Pearl Jam: banda cover intimada a mudar nome agora se chama Legal Jam
Por Igor Miranda
Postado em 20 de janeiro de 2021
A banda cover britânica Pearl Jamm, que recebeu uma notificação extrajudicial dos advogados do Pearl Jam exigindo a mudança de seu nome, atendeu aos pedidos de seus ídolos. O grupo agora se chama Legal Jam, em referência às consequências legais que eles podem sofrer caso não sigam o que foi solicitado a eles.
A novidade foi anunciada em um comunicado pelas redes sociais da banda. "Agora é hora de apagar as chamas. Um nome não nos define. Fazemos o que fazemos por amor e respeito ao Pearl Jam. Sempre deixamos claro que iremos ceder às demandas e que apenas nos decepcionamos com o momento em que isso foi feito e a maneira como isso ocorreu", disseram os músicos, inicialmente.
O texto completa: "Estamos orgulhosos em anunciar nosso novo nome: Legal Jam, que achamos adequado e pelo qual iremos continuar apresentando músicas do Pearl Jam, da forma mais autêntica possível. Estamos ansiosos para nos reconectar com nossos fãs (e com outras bandas-tributo) que nos apoiaram, além dos novos fãs que apareceram na última semana, assim que pudermos voltar para a estrada".
Os músicos do tributo, anteriormente chamado Pearl Jamm, receberam uma carta enviada sob o nome do Pearl Jam, exigindo a mudança de nome. O texto também solicita, sob ameaça de processo, que o merchandising do grupo seja destruído e o domínio e os endereços de e-mail associados a essa marca sejam entregues.
Os membros do agora chamado Legal Jam revelaram, em entrevista à BBC News (via Loudwire), que receberam uma carta no formato "cease and desist" - "cessar e desistir", em tradução livre - dos responsáveis pela gestão do Pearl Jam. Trata-se de uma notificação extrajudicial, com pedido para findar uma atividade sob risco de ação judicial.
Um dos integrantes do tributo chegou a dizer, durante a entrevista: "Ninguém nunca foi a um show nosso e pediu o dinheiro de volta porque esperavam ver o Pearl Jam tocar no The Garage em Highbury (casa de shows com capacidade para 600 pessoas)".
Carta em resposta ao Pearl Jam
Os músicos da banda-tributo também publicaram uma longa e emotiva carta nas redes sociais, onde expressam chateação pelo ocorrido e pedem que a medida seja reconsiderada. Leia, abaixo, a tradução do texto.
"Para Eddie, Jeff, Stone, Mike, Matt, Boom; ao Pearl Jam, vocês partiram nossos corações.
Vocês conhecem nossa banda-tributo há anos, mas esperaram até uma pandemia global para enviar cartas legais ameaçadoras. Este não é o Pearl Jam que conhecemos e amamos, o Pearl Jam que defende as questões sociais e contra os gigantes corporativos. No entanto, seus advogados nos dizem que são vocês, a banda, que estão por trás disso.
Sabemos o que Matt Cameron sentiu sobre seus heróis, o Kiss, quando eles se ofenderam com sua própria banda de tributo 'kiss' (minúsculas). Ninguém nunca confundiu a gente ou nosso merchandising com vocês ou seu merchandising. Dizer que isso é "provável" é, claramente, um absurdo. Não causamos nenhum dano a vocês ou à sua marca; na verdade, fizemos exatamente o oposto.
A pressão exercida pela formulação agressiva dos ofícios que recebemos foi tão grande que nos questionamos se queremos mesmo continuar. Sabemos de pelo menos uma outra banda-tributo que decidiu parar. Seria mais fácil, barato e eficaz se um de vocês entrasse em contato conosco de forma pessoal. Teríamos feito isso por vocês. Mas não assim.
Suas ações são irracionais, mas nosso amor pela música permanece. Esperamos sinceramente que, apesar da confirmação contrária, vocês felizmente não estejam cientes das ações que estão sendo realizadas em seu nome. Convidamos vocês a responder publicamente ou em particular e rescindir as ameaças legais que foram feitas.
Gostaríamos de agradecer aos nossos próprios fãs que nos mostraram enorme apoio desde que esta história estourou e que expressaram desapontamento igual pelas ações do Pearl Jam.
Com amor,
Santi, Richard, Matt, Tim e Andy ('Pearl Jamm')."
Até o momento, o Pearl Jam não se manifestou publicamente sobre o caso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
O álbum mais autêntico do Aerosmith, segundo o produtor Jack Douglas
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris

Pearl Jam: a reflexão sobre o amor em "Love Boat Captain"
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
A música do Pearl Jam que possui o tempo perfeito para ressuscitação cardiopulmonar
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Chris Cornell: Alguns fatos sobre o músico que nem todos conhecem


