Hugo Rioli: Novo single apresenta inédita e improvável fusão do Metal com MPB
Por Luis Fernando Ribeiro e Leandro Abrantes
Fonte: Hell Yeah Music Company
Postado em 30 de dezembro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A riqueza cultural que emana de todos os cantos desse país imenso, carrega na miscigenação de seu povo um elemento grandioso da expressão da sua arte, refletindo diretamente na música que é criada e consumida dentro do país. Para aqueles que ainda garimpam seus tesouros longe da grande mídia, não raramente se deparam com artistas de um potencial e uma criatividade que fazem jus a ainda tão vívida herança musical brasileira.
Saindo do prolífico estado do Pernambuco, o músico Hugo Rioli aposta nessa miscelânea cultural para criar sua música, que serpenteia naturalmente entre o popular e o erudito, entre o Heavy Metal e a MPB, buscando influências em músicos tão distantes, mas com propósitos artísticos bastante similares, indo desde de o Metal mais técnico e elaborado de bandas como Opeth, Pain of Salvation e Cynic, até artistas que carregam a musicalidade brasileira com maestria em suas canções como Oswaldo Montenegro, Chico Buarque e João Bosco. A partir disso, é possível imaginar que o que encontraremos na música de Hugo Rioli é algo absolutamente peculiar e especial.
Depois do lançamento da épica e imponente "O que não é amor" e da sensível e graciosa "Devota", Hugo Rioli nos brinda com seu terceiro single e primeira música de trabalho, "Inevitável", sua composição mais profunda, sombria e complexa. Como é de se esperar a partir dos títulos das canções, todas as letras são cantadas em português, carregando consigo uma riqueza poética ao mesmo tempo singela e profunda, que pode ser notada na construção de cada pequena parte da composição, passando por uma sonoridade em alguns momentos soturna e densa, alimentada por sentimentos de uma angústia sufocante, com suas melodias lamuriosas e climas acinzentados, flertando inclusive com o Metal Extremo, contrastando com outros momentos de grandiosos arranjos vocais, épicas orquestrações e um solo de emoções dilacerantes. A dualidade da composição evoca climas e sensações distintos, encontrando poesia em situações e sentimentos cotidianos do ser humano, elevando ainda mais a perspicácia e o senso artístico de Hugo Rioli, criando boas expectativas pela continuação de sua obra, que deverá ganhar novos capítulos já no início de 2021.
Além de Hugo Rioli, participam de "Inevitável" os músicos Pablo Romeu (Guitarra), Jorge van der Linden (Guitarra, Backing Vocals), Bruno César (Baixo), Mek Mouro (Bateria) e Lucas Melo (Tenor). As orquestrações ficaram a cargo do próprio Hugo Rioli, com edição e produção musical de Pablo Romeu e mixagem e masterização de Marco Melo, no Estúdio Carranca, de Recife.
"Inevitável" já está disponível nas principais plataformas de Streaming, no canal do músico no YouTube e merece a apreciação com a devida atenção à sua riqueza de detalhes, que ganha novos elementos e percepções a cada nova audição.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire



Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
Motorhead: a gafe nazista de Lemmy em Nuremberg
O clássico de Raul que alfineta três cantores da MPB e ironiza músicas de protesto
Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa


