Black Sabbath: por que deu tão certo ter Martin Birch produzindo álbuns da era Dio
Por Igor Miranda
Postado em 18 de fevereiro de 2021
Os dois primeiros álbuns do Black Sabbath com o vocalista Ronnie James Dio, "Heaven and Hell" (1980) e "Mob Rules" (1981), foram produzidos por Martin Birch. O lendário profissional de estúdio, que nos deixou em 2020, é conhecido pelos trabalhos com Iron Maiden, Deep Purple, Jeff Beck e Rainbow, entre outros.
Black Sabbath - Mais Novidades
A presença de Birch enquanto produtor fez com que a dinâmica do Black Sabbath se alterasse, pois a banda vinha se autoproduzindo desde "Vol. 4" (1972). Em entrevista ao Consequence of Sound, o guitarrista Tony Iommi refletiu sobre o trabalho realizado com o famoso produtor.
"Eu adoro ouvir 'Heaven and Hell' e 'Mob Rules'. Martin nos ajudou muito, trabalhamos bem com ele. Antes de o termos conosco, estávamos trabalhando sem produtor há algum tempo", afirmou, inicialmente.
Em seguida, Iommi destacou alguns aspectos que fizeram a dinâmica com Martin Birch funcionar tão bem. O primeiro ponto, de acordo com o guitarrista, está relacionado com o fato de ter alguém de fora "tomando as rédeas" das gravações.
"Foi revigorante trazer alguém que pudesse assumir as rédeas, daí você não precisaria ficar no controle. Dava para ter alguém fazendo isso. Aliviava muito a pressão. Ele ajudava muito", disse.
O guitarrista também pontuou que Birch não era o tipo de produtor que interferia nas composições - era mais um grande engenheiro de som, alguém com olhar técnico -, nem no estilo dos músicos. Mesmo considerando que ele não costumava trabalhar com baixistas do estilo de Geezer Butler, nenhum integrante do Black Sabbath precisou alterar suas formas de tocar.
"Ele não vinha do lado da composição, mas do lado da produção mesmo, o que foi bom. Foi um pouco de tentativa e erro entre nós dois, pois ele não estava familiarizado, em particular, com o som de baixo de Geezer. Martin trabalhou com baixistas de sonoridade mais limpa, enquanto Geezer tem sua forma particular de tocar, era uma grande parte do som do Sabbath", declarou.
No que diz respeito ao baixo de Geezer Butler, Tony Iommi deu uma dica de "ouro" para Martin Birch. "Tive que explicar a ele: 'você precisa captar o som de Geezer da forma como ele está acostumado e não tentar limpar, precisa soar atrevido, como a guitarra, e os dois precisam se misturar'. Foi isso. E ele era muito bom em todas as outras coisas, adoro esses álbuns", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Anette Olzon relembra saída conturbada do Nightwish e recente e-mail enviado para Tuomas
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting

A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como Ronnie James Dio entrou no Black Sabbath mesmo sem querer, segundo canal
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
As melhores bandas de heavy metal de 30 países, segundo lista do Loudwire
Dio: "Como podem comparar Ozzy Osbourne a mim como cantor?"


