Bocarra: Lançado seu segundo EP "Clausura"
Por Fernando Hound
Postado em 18 de dezembro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Os paulistanos da Bocarra lançaram em todas as plataformas virtuais nesta sexta-feira (11), seu novo EP "Clausura", gravado durante a quarentena e de forma remota.
Composto, produzido e gravado pelos membros da banda em suas casas, "Clausura" é um projeto em que as três músicas do EP se interligam em uma linha do tempo.
"O novo EP nasceu durante o período de quarentena de forma despretensiosa. O isolamento social acabou se tornando um momento muito prolífico pra nós, com muitas novas composições surgindo. Quando vimos, tínhamos um material que conversava com esse momento específico e fazia sentido trabalharmos essas músicas juntas", conta o guitarrista e vocalista Fernando Hound.
"Palavras Rasas", a música que abre o EP, remete a um passado recente, que teima em se fazer presente. O som aborda a divulgação de notícias falsas e como a desinformação é uma arma perigosa e fatal.
Na sequência, "Pelos Dias que Virão", lançada anteriormente como um lyric video no Youtube, fala sobre o momento presente e o isolamento social, com o grito de "Lockdown" como uma metáfora para essa necessidade.
Por fim, "Conversa com a Janela e o Vento" é um devaneio com ar de esperança pelo futuro. A expectativa de voltar a viver sensações, antes corriqueiras, que se tornaram escassas por causa da pandemia.
A produção do EP foi feita de forma remota, o que era um enorme desafio, já que a Bocarra havia passado por uma reformulação de metade dos membros. Com ensaios via conferências de vídeo e gravações com celular as músicas foram tomando forma.
Para gravar, a banda utilizou os poucos recursos que seus membros tinham a mão. A bateria, por exemplo, foi gravada com um aplicativo de bateria para celular.
"A banda se mostrou muito congruente desde o início da nova formação. As diferenças de estilo e percepções de cada um, fez com que as músicas fossem construídas de forma rápida e criativa. Criamos de acordo com o que tivemos à disposição em nossas casas aliado à criatividade e capacidade técnica de cada um dos integrantes", afirmou o baixista Gui, que mixou e masterizou o EP.
A BANDA
Nascida com o propósito de quebrar a monotonia e ser uma válvula de escape para drenar as angústias do dia a dia, a Bocarra foi formada no fim de 2016 pelos amigos Fernando Hound e Jota Vê.
Com influências que vão do punk ao indie garageiro dos 2000, passando pelo R&B e Mod Revival, a banda apresenta canções vigorosas, marcadas pelos riffs de guitarra cativantes em harmonia com linhas de baixo groovadas e bateria certeira. As letras apresentam cenários urbanos, críticas sociais, perfis humanos e análises psicológicas que fazem parte do cotidiano das metrópoles.
Após fixar sua primeira formação iniciaram suas atividades em 2017, com ensaios, pocket shows e o início das gravações de seu primeiro registro, uma demo, lançada em 2018, com cinco músicas, chamada "Ruas da Noite".
O grupo aproveitou o lançamento para produzir um videoclipe da música "Inspiração, Piração", gravado e editado de forma independente pelos próprios integrantes.
Em 2019 foi lançado o single "Cidade Futurista". A música contou com um lyric video baseado no filme "Metropolis", de 1927.
Ao mesmo tempo que produziam, foram para a estrada passando por diversos palcos do underground paulistano, como o Baderna Bar, Centro Cultural Zapata, PPM Estúdio, Cardeal Pub, Jai Club, entre outros. Nos shows, a Bocarra mostra uma de suas principais características, com apresentações explosivas e cheias de energia.
No início de 2020, a banda passou por uma reformulação, com a entrada de Gui Bellotta e Rica Bascu pouco após o começo da pandemia.
Dessa forma, a banda ficou com Fernando Hound, guitarra e vocal, Jota Vê, guitarra e vocal, Gui, baixo, e Rica, bateria.
Agora, o quarteto aguarda pelo fim do período de pandemia e quarentena, para poder voltar aos palcos e apresentar suas novidades.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Sepultura anuncia último show na Europa
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Thin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"
Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, fala sobre sua conversão ao cristianismo
Iron Maiden e os gigantes que abriram seus shows: "Era difícil entrar depois deles"
Fotos de Infância: Evanescence
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião do Sepultura
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo


