Roger Waters: acusando Twitter de censura por banir conta de instituição socialista
Por Igor Miranda
Postado em 16 de novembro de 2020
Roger Waters acusou a rede social Twitter de censura. O motivo, segundo o músico ex-Pink Floyd, é a suspensão do perfil da International Youth and Students for Social Equality (IYSSE), uma organização estudantil que faz parte do Socialist Equality Party (SEP) - Partido Socialista pela Igualdade, que atua internacionalmente com base na doutrina trotskista.
A conta da IYSSE destinada ao público do Twitter nos Estados Unidos, @IYSSE_US, não está mais disponível para o público. Ao tentar acessar a página, há apenas a mensagem: "Conta suspensa. O Twitter suspende as contas que violam as Regras do Twitter".
Um texto divulgado pelo site World Socialist Web Site aponta que o Twitter praticou um "ato de censura política online com o objetivo de silenciar as visões de esquerda e socialistas". O comunicado afirma que a única explicação dada pela rede social para a suspensão é que o responsável pelo perfil "parece estar gerenciando várias contas do Twitter", o que seria proibido de acordo com os termos de uso.
A IYSSE afirma gerenciar várias contas por ser uma instituição de caráter internacional e, por isso, produz para diferentes países e idiomas. O texto das regras do Twitter ainda aponta que "organizações com capítulos ou filiais relacionados, mas separados, como uma empresa com vários locais, não violam esta política".
O comunicado da instituição aponta que a suspensão ocorreu uma semana após as eleições presidenciais nos Estados Unidos, em que Joe Biden venceu o atual responsável pelo cargo, Donald Trump. "Isso ocorreu em meio ao aumento da censura online de publicações de esquerda e socialistas, combinada com um ataque agressivo à liberdade de expressão por todos os gigantes da tecnologia de mídia social antes, durante e após as eleições presidenciais", diz.
Notável por manifestar-se politicamente nas redes, Roger Waters reforçou o discurso da IYSSE e afirmou que o Twitter pratica censura contra a instituição. O músico chegou a cobrar o CEO da rede, Jack Dorsey, marcando a conta dele em uma mensagem.
"O Twitter baniu a International Youth and Students for Social Equality (IYSSE). É fundamental que as pessoas sejam informadas sobre esse esforço para censurá-las. Do que você tem medo, Jack?" publicou Waters, junto de uma imagem onde está amordaçado por um esparadrapo escrito "Twitter".
Até o momento, o Twitter não se posicionou publicamente sobre o caso específico da IYSSE, cuja conta nos Estados Unidos segue fora do ar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps