Black Sabbath: por que deu tão certo ter Martin Birch produzindo álbuns da era Dio
Por Igor Miranda
Postado em 18 de fevereiro de 2021
Os dois primeiros álbuns do Black Sabbath com o vocalista Ronnie James Dio, "Heaven and Hell" (1980) e "Mob Rules" (1981), foram produzidos por Martin Birch. O lendário profissional de estúdio, que nos deixou em 2020, é conhecido pelos trabalhos com Iron Maiden, Deep Purple, Jeff Beck e Rainbow, entre outros.
Black Sabbath - Mais Novidades
A presença de Birch enquanto produtor fez com que a dinâmica do Black Sabbath se alterasse, pois a banda vinha se autoproduzindo desde "Vol. 4" (1972). Em entrevista ao Consequence of Sound, o guitarrista Tony Iommi refletiu sobre o trabalho realizado com o famoso produtor.
"Eu adoro ouvir 'Heaven and Hell' e 'Mob Rules'. Martin nos ajudou muito, trabalhamos bem com ele. Antes de o termos conosco, estávamos trabalhando sem produtor há algum tempo", afirmou, inicialmente.
Em seguida, Iommi destacou alguns aspectos que fizeram a dinâmica com Martin Birch funcionar tão bem. O primeiro ponto, de acordo com o guitarrista, está relacionado com o fato de ter alguém de fora "tomando as rédeas" das gravações.
"Foi revigorante trazer alguém que pudesse assumir as rédeas, daí você não precisaria ficar no controle. Dava para ter alguém fazendo isso. Aliviava muito a pressão. Ele ajudava muito", disse.
O guitarrista também pontuou que Birch não era o tipo de produtor que interferia nas composições - era mais um grande engenheiro de som, alguém com olhar técnico -, nem no estilo dos músicos. Mesmo considerando que ele não costumava trabalhar com baixistas do estilo de Geezer Butler, nenhum integrante do Black Sabbath precisou alterar suas formas de tocar.
"Ele não vinha do lado da composição, mas do lado da produção mesmo, o que foi bom. Foi um pouco de tentativa e erro entre nós dois, pois ele não estava familiarizado, em particular, com o som de baixo de Geezer. Martin trabalhou com baixistas de sonoridade mais limpa, enquanto Geezer tem sua forma particular de tocar, era uma grande parte do som do Sabbath", declarou.
No que diz respeito ao baixo de Geezer Butler, Tony Iommi deu uma dica de "ouro" para Martin Birch. "Tive que explicar a ele: 'você precisa captar o som de Geezer da forma como ele está acostumado e não tentar limpar, precisa soar atrevido, como a guitarra, e os dois precisam se misturar'. Foi isso. E ele era muito bom em todas as outras coisas, adoro esses álbuns", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
Morre Terry Sullivan, baterista da formação clássica do Renaissance
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Scott Ian tinha plano improvável caso o Anthrax não vingasse
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
O motivo do desentendimento de Silas Fernandes com Andreas Kisser, segundo Silas
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo

Alex Van Halen lembra como performance de Bill Ward (Black Sabbath) mudou sua vida
Gibson TV lança o primeiro episódio da série "Tony Iommi: The Godfather Of Heavy Metal"
Sucesso de público, exposição de Ozzy Osbourne é estendida até setembro
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
O dia que Ozzy achou que estava contando segredo sobre Black Sabbath para brasileiro
O riff que foi criado "do nada" e se tornou um dos mais famosos de todos os tempos
Eloy Casagrande comenta genialidade e falta de técnica que cobrou um preço de Bill Ward


