Baterista: quem é o mais injustiçado entre Ringo Starr e Peter Criss?
Por Igor Miranda
Postado em 04 de março de 2021
Um papo entre bateristas chamou atenção nos últimos dias: Charlie Benante (Anthrax), Mike Portnoy (The Winery Dogs, Sons of Apollo, ex-Dream Theater, etc) e Roy Mayorga (Stone Sour) debateram, com os jornalistas Eddie Trunk, Paul Gargano, e Izzy Presley, sobre quem seria o mais subestimado entre Ringo Starr, dos Beatles, e Peter Criss, membro original do Kiss.
O assunto foi pautado em uma edição do podcast "Another FN Podcast With Izzy Presley" que trazia os três primeiros álbuns do Kiss como tema. Conforme transcrito pelo site Blabbermouth, os bateristas envolvidos na conversa concordaram que, no que diz respeito ao instrumento, Peter Criss é mais subestimado que Ringo Starr.
Na visão dos músicos, tanto Criss quanto Starr são bons bateristas, mas o eterno Beatle recebe mais crédito por seus feitos. Eles acreditam que, enquanto isso, o famoso Catman nem sempre é lembrado pela competência ao longo de seus anos iniciais com o Kiss.
Mike Portnoy, inicialmente, declarou: "O mais subestimado seria Peter, porque Ringo, por mais que as pessoas o critiquem por não ser um baterista tão técnico - algo que eu não acredito e discordo -, ele ainda é reconhecido como Ringo, um dos bateristas mais influentes da história. Enquanto isso, não acho que Peter recebe todo o crédito".
O ex-Dream Theater pontuou que diversos bateristas citam Peter Criss como influência, mas, no geral, seu trabalho é subestimado. "Sei que eu sempre cito Peter, Charlie o cita, Roy, Brian Tichy... há vários de nós que amam Peter e cresceram o ouvindo, dando crédito a ele, mas eu acho que geralmente ele é muito, muito subestimado", disse.
Na sequência, Charlie Benante concordou com a opinião do amigo e destacou o solo feito por Peter Criss na música "100,000 Years", no álbum ao vivo "Alive!", lançado pelo Kiss em 1975. "Se você ouvir o solo dele no 'Alive!', é incrível. Acho que o problema com Peter é que após o 'Alive', após 'Rock and Roll Over' (1976), ele não se esforçava mais, ele apenas tocava o que era bom para a música e só. Porém, ele tem, definitivamente, os melhores timbres de caixa de bateria em certas músicas", afirmou.
Portnoy complementou declarando que, em sua visão, os músicos do Kiss podem ter perdido o "apetite" após conquistarem a fama. "Depois que 'Destroyer' (1976), 'Rock and Roll Over' e 'Love Gun' (1977) foram lançados, eles se tornaram uma das maiores bandas do mundo - e isso, provavelmente, os deixou menos inspirados e menos famintos".
Outro ponto citado por Mike é que Peter Criss era um grande vocalista. "Especialmente no primeiro álbum do Kiss (autointitulado, de 1974), ele canta muitos vocais principais. Há também um bootleg de um show em Long Island, tocando em um pub de Amityville em 1973, onde Peter canta muita coisa. Mesmo coisas que Paul (Stanley, vocalista e guitarrista) e Gene (Simmons, vocalista e baixista) acabaram cantando no álbum. Ele era um dos cantores principais da banda", comentou.
Ouça, abaixo, o show citado por Mike Portnoy (a partir de 57min).
O bate-papo completo sobre Kiss, envolvendo os três bateristas, pode ser conferido, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Mike Portnoy: ele explica (de forma incrível) por que adora Ringo e Peter Criss
Mike Portnoy revela qual o seu integrante preferido do Kiss
TMZ exibe foto registrada no túmulo de Ace Frehley em cemitério do Bronx
As músicas do Kiss com letras safadinhas que Paul Stanley acha que ficaram datadas
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Tommy Thayer (Kiss) lança EP com vocalista Jamie St. James
A música famosa do Kiss que Ace Frehley não queria que fosse a cara da banda
O único arrependimento de Gene Simmons sobre Ace Frehley, segundo o próprio
A música do Kiss que Ace Frehley adora e foi tocada em raríssimos shows da banda


