MTV Brasil: abaixo-assinado pede que acervo da antiga emissora seja digitalizado
Por Igor Miranda
Postado em 13 de janeiro de 2021
Um abaixo-assinado divulgado por três páginas nas redes sociais pede que o acervo da MTV Brasil, em sua antiga versão comandada pela Editora Abril, seja digitalizado. A emissora encerrou suas atividades no formato anterior em 2013, tendo seu controle repassado à Viacom, empresa responsável pela MTV ao redor do mundo - e, desde então, pela filial brasileira.
A iniciativa foi tomada pelos perfis de Instagram "A MTV que deu certo" (@amtvquedeucerto), "MTV Brasil Memórias" (@mtvbrasilmemorias) e "Disk MTV Brasil" (@diskmtvbr), que costumam publicar registros nostálgicos da antiga MTV Brasil. Mais de 7,6 mil pessoas assinaram a petição, disponível no site Change.org.
O texto do abaixo-assinado destaca, inicialmente, que a estreia da MTV Brasil completou 30 anos em 20 de outubro de 2020. "Sendo a terceira versão da MTV a ser lançada no mundo e primeira da marca a estrear na TV aberta, a versão brasileira da Music Television esteve presente nos lares de todo o Brasil sobre o comando do Grupo Abril durante 23 anos. Nesse meio tempo, a emissora foi responsável por momentos marcantes na história da TV brasileira, no cenário musical e na cultura em geral", diz.
Citando nomes consagrados da TV revelados pela emissora, como Astrid Fontenelle, Zeca Camargo, Maria Paula, Marcos Mion, Marcelo Adnet e Tatá Werneck, a petição afirma que a MTV Brasil "discutia temas intitulados como 'tabus' pela sociedade em plena TV aberta como a luta contra a AIDS, orientação sexual e política, trazendo assim ao seu telespectador não só conteúdo musical e videoclipes, mas também um olhar crítico e responsável ao que estava acontecendo".
A Editora Abril deixou de comandar a MTV Brasil em 2013, mas não houve qualquer trabalho para digitalizar o acervo da emissora. O texto do abaixo-assinado cita que as mais de 33 mil fitas do canal televisivo inclui "um conteúdo musical gigantesco que conta com acústicos, entrevistas e shows exclusivos de cantores e bandas como Legião Urbana, Kid Abelha, Charlie Brown Jr, Tim Maia, Roberto Carlos e muitos outros".
Há apenas alguns registros presentes no YouTube, gerados, em maioria, a partir de fitas VHS gravadas por fãs que se disponibilizaram a digitalizar seus acervos pessoais. Além disso, nem sempre esses conteúdos estão em boa qualidade audiovisual.
A petição, então, conclui: "Desta forma, os perfis @amtvquedeucerto, @mtvbrasilmemorias e @diskmtvbr, como fãs do legado deixado pela 'Antiga MTV' organizaram este abaixo-assinado com o objetivo de buscar uma forma de fazer com que aconteça um acordo entre a Editora Abril e a Viacom para que o material, produzido entre 1990 e 2013, seja disponibilizado em plataformas virtuais ou através de um canal de memórias da emissora, para possíveis consultas do público, ex-funcionários e artistas. Afinal, o material produzido pela emissora durante seus 23 anos de história é uma cultura necessária e de extrema importância para a reflexão do telespectador e o acervo musical brasileiro".
Para assinar, acesse o abaixo-assinado no site Change.org.
Acervo pode estar próximo de ser digitalizado
Uma reportagem produzida pelo "Uol Tab", em setembro de 2020, indicou que o acervo da MTV Brasil pode estar prestes a ser digitalizado. Citando mais de 40 mil fitas, o texto de Victor Bianchin menciona que o material da finada emissora deixou o antigo prédio da Editora Abril, sendo transferido para o edifício atual, ambos em São Paulo.
"Estão presentes momentos históricos como os 'Acústicos MTV', incluindo o de Roberto Carlos, que nunca foi exibido na emissora devido ao contrato do Rei com a TV Globo; entrevistas com artistas nacionais e internacionais, como Renato Russo e Kurt Cobain, e o show de Caetano Veloso e David Byrne no VMB 2004, em que o músico baiano, irritado com os problemas técnicos, bradou: 'MTV, bota essa p***** pra funcionar!'", diz a reportagem do "Uol".
O material da MTV Brasil ainda não foi digitalizado porque, entre outros motivos, há um impasse jurídico. A emissora é controlada atualmente pela Viacom Brasil, mas o acervo é de posse do Grupo Abril.
Fábio Carvalho, presidente da Abril, afirmou, na época, ao "Uol": "Ainda não houve tempo hábil de checagem detalhada de cada peça do acervo. Segundo as informações que temos, o armazenamento no prédio antigo da MTV era realizado com a devida cautela e não esperamos problemas. Mas o acervo é volumoso e acabamos de recebê-lo. Estamos em fase inicial de estudos e análises do material. Estamos entusiasmados com a possibilidade de trabalhar esse patrimônio da cultura audiovisual brasileira". A Viacom também manifestou interesse no conteúdo.
A reportagem completa sobre a atual situação do acervo da MTV Brasil pode ser lida no "Uol".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025

Lars Ulrich: jucando no camarim do Guns N' Roses
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
Regis Tadeu: a tsunami de lixo musical da atual música brasileira
Corey não entende tristeza dos colegas de Slipknot e diz ter pouco em comum com eles
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977
A lendária cantora que Eric Clapton detesta: "Reconheço, mas não me faz sentir nada"


