Pearl Jam: banda cover intimada a mudar nome agora se chama Legal Jam
Por Igor Miranda
Postado em 20 de janeiro de 2021
A banda cover britânica Pearl Jamm, que recebeu uma notificação extrajudicial dos advogados do Pearl Jam exigindo a mudança de seu nome, atendeu aos pedidos de seus ídolos. O grupo agora se chama Legal Jam, em referência às consequências legais que eles podem sofrer caso não sigam o que foi solicitado a eles.
A novidade foi anunciada em um comunicado pelas redes sociais da banda. "Agora é hora de apagar as chamas. Um nome não nos define. Fazemos o que fazemos por amor e respeito ao Pearl Jam. Sempre deixamos claro que iremos ceder às demandas e que apenas nos decepcionamos com o momento em que isso foi feito e a maneira como isso ocorreu", disseram os músicos, inicialmente.
O texto completa: "Estamos orgulhosos em anunciar nosso novo nome: Legal Jam, que achamos adequado e pelo qual iremos continuar apresentando músicas do Pearl Jam, da forma mais autêntica possível. Estamos ansiosos para nos reconectar com nossos fãs (e com outras bandas-tributo) que nos apoiaram, além dos novos fãs que apareceram na última semana, assim que pudermos voltar para a estrada".
Os músicos do tributo, anteriormente chamado Pearl Jamm, receberam uma carta enviada sob o nome do Pearl Jam, exigindo a mudança de nome. O texto também solicita, sob ameaça de processo, que o merchandising do grupo seja destruído e o domínio e os endereços de e-mail associados a essa marca sejam entregues.
Os membros do agora chamado Legal Jam revelaram, em entrevista à BBC News (via Loudwire), que receberam uma carta no formato "cease and desist" - "cessar e desistir", em tradução livre - dos responsáveis pela gestão do Pearl Jam. Trata-se de uma notificação extrajudicial, com pedido para findar uma atividade sob risco de ação judicial.
Um dos integrantes do tributo chegou a dizer, durante a entrevista: "Ninguém nunca foi a um show nosso e pediu o dinheiro de volta porque esperavam ver o Pearl Jam tocar no The Garage em Highbury (casa de shows com capacidade para 600 pessoas)".
Carta em resposta ao Pearl Jam
Os músicos da banda-tributo também publicaram uma longa e emotiva carta nas redes sociais, onde expressam chateação pelo ocorrido e pedem que a medida seja reconsiderada. Leia, abaixo, a tradução do texto.
"Para Eddie, Jeff, Stone, Mike, Matt, Boom; ao Pearl Jam, vocês partiram nossos corações.
Vocês conhecem nossa banda-tributo há anos, mas esperaram até uma pandemia global para enviar cartas legais ameaçadoras. Este não é o Pearl Jam que conhecemos e amamos, o Pearl Jam que defende as questões sociais e contra os gigantes corporativos. No entanto, seus advogados nos dizem que são vocês, a banda, que estão por trás disso.
Sabemos o que Matt Cameron sentiu sobre seus heróis, o Kiss, quando eles se ofenderam com sua própria banda de tributo 'kiss' (minúsculas). Ninguém nunca confundiu a gente ou nosso merchandising com vocês ou seu merchandising. Dizer que isso é "provável" é, claramente, um absurdo. Não causamos nenhum dano a vocês ou à sua marca; na verdade, fizemos exatamente o oposto.
A pressão exercida pela formulação agressiva dos ofícios que recebemos foi tão grande que nos questionamos se queremos mesmo continuar. Sabemos de pelo menos uma outra banda-tributo que decidiu parar. Seria mais fácil, barato e eficaz se um de vocês entrasse em contato conosco de forma pessoal. Teríamos feito isso por vocês. Mas não assim.
Suas ações são irracionais, mas nosso amor pela música permanece. Esperamos sinceramente que, apesar da confirmação contrária, vocês felizmente não estejam cientes das ações que estão sendo realizadas em seu nome. Convidamos vocês a responder publicamente ou em particular e rescindir as ameaças legais que foram feitas.
Gostaríamos de agradecer aos nossos próprios fãs que nos mostraram enorme apoio desde que esta história estourou e que expressaram desapontamento igual pelas ações do Pearl Jam.
Com amor,
Santi, Richard, Matt, Tim e Andy ('Pearl Jamm')."
Até o momento, o Pearl Jam não se manifestou publicamente sobre o caso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
Guitarrista fala sobre álbum ao vivo e música inédita do Type O Negative
O álbum que Mark Knopfler gravaria de graça só para tocar perto de um de seus ídolos
O álbum que recolocou a carreira de Ozzy Osbourne de volta nos trilhos
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Down lança vídeo da música "The Myth", faixa de seu próximo disco
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
Charlie Brown Jr.: em vídeo, o último dia de Alexandre Magno Abrão, o Chorão
Como foi demitir Eric Carr do Kiss em seu leito de morte
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl


Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
O maior sobrevivente do rock, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
Rolling Stone: os 100 melhores álbuns dos anos 90



