Sex Pistols: quando Tato, do Falamansa, revelou adorar a clássica banda punk
Por Igor Miranda
Postado em 15 de dezembro de 2020
O Sex Pistols foi uma das bandas mais importantes do movimento punk e deixou fãs no mundo todo. Um deles é Ricardo Ramos da Cruz, conhecido como Tato, vocalista e violonista da banda de forró Falamansa.
Em 2014, Tato concedeu entrevista ao "Uol" como parte de um artigo especial em que o site celebrou o Dia Mundial do Rock - que, apesar do "mundial" no nome, só é celebrado no Brasil. Na ocasião, tanto ele quanto outros artistas de diferentes estilos, como o guitarrista Ximbinha e a cantora Tiê, recomendaram grandes álbuns de rock.
A sugestão de Tato foi o único disco do Sex Pistols, "Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols", lançado em 1977. O relato do cantor chamou atenção por mostrar a proximidade dele com o punk rock.
"Cada faixa do disco soa como um hino punk, sempre em três ou quatro acordes. Esse tipo de disco traz junto memórias, cheiros e a saudosa lembrança do tape de gaveta", declarou, inicialmente.
Tato destacou que a importância do punk, estilo no qual o Sex Pistols está inserido, transcende a música. "Esse disco intensificou a filosofia punk do anarquismo, do estilo debochado de cantar. Influenciou não só a música, mas também a moda e os costumes de uma geração, que duram até hoje. Ele lembra meu coturno velho!", disse.
Entre os outros convidados da reportagem, estava Ximbinha, que recomendou o álbum de estreia do Dire Straits, autointitulado e lançado em 1978. "Gosto muito dos discos do Dire Straits, pois é bem parecido com o meu som. Nós temos influências parecidas e é um som muito bacana. Fica a dica pra quem curte rock!", afirmou.
A matéria completa pode ser conferida no "Uol". Agradecimento especial a Bruce William, por ter resgatado um trecho do artigo original para sua recente publicação sobre o vídeo de Ximbinha tocando "Sultans of Swing", do Dire Straits.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps