suspende as contas que violam as Regras do Twitter".
Um texto divulgado pelo site World Socialist Web Site aponta que o Twitter praticou um "ato de censura política online com o objetivo de silenciar as visões de esquerda e socialistas". O comunicado afirma que a única explicação dada pela rede social para a suspensão é que o responsável pelo perfil "parece estar gerenciando várias contas do Twitter", o que seria proibido de acordo com os termos de uso.
A IYSSE afirma gerenciar várias contas por ser uma instituição de caráter internacional e, por isso, produz para diferentes países e idiomas. O texto das regras do Twitter ainda aponta que "organizações com capítulos ou filiais relacionados, mas separados, como uma empresa com vários locais, não violam esta política".
O comunicado da instituição aponta que a suspensão ocorreu uma semana após as eleições presidenciais nos Estados Unidos, em que Joe Biden venceu o atual responsável pelo cargo, Donald Trump. "Isso ocorreu em meio ao aumento da censura online de publicações de esquerda e socialistas, combinada com um ataque agressivo à liberdade de expressão por todos os gigantes da tecnologia de mídia social antes, durante e após as eleições presidenciais", diz.
Notável por manifestar-se politicamente nas redes, Roger Waters reforçou o discurso da IYSSE e afirmou que o Twitter pratica censura contra a instituição. O músico chegou a cobrar o CEO da rede, Jack Dorsey, marcando a conta dele em uma mensagem.
"O Twitter baniu a International Youth and Students for Social Equality (IYSSE). É fundamental que as pessoas sejam informadas sobre esse esforço para censurá-las. Do que você tem medo, Jack?" publicou Waters, junto de uma imagem onde está amordaçado por um esparadrapo escrito "Twitter".
Até o momento, o Twitter não se posicionou publicamente sobre o caso específico da IYSSE, cuja conta nos Estados Unidos segue fora do ar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Blaze Bayley, KK's Priest e W.E.T. são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Tony Iommi conta por que Becky Baldwin e não Geezer Butler tocou em seu novo disco
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Gloria: quanto a banda ganhou para tocar no Rock in Rio 2011 - e quanto sobrou
A primeira banda de rock genuinamente brasileira que foi além de versões de estrangeiros
Os 10 maiores vocalistas de heavy metal de todos os tempos, em lista do Ruthless Metal

Roger Waters: músico divulga vídeo em apoio a candidata a vereadora do Rio

A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
A discreta banda que mudou a vida de Elton John, Roger Waters e Eric Clapton



