Simone Simons: "mulheres da música sofrem mais pressão para estarem belas e em forma"
Por Igor Miranda
Fonte: Audio Ink Radio
Postado em 11 de março de 2021
A vocalista Simone Simons, do Epica, refletiu em entrevista ao Audio Ink Radio sobre a pressão sofrida por musicistas mulheres em prol da aparência. Na visão da cantora, as artistas do sexo feminino são mais cobradas nesse sentido.
Inicialmente, Simone apontou que, nos dias de hoje, as mulheres são mais proeminentes na cena metal. "Acho, talvez, que elas também estão sendo mais respeitadas ou aceitas pelo fato de termos talento, podermos trabalhar duro e termos sucesso", afirmou.
Na visão da cantora, as mulheres ainda compõem uma "minoria" no cenário metal, mas a situação "está se desenvolvendo na direção certa". "Tínhamos o termo 'female-fronted metal' ('metal com vocal feminino'), mas isso está longe de ser preciso neste momento, pois não descobre o som de uma banda que tem uma vocalista mulher", disse.
A artista deixou claro que, no meio do metal, nunca teve uma experiência negativa grande por conta de questões ligadas ao machismo. "Faço parte dos caras, sempre me senti assim - com exceção de algumas coisas femininas (risos). Eu me sinto bem estando cercada por vários caras, nunca me senti incompreendida ou desrespeitada", comentou.
Por outro lado, ela refletiu que existe uma pressão maior em prol do visual das mulheres na música como um todo. "A aparência é importante, não só para mulheres. Não queremos ter o melhor visual? Não colocamos bastante esforço no apelo visual dos shows? Entretanto, claro, há mais pressão para que as mulheres estejam sempre belas e na melhor forma", afirmou.
Muitas pessoas, segundo a cantora, idealizam os artistas com uma imagem de "perfeição", sendo que ninguém é perfeito. "Às vezes, é tedioso manter essa aparência. Com os caras, é mais fácil. Eles podem sair da cama com um visual ruim e ninguém liga. Sendo mulher, quando se está em um dia ruim, todos apontam isso", declarou.
Por fim, Simone Simons revelou entender que as coisas "sempre foram assim". "É apenas algo a mais para você lutar. Sei de algumas colegas mulheres, que eu respeito muito, que postam fotos sem maquiagem. Acho isso ótimo, pois mostra a todos que somos normais. Eu posto vídeos de maquiagem e as pessoas também me veem sem maquiagem. Não me importo mais com isso como me importava no passado. Com a idade, ficamos mais confortáveis", concluiu.
A entrevista, em inglês, pode ter outros trechos lidos no site Audio Ink Audio ou assistida na íntegra, a seguir, pelo YouTube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Stray Cats anuncia volta à estrada após recuperação de Brian Setzer
O disco "polarizador" e subestimado do Exodus, de acordo com o Loudwire
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"

Nightwish: Floor Jansen furiosa com gritos de "peitos!" nos shows
Machismo na música: Sharon den Adel e Amy Lee falam sobre o assunto
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
Lista: 20 bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista


