RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O músico considerado por Eric Clapton "mistura de Little Richard, James Brown e Jimi Hendrix"

A canção do Nirvana que Kurt Cobain mais amava e por ela queria ser lembrado para sempre

A música emocionante do After Forever que Floor Jansen não consegue mais ouvir

O clássico absoluto do Megadeth inspirado em relação amorosa frustrada de Dave Mustaine

O dia que Rolling Stones convidou guitarrista e ele recusou por achar simples demais

Mike Mangini reafirma ter compreendido volta de Mike Portnoy ao Dream Theater

Axl Rose leva 50% de tudo que o Guns N' Roses ganha atualmente, diz ex-empresário

O melhor álbum do Van Halen com Sammy Hagar segundo Eddie Van Halen

O motivo pelo qual John Lennon e Bob Dylan desprezavam "Yesterday", dos Beatles

Como acidente ajudou Megadeth a definir seu som: "Conseguia ver o osso do meu dedo"

Zak Starkey se manifesta sobre demissão do The Who

Mike Portnoy afirma que ter deixado o Dream Theater em 2010 foi uma decisão egoísta

Vocalista do Opeth conta como foi tocar um violão de Kurt Cobain que dizem ser assombrado

Green Day troca letra em apoio à Palestina e cantor do Disturbed pró-Israel rebate

O inusitado motivo que levou Nando Reis a querer pintar o cabelo de preto na infância


Bangers Open Air

MTV Brasil: abaixo-assinado pede que acervo da antiga emissora seja digitalizado

Por Igor Miranda
Postado em 13 de janeiro de 2021

Um abaixo-assinado divulgado por três páginas nas redes sociais pede que o acervo da MTV Brasil, em sua antiga versão comandada pela Editora Abril, seja digitalizado. A emissora encerrou suas atividades no formato anterior em 2013, tendo seu controle repassado à Viacom, empresa responsável pela MTV ao redor do mundo - e, desde então, pela filial brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A iniciativa foi tomada pelos perfis de Instagram "A MTV que deu certo" (@amtvquedeucerto), "MTV Brasil Memórias" (@mtvbrasilmemorias) e "Disk MTV Brasil" (@diskmtvbr), que costumam publicar registros nostálgicos da antiga MTV Brasil. Mais de 7,6 mil pessoas assinaram a petição, disponível no site Change.org.

O texto do abaixo-assinado destaca, inicialmente, que a estreia da MTV Brasil completou 30 anos em 20 de outubro de 2020. "Sendo a terceira versão da MTV a ser lançada no mundo e primeira da marca a estrear na TV aberta, a versão brasileira da Music Television esteve presente nos lares de todo o Brasil sobre o comando do Grupo Abril durante 23 anos. Nesse meio tempo, a emissora foi responsável por momentos marcantes na história da TV brasileira, no cenário musical e na cultura em geral", diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Citando nomes consagrados da TV revelados pela emissora, como Astrid Fontenelle, Zeca Camargo, Maria Paula, Marcos Mion, Marcelo Adnet e Tatá Werneck, a petição afirma que a MTV Brasil "discutia temas intitulados como 'tabus' pela sociedade em plena TV aberta como a luta contra a AIDS, orientação sexual e política, trazendo assim ao seu telespectador não só conteúdo musical e videoclipes, mas também um olhar crítico e responsável ao que estava acontecendo".

A Editora Abril deixou de comandar a MTV Brasil em 2013, mas não houve qualquer trabalho para digitalizar o acervo da emissora. O texto do abaixo-assinado cita que as mais de 33 mil fitas do canal televisivo inclui "um conteúdo musical gigantesco que conta com acústicos, entrevistas e shows exclusivos de cantores e bandas como Legião Urbana, Kid Abelha, Charlie Brown Jr, Tim Maia, Roberto Carlos e muitos outros".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Há apenas alguns registros presentes no YouTube, gerados, em maioria, a partir de fitas VHS gravadas por fãs que se disponibilizaram a digitalizar seus acervos pessoais. Além disso, nem sempre esses conteúdos estão em boa qualidade audiovisual.

A petição, então, conclui: "Desta forma, os perfis @amtvquedeucerto, @mtvbrasilmemorias e @diskmtvbr, como fãs do legado deixado pela 'Antiga MTV' organizaram este abaixo-assinado com o objetivo de buscar uma forma de fazer com que aconteça um acordo entre a Editora Abril e a Viacom para que o material, produzido entre 1990 e 2013, seja disponibilizado em plataformas virtuais ou através de um canal de memórias da emissora, para possíveis consultas do público, ex-funcionários e artistas. Afinal, o material produzido pela emissora durante seus 23 anos de história é uma cultura necessária e de extrema importância para a reflexão do telespectador e o acervo musical brasileiro".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para assinar, acesse o abaixo-assinado no site Change.org.

Acervo pode estar próximo de ser digitalizado

Uma reportagem produzida pelo "Uol Tab", em setembro de 2020, indicou que o acervo da MTV Brasil pode estar prestes a ser digitalizado. Citando mais de 40 mil fitas, o texto de Victor Bianchin menciona que o material da finada emissora deixou o antigo prédio da Editora Abril, sendo transferido para o edifício atual, ambos em São Paulo.

"Estão presentes momentos históricos como os 'Acústicos MTV', incluindo o de Roberto Carlos, que nunca foi exibido na emissora devido ao contrato do Rei com a TV Globo; entrevistas com artistas nacionais e internacionais, como Renato Russo e Kurt Cobain, e o show de Caetano Veloso e David Byrne no VMB 2004, em que o músico baiano, irritado com os problemas técnicos, bradou: 'MTV, bota essa p***** pra funcionar!'", diz a reportagem do "Uol".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O material da MTV Brasil ainda não foi digitalizado porque, entre outros motivos, há um impasse jurídico. A emissora é controlada atualmente pela Viacom Brasil, mas o acervo é de posse do Grupo Abril.

Fábio Carvalho, presidente da Abril, afirmou, na época, ao "Uol": "Ainda não houve tempo hábil de checagem detalhada de cada peça do acervo. Segundo as informações que temos, o armazenamento no prédio antigo da MTV era realizado com a devida cautela e não esperamos problemas. Mas o acervo é volumoso e acabamos de recebê-lo. Estamos em fase inicial de estudos e análises do material. Estamos entusiasmados com a possibilidade de trabalhar esse patrimônio da cultura audiovisual brasileira". A Viacom também manifestou interesse no conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A reportagem completa sobre a atual situação do acervo da MTV Brasil pode ser lida no "Uol".

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.
Mais matérias de Igor Miranda.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS