Simone Simons: "mulheres da música sofrem mais pressão para estarem belas e em forma"
Por Igor Miranda
Fonte: Audio Ink Radio
Postado em 11 de março de 2021
A vocalista Simone Simons, do Epica, refletiu em entrevista ao Audio Ink Radio sobre a pressão sofrida por musicistas mulheres em prol da aparência. Na visão da cantora, as artistas do sexo feminino são mais cobradas nesse sentido.
Inicialmente, Simone apontou que, nos dias de hoje, as mulheres são mais proeminentes na cena metal. "Acho, talvez, que elas também estão sendo mais respeitadas ou aceitas pelo fato de termos talento, podermos trabalhar duro e termos sucesso", afirmou.
Na visão da cantora, as mulheres ainda compõem uma "minoria" no cenário metal, mas a situação "está se desenvolvendo na direção certa". "Tínhamos o termo 'female-fronted metal' ('metal com vocal feminino'), mas isso está longe de ser preciso neste momento, pois não descobre o som de uma banda que tem uma vocalista mulher", disse.
A artista deixou claro que, no meio do metal, nunca teve uma experiência negativa grande por conta de questões ligadas ao machismo. "Faço parte dos caras, sempre me senti assim - com exceção de algumas coisas femininas (risos). Eu me sinto bem estando cercada por vários caras, nunca me senti incompreendida ou desrespeitada", comentou.
Por outro lado, ela refletiu que existe uma pressão maior em prol do visual das mulheres na música como um todo. "A aparência é importante, não só para mulheres. Não queremos ter o melhor visual? Não colocamos bastante esforço no apelo visual dos shows? Entretanto, claro, há mais pressão para que as mulheres estejam sempre belas e na melhor forma", afirmou.
Muitas pessoas, segundo a cantora, idealizam os artistas com uma imagem de "perfeição", sendo que ninguém é perfeito. "Às vezes, é tedioso manter essa aparência. Com os caras, é mais fácil. Eles podem sair da cama com um visual ruim e ninguém liga. Sendo mulher, quando se está em um dia ruim, todos apontam isso", declarou.
Por fim, Simone Simons revelou entender que as coisas "sempre foram assim". "É apenas algo a mais para você lutar. Sei de algumas colegas mulheres, que eu respeito muito, que postam fotos sem maquiagem. Acho isso ótimo, pois mostra a todos que somos normais. Eu posto vídeos de maquiagem e as pessoas também me veem sem maquiagem. Não me importo mais com isso como me importava no passado. Com a idade, ficamos mais confortáveis", concluiu.
A entrevista, em inglês, pode ter outros trechos lidos no site Audio Ink Audio ou assistida na íntegra, a seguir, pelo YouTube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps