Por que "Something in the Way", do Nirvana, foi a mais difícil de gravar em "Nevermind"
Por Igor Miranda
Postado em 14 de janeiro de 2021
"Something in the Way" é uma das músicas mais pessoais feitas pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain para o Nirvana. A canção, de andamento mais lento e com direito a instrumentos de orquestra, encerra o clássico álbum "Nevermind" (1991) - apesar da faixa oculta "Endless, Nameless".
Em entrevista à "NME", o produtor de "Nevermind" e baterista do Garbage, Butch Vig, falou sobre o processo de composição e gravação de "Something in the Way". O profissional destacou que a música foi "de longe a mais difícil" de ser registrada em estúdio e refletiu sobre o teor pessoal da letra para Cobain.
"Essa foi, de longe, a música mais difícil de gravar em 'Nevermind'. As outras músicas foram feitas bem rapidamente. Assim que os equipamentos estavam montados e tínhamos os timbres, eles gravavam em um ou dois takes, no máximo três. Daí voltávamos e Kurt duplicava alguns vocais ou guitarras", afirmou.
Em "Something in the Way", o processo de gravação foi um pouco diferente das outras músicas. "Tentamos no estúdio e não funcionava. Kurt tentava uma guitarra, pois não conseguia usar um violão, pois a sala do estúdio (Sound City Studios) era muito barulhenta. Frustrado, ele se jogou no sofá, então eu pedi para ele esperar. Tirei todo mundo da sala de controle, trouxe um microfone, desliguei os ventiladores, desconectei o telefone e o gravei no violão, aqui e ali. Fizemos a música a partir daí", disse Vig.
O produtor explicou que foi difícil gravar as camadas adicionais do baixista Krist Novoselic e do baterista Dave Grohl para a música, pois eles estavam acostumados a tocar juntos. Além disso, os dois não estavam habituados a gravar "músicas acústicas e suaves". "Dave pirou, pois ele tocava e ficava alto demais, daí eu falava para ele pegar leve, mas ele não conseguia", comentou.
Vig, então, sugeriu que os problemas na gravação podem ter a ver com o caráter pessoal que "Something in the Way" tinha para Cobain. "Ali, Kurt está falando muito de si mesmo. Ele pode ser o cara que está embaixo da ponte (na letra)", afirmou.
Kurt Cobain e "Something in the Way"
Kurt Cobain, de fato, chegou a estar em situação de rua por algum tempo - ele fugiu de casa na adolescência, ficando fora por um período de quatro meses. Alguns relatos apontam que ele dormia embaixo da ponte Young Street, em sua cidade natal, Aberdeen, nos Estados Unidos.
Em entrevistas, Krist Novoselic e a irmã de Kurt garantem que ele não dormia embaixo da ponte. Segundo eles, o músico apenas frequentava o local para curtir com amigos, já que aquele era um ponto de encontro famoso na época.
O biógrafo Michael Azerrad relata que Kurt Cobain disse a ele, uma vez, em uma entrevista, que "Something in the Way" não é autobiográfica. "As letras são como se eu estivesse morando embaixo da ponte e estivesse morrendo de Aids, doente, sem poder me mexer e morando na rua - é a fantasia dela", disse Kurt, segundo o escritor.
Confira, abaixo, a letra traduzida de "Something in the Way" (via Letras.mus.br).
"Debaixo da ponte
A lona abriu um vazamento
E os animais que capturei
Todos se tornaram meus bichos de estimação
E eu dei a eles grama o suficiente
E os pingos do meu teto
Tudo bem em comer peixe
Porque eles não têm nenhum sentimento
Alguma coisa no caminho
Alguma coisa no caminho, yeah (3x)
Debaixo da ponte
A lona abriu um vazamento
E os animais que capturei
Todos se tornaram meus bichos de estimação
E eu dei a eles grama o suficiente
E os pingos do meu teto
Tudo bem em comer peixe
Porque eles não têm nenhum sentimento
Alguma coisa no caminho
Alguma coisa no caminho, yeah (4x)"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps