Guns N' Roses: no passado, Offspring tentou "roubar" o título "Chinese Democracy"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de abril de 2021
O GUNS N' ROSES lançou seu disco mais recente, intitulado "Chinese Democracy", em 2008. Não há dúvidas que esse é o trabalho mais aguardado da história do rock, pelo menos no que se refere ao tempo de espera. Para quem não sabe, "Chinese..." foi lançado DEZESSETE anos depois dos dois "Use Your Illusion".
Guns N' Roses - Mais Novidades
Apesar de ter sido lançado em 2008, Axl Rose já havia falado sobre o possível título do disco antes mesmo dos anos 2000. Em entrevista concedida em 1999 à Kurt Loder, da MTV, o vocalista justificou a escolha. "Há muitos movimentos democráticos chineses e é algo sobre o qual se fala muito, e é algo que será bom de ver. Também pode ser apenas uma declaração irônica. Eu não sei, eu simplesmente gosto de como isso soa".
Pois bem, o disco demorou em sair do papel e outra banda dos Estados Unidos quase passou a mão no título escolhido por Axl. O THE OFFSPRING, que fez muito sucesso nos anos 1990, pensou em "Chinese Democracy" como título de seu sétimo disco, que seria lançado em 2003. A banda californiana, aliás, chegou a emitir um comunicado à imprensa, informando que o álbum de fato se chamaria "Chinese Democracy". Parte da nota ironizava o fato de Axl Rose ter adotado o exótico visual com as tranças, que Bryan "Dexter" Holland, guitarrista e vocalista do OFFSPRING, ostentava no passado. "Você dormiu, você perdeu. Axl arrancou minhas tranças, então eu roubei o título do álbum dele".
É claro que tudo não passou de uma brincadeira que passou dos limites, segundo Dexter disse ao site Spinner. Na mesma matéria, que foi "resgatada" pelo Loudwire, o frontman dos cabelos arrepiados explicou a sacanagem. "Quando o álbum está próximo de ser lançado, você tenta pensar seriamente em um título por dez minutos e então todos na banda brincam pelas próximas duas horas com ideias como ‘Offspring Bloody Offspring’. Um dia, alguém sugeriu Chinese Democracy e não conseguíamos parar de rir disso".
Axl Rose não gostou muito da zoeira e sugeriu que Dexter e sua turma abandonassem a ideia. Pois bem, o OFFFSPRING de fato desistiu e em 9 de dezembro de 2003, foi lançado "Splinter", que poderia muito bem ter se chamado "Chinese Democracy", de acordo com o vocalista. "Acho que nunca consideramos seriamente usar esse nome. Mas poderíamos ter feito isso se quiséssemos, porque você não pode ter direitos autorais ou marcas registradas de um título de álbum ou de uma música. Pense em todas as músicas que são chamadas de 'I Love You' ou 'Baby, Baby'".
O sucessor de "Splinter", intitulado "Rise and Fall, Rage and Grace", foi lançado em 2008, com um intervalo de quase cinco anos entre um e outro. Durante entrevista ao NME, o guitarrista Noodles brincou sobre a demora. "Acho que nunca deveríamos ter brincado sobre chamar nosso último álbum de Chinese Democracy. Acho que isso voltou para nos assombrar".
Pelo visto, o THE OFFFSPRING tomou gosto em demorar a lançar discos, já que de 2003 até 2021, o grupo lançou "Rise and Fall, Rage and Grace" (2008) e "Days Go By" (2012). Para a felicidade dos fãs, o décimo trabalho de estúdio da banda, intitulado "Let The Bad Times Roll" será lançado dia 16 de abril. Desta vez, sem confusão com nenhum astro do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
A lembrança do Facebook de 2011 sobre Nervosa que surgiu para Fernanda Lira e emocionou
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
The Offspring: confira vídeo oficial de faixa-título do próximo álbum
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Axl Rose estaria ajudando cantora country em projeto voltado ao rock
O corpo esquartejado encontrado no estúdio que acabou em música do Guns N' Roses
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista
Quando Paul Stanley enfureceu Slash por querer mudar uma música clássica do Guns


