Pearl Jam: o detalhe da sonoridade de "Ten" que os integrantes não gostavam
Por Igor Miranda
Postado em 13 de abril de 2021
O Pearl Jam atingiu o estrelato logo com seu álbum de estreia, "Ten", lançado em 1991. O trabalho foi responsável por emplacar hits como "Alive", "Even Flow" e "Jeremy", além da balada "Black", que não saiu como single, mas tornou-se um dos grandes sucessos do grupo.
Curiosamente, os integrantes do Pearl Jam não apreciam esse álbum por completo. Há um detalhe na sonoridade desse disco, em sua versão original, que não os agrada.
Quem fez a revelação foi o engenheiro de áudio Dave Hillis, que trabalhou na gravação de "Ten". Em entrevista ao podcast Cobras & Fire, com transcrição via Ultimate Guitar, o profissional disse que, na visão dos membros da banda, o álbum soava "carregado" demais em termos de efeitos.
O assunto veio à tona após o entrevistador comentar que "Ten" foi relançado em 2009 com uma nova mixagem, feita pelo produtor Brendan O'Brien. O projeto, chamado "Ten Redux", buscava deixar a sonoridade do disco mais "crua", sem tantos efeitos como delay e reverb.
"Eu previa que isso (relançamento mais 'enxuto') poderia acontecer", declarou Dave Hillis, que exaltou o trabalho feito por Tim Palmer na mixagem do álbum: "Eu realmente adorei a mixagem de Tim Palmer. A forma como ele mixou foi o que fez o álbum se sair tão bem nas rádios naquela época".
Por outro lado, Hillis reconheceu que o baixista Jeff Ament e o vocalista Eddie Vedder, em especial, não gostavam da sonoridade mais densa de "Ten". "Mas sei que Jeff não gostava desse som 'carregado', sei que Eddie também não curtia, Ed estava cada vez mais seguindo para o lado punk das coisas", comentou.
Em função disso, o engenheiro de áudio não se surpreendeu com o relançamento de "Ten" em uma pegada mais "enxuta". "Eu meio que vi como eles haviam se arrependido e que eles viram a direção que tomariam para os próximos álbuns. Acho que, no fundo, eles sempre queriam ver como 'Ten' soaria daquele jeito, então não fiquei tão chocado. Aquele é um dos maiores álbuns da história", disse.
E o que Dave Hillis achou do trabalho de remixagem feito por Brendan O'Brien? "Ouvi a versão dele não faz muito tempo, pois fiz uma palestra onde esse era o tema e começaram a tocar lá. Não falaram que era a versão dele, mas eu ouvi e vi que estava diferente. Brendan é incrível, então, não dá para criticá-lo, mas eu estou próximo demais do produto original, me acostumei com o antigo, então, não curti", respondeu.
A entrevista completa com Dave Hillis pode ser ouvida, em inglês, no Soundcloud.
https://soundcloud.com/cobrasfire/interview-dave-hillis-pearl-jam-ten-engineer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps